sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rodada do final de semana pela Copa UNIVAP

Sábado às 15:15, Mossoró X Carpina

Domingo às 15:15, Martins X Poço de Tilon

Carro tomado de assalto ontem em Mossoró foi recuperado hoje em Apodi


  Ontem (29), por volta das 12h00min a central de operações da policia militar foi informada que havia um carro tipo Gol abandonado na BR-405, Km: 54, nas proximidades do Riacho da forquilha, de imediato uma viatura comandada por Sgt. Xavier e Sd. Túlio foi ao local para verificar a denuncia.
   Chegando lá se tratava de um Gol de cor Vermelha e placa: NQM 5122, o veículo foi conduzido até a delegacia de Apodi e após entrar em contato com o proprietário ele informou que o carro foi tomado de assalto ontem na sede de uma empresa de Locação de veículos.
O proprietário disse ainda que por volta das 22h00min alguns elementos armados e encapuzados invadiram a empresa, renderam o vigilante e levaram o carro e mais alguns objetos. O carro encontrava-se com as portas abertas e a chave na ignição.
   O Gol já está na delegacia de policia civil de Apodi para que sejam tomadas as devidas providências e ser devolvido ao seu dono.

116 comunidades rurais de Apodi recebem água através da Operação Pipa

Imagem ilustrativa:Net

O município de Apodi está sendo atendido pela Operação Pipa. Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura Irrigação e Recursos Hídricos cerca de oito mil pessoas estão recebendo água potável através da operação que é desenvolvida pelo Exercito.

O acompanhante da distribuição das pipas d’água no município de Apodi Geraldinho Targino informou que cento e dezesseis comunidades rurais são beneficiadas com a água através da Operação Pipa. O benefício é distribuído pelo 16º Batalhão de Infantaria motorizada.

Semana do Idoso será encerrada hoje

Prefeita Goreti, juntamente com sua equipe, preparou uma programação especial para os idosos do município

Acontece nesta sexta-feira, dia 30, o encerramento da III Semana de laser e Cidadania do Idoso no município de Apodi. O evento que está em sua terceira edição foi criado na gestão da prefeita Goreti Pinto, como forma de valorizar o idoso no âmbito municipal. A semana que antecede o dia do idoso (1º de Outubro) é comemorada com uma programação especial dedicada aos jovens da terceira idade.

Abertura de trabalhos na Academia ao Ar Livre, palestras de promoção e prevenção da saúde do idoso, estiveram entre as atividades que aconteceram ao longo da semana. Para encerramento acontecerá hoje uma tarde de laser, logo após uma missa seguida de jantar. A III Semana de laser e Cidadania do Idosoé organizado pela prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social.

Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de Apodi a professora Maria Goreti da Silveira Pinto tem priorizado a atenção aos idosos por entender sua importância e a contribuição para a nossa sociedade.

ASCOM - PMA

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

IFRN Apodi realiza mais um movimento grevista em Apodi e anuncia o próximo

Ontem (28) foi realizado mais um movimento grevista por servidores do IFRN campus Apodi em nossa cidade, dessa vez na Casa de Cultura Popular. Foi mostrado como está à situação da greve em outros estados e cidades através de vídeos e teve a participação de professores do instituto para esclarecer alguns fatos. O intuito também desta vez foi para serem organizadas as próximas mobilizações em Apodi.

Foi decidido a próxima mobilização grevista em Apodi que acontecerá dia 06/10 às 19h na praça Robson Lopes (próximo a farmácia 24h) no centro da cidade, que vai ser feito uma coisa diferente, a proposta é ser uma aula na rua. Essa ‘aula’ será comandada por Raul Santos que é professor da rede federal de educação tecnológica, formado em geografia, especialista em direito ambiental e está graduando-se em direito.

Convocamos todos os alunos do IFRN campus Apodi para se fazer presente. Obs.: É importantíssimo todos estejam com a farda do instituto.

Por Calebe Lamonier (Comunicação grêmio IFRN campus Apodi)

Novas variedades de arroz vermelho serão cultivadas no Vale do Apodi

A qualidade dos grãos e a boa adaptação do arroz vermelho orgânico ao solo contribuíram para que o plantio das variedades MNA 901 e MNA 902, seja expandido para outras áreas do Vale do Apodi, um importante polo de produção de arroz vermelho no RN. Há pouco mais de três meses, produtores do assentamento Lagoa do Saco, localizado no município de Felipe Guerra, haviam cultivado em fase experimental essas variedades do grão com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, que é responsável pelo projeto piloto. O aumento das áreas plantadas permitirá que, pela primeira vez no Brasil, as duas variedades sejam comercializadas e cheguem ao consumidor.
 
