sábado, 31 de dezembro de 2011

Clube do Brega da Rádio Vale - Mais um Campeão de Audiência em 2011

O comunicador Kiko Morais é mais uma figurinha carimbada da Rádio Vale apresentando o clube do brega nas tardes de sábado.
O "maestro" Asinclever Silva também acompanhou a caravana do clube do brega.Asinclever que apresenta de segunda a sexta a partir das 8:00 da noite o clube do seresteiro.

Obrigado 2011 ! Seja Bem Vindo 2012





A Rádio Vale do Apodi agradece a você,ouvinte da "Voz de Apodi e do Oeste" pela audiência confirmada durante todo o ano de 2011.Ano com muitas dificuldades,mas com a certeza de todas superadas com muito trabalho e dedicação dos que fazem a família Rádio Vale.

Jairo César 9 anos na emissora
Que em 2012,você que acompanha toda programação da Rádio Vale,possa ficar cada vez mais bem informada do que acontece em Apodi e região.

Alivaci Costa (à direita)
Foram muitos os colaboradores neste ano de 2011,Erivam Morais,Josenias Freitas,Janio Duarte,Júnior Teodoro,Marcos Morais e muitos outros.

Um 2012 de muitas realizações pra você...ouvinte da nossa Rádio Vale do Apodi.

Solon Regalado (PSDB) comemora Emenda destinada pelo deputado Federal Rogério Marinho para o Vale do Apodi








 apoio dos apodienses na eleição de 2010 para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) não foi em vão. Além da Creche Modelo orçado em mais de 1,2 Milhões de reais, nesta quarta-feira (27/12), mais uma Emenda Federal foi liberada, desta vez, destinada ao Vale do Apodi.
O presidente da sigla tucana em Apodi, Solon Regalado realça o compromisso assumido: “Bom saber que contamos com pessoas comprometidas e com palavra. O deputado Rogério Marinho conheceu a realidade vivenciada pelo povo do Vale do Apodi quando veio aqui e sentiu a nossa necessidade. Foi nessa oportunidade que ele se dispôs a nos ajudar”.

Solon Regalado comemora com bastante entusiasmo quando afirma: “a alegria não é só minha, essa alegria é externada por todo povo do vale do Apodi. É uma oportunidade que nunca tivemos e que agora temos esse privilégio”.

Fazendo referência às problemáticas afrentadas, o tucano apodiense reforça sua disposição em lutar por melhorias para o Vale: “Essa emenda é uma grande vitória, mas ainda temos muitas lutas pela frente e estou disposto a lutar por elas, cito a perenização do Rio Umari que é tão sonhado por todos”. Finalizou.
Fonte:JoseniasFreitas.

Pesquisas eleitorais devem ser registradas a partir de 1º de janeiro

A partir deste domingo, dia 1º de janeiro, as empresas ou entidades que realizarem pesquisa de intenção de voto relativa às eleições municipais de 2012 devem fazer o registro da pesquisa no mínimo cinco dias antes de sua divulgação, no juízo eleitoral competente para o registro dos candidatos.

A determinação faz parte da Resolução 23.364/2011, do TSE, que trata do assunto. Para as eleições municipais de 2012, a Justiça Eleitoral aperfeiçoou o sistema informatizado de registro das pesquisas e a sua divulgação. Qualquer pessoa poderá consultar, na internet, os dados sobre os registros.
Um link de acesso ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais estará disponível a partir deste domingo nos sítios dos Tribunais Eleitorais e contará com manual eletrônico com orientações às entidades sobre como proceder.

Registro de pesquisa

De acordo com a resolução do TSE, no momento do registro da pesquisa a empresa ou entidade deverá informar quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, nome de quem pagou pela realização do trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro.

Deverá informar ainda o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, sistema de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, a indicação do município abrangido pela pesquisa, nome do estatístico responsável pela pesquisa, ente outros itens. Na hipótese de a pesquisa abranger mais de um município, os registros precisam ser individualizados. As entidades e empresas deverão informar, no ato do registro, o valor de mercado das pesquisas que realizarão por iniciativa própria.

O Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais permitirá que as empresas ou entidades responsáveis pela pesquisa alterem dados do registro previamente, antes de sua efetivação. Após o registro ser efetivado, será emitido recibo eletrônico. O sistema possibilitará ainda a alteração de dados após a sua efetivação, porém antes de encerrado o prazo de cinco dias para a divulgação dos resultados da pesquisa.
Até 24 horas contadas da divulgação do respectivo resultado, o registro da pesquisa eleitoral deverá ser complementado com os dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na falta de delimitação do bairro, será identificada a área em que a pesquisa se deu.

A partir do dia 5 de julho de 2012, último dia para o registro de candidatos às eleições municipais, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas feitas mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
As informações e os dados da pesquisa registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias nos sítios dos Tribunais Eleitorais.

Impugnação de pesquisa

Pela resolução, o Ministério Público Eleitoral, os candidatos e os partidos políticos ou coligações são partes legítimas para impugnar o registro e/ou a divulgação de pesquisas eleitorais perante o juiz eleitoral competente.
A petição inicial precisa ser instruída, sob pena de indeferimento, com cópia integral do registro da pesquisa disponível no sítio do respectivo Tribunal Eleitoral.

Divulgação dos resultados 
  
Conforme a resolução do TSE, serão obrigatoriamente informados na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o número de entrevistas, o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou, e o número de registro da pesquisa.

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações previstas na resolução ficarão sujeitos à multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. Há outras penalidades e multas estabelecidas na resolução, no tocante à divulgação de pesquisa fraudulenta, entre outros ilícitos.
A pesquisa feita em data anterior ao dia das eleições poderá ser divulgada a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco para o registro.

A resolução estabelece ainda que a divulgação de levantamento de intenção de voto feito no dia das eleições, a chamada pesquisa de boca-de-urna, somente poderá ocorrer após o fim da votação no respectivo Estado.

Para a divulgação dos resultados de pesquisas no horário eleitoral gratuito, deverão ser informados, com clareza, o período em que ela ocorreu e a margem de erro. Não é obrigatória menção aos candidatos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a equívoco quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

O veículo de comunicação social que publicar pesquisa não registrada deverá arcar com as consequências dessa publicação, mesmo que esteja reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa.

Enquetes e sondagens

Pela resolução do TSE, não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens. Neste caso, na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), mas sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra. Ou seja, é o levantamento feito através de participação espontânea dos eleitores, sem a utilização de métodos científicos de coleta de dados.

A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem esses esclarecimentos implica divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a Justiça Eleitoral a aplicar sanções previstas na resolução.
Fonte:RobsonPires.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ouvinte da Radio Vale Ganhou 1 Sálario Mínimo da Super Promoção

A Rádio Vale do Apodi finalizou mais uma grande promoção da emissora nesta sexta-feira 30 de dezembro.

Durante o programa SUPER MANHÂ com Cléo Freitas,foi realizado o sorteio no stúdio da emissora.Quase duas mil cartas e mais de oitocentas ligaçãoes foram registradas durante o período da promoção.

O diretor da emissora,comunicador Fernando Magalhães e toda equipe agradeceram aos milhares de ouvintes da Rádio Vale pela participação em mais uma promoção que teve como patrocinador "PIPOCAS E SALGADINHOS RUFITOS",e a grande colaboração do comunicador Cléo Freitas."Estamos muito satisfeitos pela participação popular nos eventos e promoções da Rádio Vale,que continua mostrando a grande credibilidade e audiencia nos quatro cantos de Apodi e região".Comentou Fernando Magalhães.

A grande contemplada foi a senhora Maria Ivanilda Alves Oliveira residente no assentamento baixa verde 4 na chapada do Apodi.

[leia] INSS adia pagamento de aposentados e pensionistas

Com os bancos fechados hoje (30) por causa do recesso de fim de ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o depósito dos benefícios dos que recebem acima de um salário mínimo a partir da próxima segunda-feira (2).

De acordo com o calendário de pagamentos do instituto, na segunda-feira começam a receber os segurados que ganham acima do mínimo e têm cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito, assim como aqueles que recebem até um salário mínimo e cartão com final 6, sem levar em conta o dígito.
Com a mudança, a folha de pagamentos do INSS referente ao mês de dezembro será estendida até o dia 6 de janeiro.
 
 fonte: apodiário

NACIONAL: Bancos fecham nesta sexta-feira para balanço

Quem tiver que pagar contas e tributos nesses últimos dias do ano deve ficar atento ao funcionamento das agências bancárias. Como de praxe, elas estarão fechadas ao público no dia 30 de dezembro (sexta-feira) para balanço.
 
Contas que vencem no dia 30 poderão ser pagas normalmente via caixa eletrônico, internet, telefone, mobile banking ou em correspondentes, como as casas lotéricas. Quem precisar pagá-las na própria agência, deverá fazê-lo antecipadamente. Contas que vencem nos dias 31 de dezembro ou 1º de janeiro poderão ser pagas no dia 2 sem incidência de multa, com exceção dos impostos.
 