As análises apontam que os grãos colhidos nos oito hectares da estação experimental se adaptaram bem à região. Além disso, o produto apresentou elevado nível de qualidade e produtividade. Outro diferencial das novas variedades testadas é a apresentação, que torna o produto mais viável comercialmente em relação às demais variedades plantadas na região. Todo o manejo será voltado para a produção orgânica, assim como já ocorre com a produção atual, das variedades MNA RN 802, e MNA RN 803.
O desafio, a partir de agora, será estimular o consumo interno do produto. Atualmente, boa parte do arroz produzido no Vale do Apodi é destinada aos Estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Uma das medidas adotadas pelo Sebrae-RN para tornar o arroz vermelho de Felipe Guerra mais atrativo aos olhos e paladar dos potiguares será apresentada durante a Festa do Boi, que acontecerá entre os dias 8 e 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
 

Governo do RN anuncia concurso para 500 novos Policiais Militares

O Governo do Estado realizará concurso público e curso de formação de policiais em 2012. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Defesa e Segurança Social, Aldair da Rocha, durante programação relacionada à instalação do Governo em Mossoró, na tarde desta quarta-feira (28/09).
Segundo o secretário, o planejamento relacionado à segurança pública do Rio Grande do Norte que foi apresentado à governadora Rosalba Ciarlini, prevê ações na área até 2014.
“Temos o planejamento de aumentar o efetivo policial até 2014, mas queremos reforçar o efetivo em 500 novos policiais no próximo ano”, disse Aldair da Rocha, acrescentando que a maioria dos novos PM’s reforçará o contingente do II Batalhão da Polícia Militar e o 12º Batalhão da Polícia Militar, localizados em Mossoró.
O 12º BPM será inaugurado às 10h da próxima sexta-feira (30), pela governadora Rosalba Ciarlini. Ainda segundo o secretário Aldair da Rocha, o efetivo policial que realizará o reforço da segurança em Mossoró e região constará de policiais remanejados do II BPM e de outros batalhões.
“Hoje o II BPM ocupa uma atribuição relacionada a 15 municípios e dividirá as tarefas com o 12º BPM, que terá um novo comando. Esses fatores vão otimizar os recursos e, conseqüentemente, melhorar o trabalho na segurança”, disse Aldair.
O secretário informou que a governadora Rosalba Ciarlini, além de inaugurar o 12º BPM, entregará 20 motocicletas, 10 carros, equipamentos de radiocomunicação, armamento e coletes à prova de bala.
 

Proposta Orçamentária do Apodi para o exercício de 2012 será apresentado em Audiência Pública nesta sexta


A Prefeitura Municipal de Apodi fará audiência pública na próxima sexta-feira, dia 30, para apresentar a Proposta Orçamentária do Município de Apodi para o exercício de 2012. Para tanto está convidando toda a população para comparecer a este importante momento de democrático da gestão da Professora Goreti Pinto.

A Audiência Pública acontecerá a partir das 15h, no auditório da Câmara Municipal de Apodi, sito a Rua Ademar Leão da Silveira nº 190, Centro. É de grande valia a presença de toda a comunidade para acompanhar a total transparência no governo da prefeita Goreti Pinto.

ASCOM - PMA

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deputado Gustavo Carvalho pede mais segurança nas divisas do RN com PB e CE