Quem quiser aproveitar a ida à lotérica para fazer a fezinha de fim de ano poderá apostar na Mega-Sena da Virada até as 14 horas do dia 31 de dezembro, sábado. 


Fonte: Umarizal News

Prefeita Goreti Pinto confiante na construção do Campus da UERN em Apodi


 
A reunião que a governadora Rosalba Ciarlini teve com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques Medeiros e a secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, para definir quais ações serão adotadas para o próximo ano para o fortalecimento da UERN, deixou a prefeita de Apodi, professora, Goreti Pinto (PMDB), bastante otimista e confiante que Apodi ganhara o seu Campus da UERN.

No encontro entre a governadora Rosalba Cialrine, o reitor Milton Marque e a secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, foram discutidos a ampliação da estrutura atual da UERN, com destaque para a construção do campus de Apodi e a conclusão dos campi de Natal, Mossoró e Caicó.

Desde que assumiu a Prefeitura do Apodi, a prefeita, Goreti Pinto vem lutando pela construção do Campus da UERN em Apodi, sua luta conta com o apoio dos prefeitos de Felipe Guerra, Braz Costa, Itaú, Edson Melo, Severiano Melo, Silvestre Monteiro, Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz e dos deputados Henrique Alves, Walter Alves, Sandra Rosado, Larissa Rosado, Gustavo Carvalho, Fátima Bezerra, Fabio Faria, senador Jose Agripino e do ministro Garibaldi Alves.

Recentemente a prefeita Goreti Pinto entregou um documento a presidenta Dilma Roussef, reivindicando recursos para construção do Campus da UERN como também foi a Brasília e participou de audiência no Ministério da Educação. Goreti fez a doação de um terreno de cinco hectares de terra na Chapada do Apodi ao reitor Milton Marques para ver o sonho da juventude apodiense concretizado.

“A construção do Campus da UERN para Apodi é a prova viva do compromisso da governadora Rosalba Ciarline com a população apodiense”, comentou a prefeita que não tem medido esforços para garantir a implantação desse campus.

Diariamente vários ônibus de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, transportam estudantes para o Campus Central da UERN em Mossoró, são mais de 1500 jovens universitários que buscam o ensino superior em Mossoró. 
 
Fonte: http://apodiforte.blogspot.com/

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tá Chegando a Hora !!!Promoção 1 Sálario Pra Você

Continue participando da super promoção 1 sálario mínimo pra você !!! ligue para Rádio Vale através dos telefones,3333-2512 e o 9145-0747 e concorra  a essa grana nesta sexta-feira 30 de dezembro com sorteio no programa SUPER MANHÂ com Cléo Freitas e Toda Equipe da Rádio Vale !!!

Mande também sua carta com quaquer embalagem do salgadinho e pipocas RUFITOS,coloque na urna que esta na recepção da Rádio Vale...Boa sorte !

Governadora recebe reitor da UERN para discutir construção do Campus de Apodi


 
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira (28), o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques Medeiros, para definir quais ações serão adotadas para o próximo ano. A reunião teve a presença da secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho.

Na pauta estava a ampliação da estrutura atual da UERN. A primeira é referente a construção do campus de Apodi e a conclusão dos campi de Natal, Mossoró e Caicó, é de R$ 14 milhões.

Outro ponto discutido na reunião foi o aumento salarial para os servidores da UERN. O reajuste será dividido em três parcelas, sendo 10,65% em 2012, 7,43% para 2013 e igual valor em 2014. Todas as parcelas serão quitadas em abril dos respectivos anos.
Fonte:ApodiForte.

Estado convoca mais 117 aprovados do concurso para bombeiro



O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informa aos interessados que será realizada a segunda fase do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldado (CSFD). Estão sendo ofertadas 117 vagas para soldado do que devem ser preenchidas pelos candidatos remanescentes do concurso realizado no ano de 2006.
O certame foi realizado para o preenchimento de 70 vagas. A turma foi formada em 2007, mas em 2009, devido ao grande déficit do corpo efetivo, outros 100 foram convocados. Isso abriu uma brecha para que os aprovados no concurso continuassem lutando pelo direito às vagas.
Os remanescentes realizam várias mobilizações e conseguiram, na Assembleia Legislativa, a prorrogação do plano de validade do certame tendo como base a data de formação da primeira turma em 2007. Assim, a nova data foi estendida até o dia 19 de novembro passado.
Sem êxito, os aprovados aumentaram a mobilização e convenceram o Estado de que seria economicamente mais viável convocar os do concurso já realizado. De acordo com Rodrigo Marimbondo, presidente da Associação do Bombeiro, a segunda fase não requer tanto investimento. "Os novos bombeiros só passam a receber quando terminarem o curso de formação no segundo semestre do ano que vem", disse.
Ele explica que há uma necessidade urgente de aumento no corpo efetivo. "A lei prevê 1.065 bombeiros para o RN e só existem 650. Mesmo com a chamada, o Estado continuará com déficit", explica Rodrigo. Além disso, a Fifa exige que para a Copa do Mundo, em 2014, só em Natal precisará ter 2 mil bombeiros. "A administração precisará correr com isso, além de mudar a lei de fixação do efetivo", concluiu.

Fonte:Defato.

Falta de água leva caminhões-pipas a três cidades

torneira_dagua
Pelo menos três cidades do Alto Oeste potiguar encontram-se com sistema de abastecimento hídrico precário há vários dias, necessitando inclusive do uso de carros-pipas para atender as necessidades básicas.

Para garantir o abastecimento de cerca de 11 mil habitantes do município de Luís Gomes, a 442 quilômetros de Natal, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Exército brasileiro estão mobilizando nove caminhões-pipas, que realizam quatro viagens por dia a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rafael Fenandes, a 40 quilômetros de distância de Luís Gomes.

Segundo o gerente da Companhia em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres, o maior desafio nesta operação de atendimento à demanda básica da cidade, desde que o açude Dona Lulu Pinto secou, não é vencer o caminho que separa a fonte alternativa da sede municipal, mas a altitude, pois a cidade que está sendo abastecida emergencialmente está 700 metros acima do nível do mar.
Os caminhões, dois contratados pela Caern e sete do Exército, realizam quatro viagens por dia, transportando oito mil litros de água tratada por viagem.
O líquido é colocado em caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada uma. Ao todo, oito caixas estão sendo abastecidas de água para armazenar o líquido e permitir o acesso à população.
Djalma estima que mais 10 bombas possam ser instaladas na região já na próxima semana. Esses dispositivos possuem quatro torneiras para atender aos moradores da cidade e estão espalhados em pontos estratégicos da sede municipal.

A partir das 7h, a população pode comparecer aos locais de distribuição com seus vasilhames para se abastecer. O fornecimento pela Caern está sendo feito de segunda-feira a sábado.

A Caern está analisando estudos para identificar a alternativa mais adequada para levar água do açude do Gessen ou do Saco, como é mais conhecido o manancial situado no município de Major Sales, para atender a Luís Gomes, como forma de minimizar problemas de abastecimento, efeitos das estiagens como a que ocorre na região atualmente. 
 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Caixa Econômica Federal estima que prêmio da Mega da Virada deve ultrapassar R$ 170 milhões

casa_loterica_2 
Faltam apenas três dias para um dos momentos mais esperados de 2011. Enganou-se quem pensou em réveillon. A ocasião referida é aquela que está fazendo com que milhares de mossoroenses saiam de suas casas para enfrentar longas filas em casas lotéricas, à espera de serem agraciados pela sorte. É isso mesmo, a contagem regressiva é para a chegada do dia 31 de dezembro, dia do sorteio da Mega-Sena da Virada.
Motivos não faltam para tanta ansiedade. O prêmio estimado deve ultrapassar R$ 170 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. "Dá para dar uma virada na vida de qualquer um. É tanto dinheiro que nem sei o que fazer", declara a dona de casa Dayane Alves, que fez a sua aposta no início do mês. Ela é uma das 21 milhões de pessoas de todo o país que se adiantaram para fazer sua "fezinha" para o sorteio de fim de ano, conforme dados das lotéricas.
Apesar de o elevado prêmio aguçar o sonho de mudar de vida em muitos apostadores, é importante ter a consciência de que ganhar milhões de uma só vez não é uma tarefa simples nem fácil. A probabilidade de acertar as seis dezenas, com um jogo simples, é de uma em 50.063.860. "Mas isso não é motivo para deixar de acreditar que um dia a sorte vai nos sorrir. Realmente, as chances são mínimas. Agora, se a gente não tentar, nunca vamos ganhar". Essa é a filosofia do apostador Victor Cabral.
Com o bilhete na mão e com esse mesmo otimismo, ele já faz planos como um futuro milionário. "Usaria parte para comprar uma casa; parte para ajudar meus familiares, outra parte investiria em imóveis e outra parte guardaria no banco para depois pensar no que fazer. Dá para fazer tanta coisa com esse dinheiro que a gente até fica confuso, sem noção de como gastar", revela.
E dá para confundir mesmo as ideias quando se pensa em colocar a mão em R$ 170 milhões de uma hora para outra. Para ter uma noção, com o prêmio daria para comprar, entre outras coisas, 170 apartamentos de luxo e quase 7 mil carros populares, conforme a Caixa. Além disso, se depositado na poupança, o rendimento mensal seria de R$ 960 mil.
Só com o rendimento dava para satisfazer o desejo do comerciante Roberto Pereira, de "nunca mais trabalhar na vida". Ele conta que fará sua aposta na sexta-feira e está confiante que sua vez até próxima. "O prêmio este ano virá para Mossoró, tenho certeza", brinca. Ele afirma que, além de deixar de trabalhar, investiria o dinheiro em imóveis e no banco.
A administradora Angélica Costa também pensa em investir o dinheiro. Já para a estudante Leila Silva, a ordem seria gastar. "Parte eu guardava na poupança e na outra gastaria com viagens, roupas, calçados, perfumes, presentes para meus familiares e amigos, enfim, faria tudo o que eu quisesse", declara a estudante.
De acordo com a Caixa Econômica, nesta semana, não haverá sorteios da Mega-Sena, apenas da Mega da Virada. O sorteio realizado no último dia do ano não vai acumular. Caso ninguém acerte os seis números da sorte, o prêmio será rateado entre os apostadores da quina e assim por diante.
As apostas para participar do sorteio da Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 14h do dia 31 deste mês em qualquer casa lotérica e custam R$ 2 para aposta simples.