O deputado estadual Gustavo Carvalho – PSB voltou a defender na Assembléia Legislativa uma política de atenção especial às divisas do Rio Grande do Norte com os vizinhos Estados do Ceara e Paraíba para coibir o tráfico de drogas, armas e a presença de fugitivos desses estados no território potiguar.
O parlamentar acredita que é preciso uma maior fiscalização para ajudar a diminuir até mesmo os índices de violência. "As portas do nosso Rio Grande do Norte estão abertas, não adianta gastar com equipamentos para a polícia se não impedimos as drogas, armas e os bandidos de outros estados de entrar livremente nas cidades do interior do nosso RN”, alertou Gustavo.
Durante o debate na Assembléia Legislativa que contou com a presença de vários deputados da base governista e oposição, Gustavo Carvalho cobrou do Governo do Estado que seja criado em regime de urgência Bases Fixas de Policiamento nas rodovias estaduais do Rio Grande do Norte que fazem fronteiras com os estados do Ceara e Paraíba através do Médio e Alto Oeste, Seridó e outras regiões do RN.
 Com a construção dessas Bases de Policia no Alto Oeste na fronteira de Luis Gomes com Uiraúna, De Apodi com O Vale do Jaguaribe, De Baraúna com Quixere e muitos outros municípios, será evitado à concretização de muitos crimes.
A proposição do parlamente foi aprovado e bem recebido pelos colegas deputados que durante a sessão destacaram que a criação dessas Bases Fixa de Policia Militar seriam de suma importância para que a população possa viver com tranqüilidade e dentro da lei, estabelecida pelo estado de direito.  
O requerimento do deputado Gustavo Carvalho, fora encaminhado para o Governo do Estado, Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social e comando da Policia Militar do RN.
COMUNICAÇÃO – Atualmente as policias do RN, CE e PB não dispõem de um meio de comunicação, via radio, que mantenha os três estados informados sobre a criminalidade. Além das bases de segurança, a implantação de um sistema de comunicação que facilite a comunicação entre os citados estados seria um bom reforço para o combate ao crime.

Trabalhadores da Educação do Estado decidem entrar em greve a partir do dia 4

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (SINTE/RN), realizou assembleia na manhã de ontem com todos os funcionários da educação, como Auxiliares de Serviços Gerais (ASG), Técnicos de nível médio e superior (TED e TNS).

A mobilização por parte das categorias que foram atingidas pelas afirmações do Governo - de não pagamento dos Planos de Carreira a partir deste mês - seguirá até o dia 4 de outubro. Em assembleia na manhã de hoje, esse pensamento foi consolidado em Mossoró. "Nossa assembleia foi bastante participativa e os funcionários deliberaram por um indicativo de greve para o dia 4 de outubro, confirmando o pensamento das demais categorias", disse Rômulo Arnauld, coordenador geral do Sinte em Mossoró.

De acordo com ela, ainda na assembleia foram tiradas outras deliberações, como uma nova assembleia para o dia 05 de outubro, movimentação em Mossoró durante a instalação do Governo na cidade, e ainda buscar audiência junto ao Governo durante esse período em que estará em Mossoró. "Nós vamos aproveitar que o Governo será instalado em Mossoró por 3 dias para tentarmos uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, porque ainda existe tempo para evitar essa nova onda de greves no estado, para isso, basta o Governo querer", disse.

A coordenadora geral do sindicato da categoria, Fátima Cardoso, participou da assembleia em Mossoró, onde afirmou que "os trabalhadores estão no mesmo ritmo e vêm reafirmando a disposição de enfrentar este momento de luta e se preparam para a greve, caso seja necessário.Hoje, Mossoró aprovou o indicativo de greve para 4 de outubro, que será o primeiro dia útil do mês", destaca.
Fonte: Elisângela Moura-Correio da tarde.

Convite - Encontro municipal do PT

                                                           
O Partido dos Trabalhadores – PT de Apodi/RN, Direção Municipal tem a honra de convidar você filiado (a) para participar do Encontro Municipal, que se realizará no 01 de Outubro de 2011, no horário dás 09h00min as 12h00min horas, na Câmara Municipal de Apodi, onde discutiremos sobre a preparação do PT para as eleições Municipais 2012.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bancários da Caixa e BB param atividades a partir desta terça


Os bancários de Mossoró e cidades da região decidiram ontem à noite, em assembleia, aderir ao movimento grevista nacional iniciado nesta terça-feira, em resposta à negativa da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em atender às reivindicações da categoria. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mossoró, Anchieta Medeiros, de início apenas os servidores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF) aderiram ao movimento na cidade. São cerca de 120 profissionais. Quem for às agências nesta terça-feira só poderá contar com o autoatendimento nos caixas eletrônicos.
Representante das instituições financeiras nas negociações salariais com os bancários, a Fenaban divulgou ontem uma nota em que classifica de "fora de propósito" a greve. A Federação destaca sua última proposta, de reajuste de 8% (0,56% de aumento real), e afirma que ela contempla o oitavo ano consecutivo de correção de salário com aumento acima da inflação. O valor, no entanto, frustrou os bancários, que querem ao menos 12,8% de aumento total. Os sindicatos devem confirmar ainda hoje, em assembleias, a greve por tempo indeterminado.
As partes se reuniram na última sexta-feira para discutir uma nova proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), feita por meio de seu braço sindical, a Fenaban. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), no entanto, rejeitou o reajuste de 8% oferecido. As instituições financeiras afirmam que o pedido de 12,8% é "inviável" e alegam que o acordo fechado em 2010, somado ao que foi proposto neste ano, representa acréscimo de 25% nos pisos da categoria (tanto para caixa quanto para escriturário) e de 16% nos vencimentos. "Estamos falando de números muito significativos", disse o diretor de relações do trabalho da Febraban, Magnus Apostólico.
De acordo com ele, os sindicatos marcaram a greve precipitadamente em meio às negociações. "Na última sexta-feira pedimos a eles que marcassem outra reunião e eles resolveram ir para a greve. A negociação está completamente aberta", afirmou. Apostólico acredita que a paralisação foi premeditada. "Parece que o objetivo é greve e não negociação. Nem contraproposta foi apresentada”, explicou.

Abertas as inscrições para o Garantia-Safra 2011/2012


          Estão abertas as inscrições para os agricultores familiares dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe aderirem ao Garantia-Safra. Para a safra 2011/2012, o MDA disponibiliza 940 mil cotas, que totalizam 191.093 mil cotas em relação a safra passada. 
        O valor do benefício será pago em cinco parcelas de R$ 136,00 por meio de cartão eletrônico da Caixa Econômica Federal ou pelo cartão do Bolsa Família. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas na safra representarem pelo menos a metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido.
         O calendário com a data das inscrições é definido de acordo com o período de plantio. Para se inscrever no Garantia-Safra 2011/2012, o agricultor familiar deve procurar o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, sindicato ou prefeitura municipal e preencher a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Mesmo que o agricultor já tenha cadastro, é necessário procurar o órgão responsável para atualizar informações.
          O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) fica responsável pela homologação do pedido de inscrição. No momento da adesão, o agricultor paga R$ 6,80. Estados e municípios também precisam aderir pagando, respectivamente, R$ 40,80 e R$ 20,40. A União arca com o restante, que corresponde, no mínimo, a 20% do valor total do benefício.
          O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf e cobre perdas da safra provocadas por escassez ou excesso de chuvas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Podem participar do programa agricultores familiares dos municípios localizados na região Nordeste, no norte do Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, com renda até 1,5 salário mínimo, que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca e/ou milho, em áreas de 0,6 a 10 hectares.
 Fonte: MDA

Estradas vicinais da região da Pedra estão sendo concluídas




A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Obras tem trabalhado diariamente no conserto das estradas vicinais que ligam as comunidades rurais a sede do município. De acordo com o Secretário Moésio Fernandes o cronograma da região foi subdividido em três etapas, que ao final abrange toda a região que concentra cerca de 17 comunidades. A Prefeita Goreti Pinto tem priorizado o serviço de recuperação das estradas por entender sua importancia para os moradores da zona rural.

Na primeira etapa foram beneficiadas as comunidades de Santa Rosa, Rapé, Borracha, João Dias, Pedra d’água, Barro Vermelho, ação, traíras, e a divisa com a cidade de Umarizal. Na segunda etapa foras os sítios Santa Rosa II, Santa Cruz, Capua, Brado, Sucupira, Pitombeira, Bezerro e Poço escuro. Já na terceira e última etapa estão sendo concluído Melancias, Corredor de João Leite, De Melancias ao Sítio Veados e de São Dimas ao Sítio Mansidão.

ASCOM - PMA

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Duas cidades estão sem água potável no interior do estado

O município de Antônio Martins, com 7,5 mil habitantes e localizado no Alto Oeste Potiguar, teve decreto de estado de emergência assinado e publicado pelo prefeito Edmilson Fernandes (PMDB) há 30 dias, pelo quadro de escassez de água.
O mesmo aconteceu na cidade de Luís Gomes, com 10 mil habitantes, localizada quase na divisa do Rio Grande do Norte com o Estado da Paraíba e administrada pelo prefeito Carlos José Fernandes, "Dedezinho" (PP).
Em Antônio Martins, o açude Porcos, que abastece a cidade, não recebe água de chuva há dois anos; está praticamente seco. Só resiste no máximo mais 30 dias. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) informou que já suspendeu a cobrança da conta de água e atualmente a população já consome de forma racionada. A água chega à cidade em dois carros-pipas e vai precisar de pelo menos mais quatro para atender toda a cidade nos próximos 30 dias.
Em Luís Gomes, o quadro é parecido. O açude Dona Lulu Pinto, que abastece a cidade, não resiste mais de 40 dias com água. A exemplo de Antônio Martins, esse reservatório não recebe água desde o inverno de 2009. "Estamos consumindo água mineral", diz Dedezinho.
A distribuição de água na cidade desde abril passado não atende a demanda de consumo da população. A Caern também já suspendeu a cobrança pelos seus serviços; entende que a qualidade da água não é recomendável. Nesse caso, o prefeito diz que vai precisar, nos próximos 40 dias, de 20 carros-pipas para abastecer a cidade e, assim, não de forma satisfatória.
Fonte: Jornal defato.

PMDB de Apodi realizou grande convenção na ACDA

 
O período de convenções começou a movimentar o cenário político em apodi.Depois de partidos como o PC do B e Pv,além do PR realizarem suas convenções,domingo passado 25 de Setembro o PMDB fez uma grande convenção na acda com expressiva participação popular.O evento político contou com várias lideranças políticas de apodi e do estado.A prefeita Goreti Silveira esteve recepcionando a todos.

Comunidade rural é atendida com implantação de iluminação Pública


A comunidade rural de Baixa do Tubarão está recebendo mais um beneficio da Prefeitura Municipal de Apodi. Depois dá água encanada e energia elétrica a localidade está sendo atendida com iluminação pública. A prefeita de Apodi Professora Maria Goreti da Silveira Pinto tinha garantido anteriormente que o benefício chegaria a localidade e agora está cumprindo sua promessa.

De acordo com o Secretário de Obras do município Moésio Fernandes a iluminação pública vai beneficiar toda a comunidade que a partir de agora contará com o benefício.

ASCOM - PMA

PR de Apodi fez convenção sábado

http://4.bp.blogspot.com/-qZ2Zoy2HZ78/Tn5IIprhuqI/AAAAAAAAJnQ/ZljO71uJSIM/s1600/DSCF4795.JPG
No encontro realizado na manhã deste sábado, 24 no auditório da CMA, o PR de Apodi presidido pelo ex-prefeito Pinheiro conseguiu reunir um grande número de representações partidárias em nossa cidade, além de representantes das quatro regiões de nossa cidade e da zona urbana.


Presentes ao evento o Deputado Federal João Maia presidente estadual do PR, Deputado Estadual George Soares presidente estadual do PR jovem, Dr.Pinheiro presidente municipal do partido da república, Vereador Evangelista vice-presidente do PR e presidente da CMA, prefeita de Apodi Goreti Pinto,Vereador Junior Carlos do PSB, Vereador pelo PR Hélio da Ambulância, Vereador Ângelo de Dagmar do PV, Vereador Paulo de Telécio do PPS, Vereador Chico de Marinete do PC do B, Nilson Fernandes do PMDB, Laete Oliveira presidente do PMN, Geilson Morais, Aurindo Gurgel ex-Vereador do DEM, Chicola filho de Mundico novo filiado do PR, Jairo Cesar secretário de esportes, Dedé de Alice, Vilcimar Duarte, enfermeira Ceição de Telécio, Sabino filho de Antonio Bajojo, ainda de Itaú Gildo e Márcio, João de Lauro pré-candidato a Vereador pelo PSB, Edson Vale pré-candidato pelo PR, carnavalesca Dorinha de Terta, Junior de Aldeci vice-presidente do DEM em Apodi, comerciante Joel do Amaral, vice-prefeito de Itáu do PR Airanildes Brasil, João Paraibano, Basto e Décio do Sitio Sororoca, Leandro Maia vice-presidente do PC do B, Chavinha e sua esposa Carminha Sizenando, empresário Valdir Morais, Evandir Souza, presidente do PMDB, Itamara Sena secretária, advogado e pré-candidato pelo PMDB Sávio José, secretário de administração Junior Souza, empresário Adriano Trôvo, George PM pré-candidato a Vereador, Zilma do Corrego pré-candidata pelo PR, Vereador Ubiracy Pascoal de Felipe Guerra, professor Cícero, Gildinho da Carnauba Seca, empresário Ronaldo Sena, Costa da maternidade, Jornalista da Gazeta do Oeste Leylla Carla, Marcos Dantas Jornalista seridoense, Naide França empresária do ramo de farmácias, Rosidilson da Emater, presidente do PSD José Maria Silva, advogado Marcelo Roverland, diretor da Central do Cidadão Luis Rêgo, integrante da Coevap Mesaque Marinho, Libério Maia do PSC em Severiano Melo, Agostinho Pinto articulador político, Jaime Hildemberg presidente do PRB, Damião presidente da Associação do P.A. Aurora da Serra, professor Jeone Morais, Isaias do Assentamento Baixa Verde IV, Doutor da comunidade de Melancias, Bereta Diesel, Paulo Rêgo, Chicola presidente da Associação dos produtores de Arroz de Apodi, Bira da Aurora da Serra, Netinho Morais empresário, professor Renê do Carmo, Gecinho do Rio Novo, Geraldo Pedreiro pré-candidato pelo PR, Holanda da Chapada pré-candidato pelo PR, Brasil pré-candidato pelo PR, Castelo Morais pré-candidato pelo PR, Dr. Paulo Viana presidente do PC do B em Apodi, Batista Araújo presidente do DEM, Klinger Pinto chefe de gabinete da PMA, Dr. Canindé pré-candidato a prefeitura de Felipe Guerra pelo PR, Keiber Roberto, entre outras personalidades.
 
Fonte: JoseniasFreitas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Moto tomada de assalto em Brasília-DF é recuperada em Apodi/RN

Veículo apreendido e condutor conduzido para a delegacia

Apodi - Por volta das 22:30hs de ontem (22), uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO), sob o comando do Capitão Brilhante realizaram uma operação de rondas ostensivas na zona rural de nosso município, na ocasião os policiais conseguiram localizar e apreender nas proximidades do sítio Bamburral uma motocicleta Honda Bros/NXR 150 de cor azul, Placa: JJS 0739 ( Brasília - DF ) que estava em poder de Luiz Moreira Sobrinho, 36 anos, o veículo foi verificado no sistema e apresentou queixa de roubo. De imediato a motocicleta e o condutor foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Apodi para a realização dos procedimentos legais.


Em menos de 24 horas esse é o segundo veículo recuperado pela equipe do capitão Brilhante, que nos últimos dias está realizando um trabalho intensivo na zona rural, na tarde de ontem por exemplo, os policiais realizaram um trabalho na região do sítio do Góis. O trabalho continua nas comunidades, as pessoas podem fazer denúncias através do 190 ou do 3333.2703, garantimos o anonimato. Vamos denunciar para que possamos construir uma sociedade cada vez mais justa.
Fonte: Sentinelas do Apodi

Polícia Rodoviária Federal recolhe animais na BR – 405


Em recente reunião na sede da Procuradoria do Estado a prefeita de Apodi professora Maria Goreti da Silveira Pinto falava sobre a preocupação com animais na BR – 405. Como fruto de tal reunião a Polícia Rodoviária Federal – PRF está recolhendo os animais soltos na BR.

O fato contribui para a diminuição dos acidentes nas rodovias que em grande quantidade acontecem por colisão com animais, ou no momento em que condutores tentam desviar-se destes.

CONVITE - PMDB APODI.

encontro do PR em Apodi

http://4.bp.blogspot.com/-9xdC2Ncc8P8/Tnt1WiIMb6I/AAAAAAAAJew/mEukDO_G9bE/s1600/EV_convite_PR_encontro.jpg

ENCONTRO DO PMDB LANÇARÁ 9 PRÉ-CANDIDATOS.

Pau dos Ferros - Pelo menos nove pré-candidatos a prefeito serão anunciados no sábado, 24, durante encontro regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Pau dos Ferros. A informação foi dada ontem pelo deputado Gustavo Fernandes, presidente municipal da legenda, que está no Alto Oeste cuidando dos últimos preparativos.

O primeiro nome será o do ex-prefeito Nilton Figueiredo, que se filia ao PMDB no mesmo dia em que seu nome será anunciado como aposta da oposição. Junto com ele, filia-se também o seu filho Bráulio Figueiredo, tido ainda como alternativa no caso de haver algum impedimento no lançamento de Nilton. 

Os outros nomes são Antônio Dollar (José da Penha), Sales Libânio (Paraná), Anchieta Raulino (São Francisco do Oeste), Dr. Marcondes (Riacho da Cruz), Dr. Cleodon (Tenente Ananias), Nicodemos Junior (Rafael Fernandes), Rafaela Carvalho (Água Nova) e Hugo Costa (Felipe Guerra).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estado faz concurso público com 3.500 vagas para o magistério

O Governo do Estado faz concurso público no mês de novembro com a oferta de 3.500 vagas para professores da rede de ensino em todo o Rio Grande do Norte.

Providências estão sendo desenvolvidas pela Comissão de Concurso para a conclusão do processo administrativo para contratação da entidade responsável pela realização do concurso aconteça até o dia 12 de outubro deste ano.

Da mesma forma, estão sendo tomadas providências pelo Governo do Estado para que as provas do concurso público aconteçam até o dia 20 de novembro de 2011.

Estes prazos foram acordados em audiência com o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins de Macedo Filho, e com a promotora de justiça, Carla Campos Amico.

Os aprovados do Concurso deverão ser nomeados até o início do ano letivo de 2012. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Edital do concurso será publicado no mês de outubro, trazendo todas as informações necessárias, e a expectativa da Secretaria Estadual da Educação é de um grande número de inscritos em todo o Rio Grande do Norte.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao&nbspensino em nossas escolas", afirma a professora&nbspBetânia Ramalho, secretária estadual da Educação. 

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.
Fonte: Seec.

PMDB de Apodi realiza sua convenção

Gustavo Carvalho propõe sistema de cotas na UERN para portadores de necessidades especiais


     O deputado Gustavo Carvalho (PSB) apresentou projeto de lei destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da UERN a pessoas portadoras de necessidades especiais. Gustavo disse que a iniciativa está em sintonia com a constituição federal, no sentido de promover o apoio e a integração destas pessoas à vida comunitária.
            “O alto nível da seleção para ingresso no ensino superior, em especial os exames vestibulares, acaba por favorecer um pequeno número de estudantes com mais oportunidades, treinados e habilitados e com mais chance de sucesso”, disse o deputado.
            O deputado citou os jovens Kalina, Manuela e Felipe, portadores de Síndrome de Down que ingressaram recentemente na ALRN e elogiou a iniciativa da gestão do presidente Ricardo Motta de promover a inclusão destes jovens.

Prefeita Goreti participa de Seminário de Incentivo para o Desenvolvimento

A Prefeita de Apodi professora Maria Goreti da Silveira Pinto participou na manhã de hoje, 21, de um importante seminário sobre o Incentivo para o Desenvolvimento, promovido pelo Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. O evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitos o seminário para apresentação do projeto que leva o mesmo nome tem como objetivo disponibilizar ferramentas para o gestor promover um ciclo virtuoso de crescimento econômico.

Com ênfase nos pequenos negócios que geram a quase totalidade de novos postos de trabalhos no país, o seminário está alertando os gestores público municipais para a importante necessidade da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e Regularização do Empreendedor Individual. Além da prefeita Goreti Pinto estão participando também o Chefe de Gabinete Dr. Klinger Pinto, Secretário de Agricultura Elthon Rosemberg, Urbanismo Tiburcio Marinho, Marcílio Reginaldo, Assessor Roberto Fernandes e o Presidente da ADSERER Rosibério Dias.

Ainda da cidade de Apodi está presente o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL empresário George Gurgel. O evento reuniu prefeitos, secretários e assessores de diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado no auditório do SEBRAE, de Mossoró.
 
Fonte:PMA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deputado Gustavo Carvalho defende Posto do ITEP para o Vale do Assú


A implantação de um Posto Avançado do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) na região do Vale do Assú, foi defendido na Assembléia Legislativa, pelo deputado estadual Gustavo Carvalho, que fez indicação ao Governo do Estado via Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social e a Direção – Geral do Instituto Técnico-Científico de Polícia – ITEP, cobrando o importante beneficio para Assu, principal cidade da região.
Atualmente os municípios do Vale do Assú, são atendidos pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), sediado em Mossoró, que é responsável pelo atendimento a ocorrências em mais de 50 municípios da região Oeste e do Vale do Assú e vem enfrentando grandes problemas devido a sua estrutura não dispor de condições de atender a demanda e a cada dia o problema vem ganhando maiores proporções gerando prejuízos para a população.
O problema é antigo e as reclamações surgem de todos os lados. O órgão só tem uma viatura de recolhimento de corpos (rabecão) e outra para perícia técnica o que é insuficiente para atender satisfatoriamente as ocorrências dos mais de 50 municípios da região.
Segundo o deputado Gustavo Carvalho, somente com a instalação de um Posto do ITEP em no Vale do Assú com sede na cidade de Assú, o órgão passaria a oferecer um serviço de melhor qualidade e assim evitar constrangimento e sofrimento de varias famílias da região que necessitem dos serviços dessa instituição.
O gabinete do deputado levantou números que indicam que já existe uma necessidade real de um ITEP no Vale do Assu.  “Esse posto do ITEP no Vale do Assu, diminui os transtornos tanto para os profissionais quanto para os cidadãos, que passaram a ser atendidos com mais eficiência e agilidade”, destacou o deputado Gustavo Carvalho.
ALTO OESTE – O parlamentar Já solicitou uma unidade do ITEP para o Alto Oeste com sede em Pau dos Ferros, pleito esse que fora atendido pelo Governo do Estado em 2010.  

PDA Santa Cruz será implantado no bairro Bacurau I

Representante da Igreja Batista, da Pastoral da Criança, Conselho Comunitário, Agente de Saúde, Escola Alcivan Pinto e Conselho de Desenvolvimento estiveram reunidos na última terça feira (13/09) para discutirem a implantação do PDA Santa na comunidade.
Ecineide Silva, representando o PDA fez uma explanação sobre a atuação da instituição no município, no Brasil e no Mundo. Ela falou da metodologia e do trabalho na saúde, educação e no social.
O Conselho atua em 56 comunidades e tem muitas atividades, como Poty Lata, teatro, Baú de leitura e outras. O objetivo da instituição é fazer uma transformação de vida das crianças que participam do PDA Santa Cruz. A próxima reunião será no dia 07 de outubro e conta com todos os moradores do bairro Bacurau I.

Edital do PSV da UERN deve sair ainda em outubro

O Edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012 da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) será lançado até o fim do mês de outubro, com inscrições previstas para o mês de novembro. De acordo com a convocação publicada nesta terça-feira (20) pela Comperve/UERN, os aprovados no semestre 2011.2 terão os dias 10 e 11 de outubro para realizar a matrícula.
As expectativas do coordenador da Comperve/UERN, professore Egberto Mesquista, é que esse próximo passo possa ser concluído. “Devido ao movimento paredista, a matrícula dos estudantes aprovados no segundo semestre desse ano ainda não havia sido realizada. Antes temos que encerrar o primeiro semestre do ano, realizar a matrícula e só então lançar o novo processo seletivo”, explica o professor.
De acordo com o coordenador, a publicação do edital vai depender de uma reunião realizada na sexta-feira (23) onde será definido todo o calendário. A expectativa é de que o Edital do PSV seja publicado no fim do mês de outubro, enquanto as inscrições seriam realizadas já em novembro.
“Aplicação das provas poderá ocorrer no início de março, mas podemos adiantar essa data, só que isso depende de aportes financeiros que ainda não sabemos se estarão disponíveis”, registra Egberto Mesquita.
Segundo o coordenador, o número de vagas oferecidas no PSV, 2.343 em 2012, deve aumentar para o próximo ano, ficando entre 2.600 a 2.800. “Isso dependendo da aprovação de cursos. Na verdade, são cursos já existentes que passarão a ser oferecidos em outros campis, como assu, patu, porém esses cursos ainda não estão confirmados”.
Atualmente a UERN conta com 72 cursos ofertados entre bacharelados e licenciaturas.


Fonte: Nominuto

Prefeita Goreti Inaugura Academia Popular em Apodi

A Prefeita de Apodi professora Maria Goreti Silveira Pinto inaugurou neste sábado, 17, a Academia de Ginástica ao ar livre de Apodi. A solenidade de Inauguração aconteceu no inicio da noite no terminal Turístico da Lagoa do Apodi. A população apodiense esteve no local prestigiando a importante ação municipal.

A mesa composta pela Prefeita Goreti, Diretora da DIRED Raimunda Freire, vereadores Arnaldo Costa, Paulo Telécio e Nilson Fernandes, Secretária de Saúde Ítala Sena, Pe. Maciel e Pr. Rosalba Domingues, acompanhou o momento de alegria dos munícipes.

“É com muita alegria e coração alegre que hoje inauguro esta Academia de Ginástica Popular, que beneficiará todos os munícipes e especialmente os nossos jovens da 3ª idade. Garanto que muitas outras inaugurações estão por vir. Aproveito este momento para pedir para o povo cuidar destes equipamentos, pois isso é de todos nós”, comentou a prefeita.

ASCOM - PMA