Polícia Ambiental captura jacarés no leito do rio Mossoró

jacares_do_rio_mossoro 
Um fato inusitado chamou atenção dos moradores do sítio Picada Primeira, localizado na zona rural de Mossoró, nas proximidades do rio Mossoró. No final da tarde da segunda-feira, 26, uma viatura da Polícia Ambiental foi acionada para capturar no local sete filhotes de jacaré, pertencentes à espécie do papo amarelo.

De acordo com o sargento da Polícia Ambiental Ramilson Carlos, os filhotes foram encontrados por populares que residem no sítio. "O policiamento recebeu um telefonema informando que os animais haviam sido encontrados, e uma viatura foi encaminhada, com três policiais, ao local para averiguar a situação", comenta.
Após a captura, os animais, com aproximadamente três meses de idade, foram direcionados para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mossoró, e na sequência, devolvidos à natureza.
"Esse é um evento atípico na nossa região. Mas após a captura, identificamos que os filhotes estavam em seu hábitat natural, porém em locais próximos a residências, o que representava um risco para a população, e por isso eles foram levados para a soltura em uma ambiente distante dos moradores", explica Ramilson Carlos.
O sargento não descarta a possibilidade de existirem outros animais da mesma espécie no leito do rio Mossoró. "É possível, já que esse local é o hábitat natural desses animais", enfatiza. 

Animais são identificados em cidades situadas no trajeto do manancial

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie em extinção, típica da América do Sul, que habita florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios, vivendo aproximadamente 50 anos.
A presença do réptil tem sido uma constante nos últimos anos em cidades situadas no trajeto do rio Apodi/Mossoró.
Os primeiros casos foram registrados na cidade serrana de Luís Gomes, onde um criadouro clandestino teria favorecido a difusão dos animais por açudes e outros reservatórios.
Desde então foram localizados répteis em outras cidades da região, como é o caso de Rafael Fernandes.
A difusão dos répteis preocupa na medida em que não há nenhum controle.

Governo Federal garante rediscutir o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi.

Nesta terça-feira (27) pela manhã , a Deputada Federal Fátima Bezerra entrou em contato com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Apodi, Francisco Edilson Neto, onde na oportunidade informou ao sindicalista que a Presidente Dilma Rousseff, através da Secretaria Geral, garantiu que no momento não haverá liberações de ordem de serviço para o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi gerenciado pelo DNOCS, tendo em vista as inumerosas dúvidas existentes com relação ao perímetro irrigado. Fátima Bezerra afirmou que a Presidenta Dilma  assegurou que a Ordem de Serviço só será liberada quanto todos os atores envolvidos forem ouvidos e todas as dúvidas forem esclarecidas, principalmente no que se refere aos agricultores (as) familiares do município de Apodi e região.
 A Secretaria Geral da presidência, através de documentos enviados por agricultores (as) e os  movimentos sociais que atuam no campo potiguar, tomou conhecimento do potencial que a região possui percebendo assim que a dinâmica local e o modelo de desenvolvimento que está em curso têm que ser preservado, tendo em vista os vários investimentos do Governo Federal na área,que hoje serve de exemplo com relação a distribuição e geração de renda.
O próprio ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), em audiência com os movimentos sociais  no último dia (21), reafirmou que o projeto precisa sofrer modificações/alterações para a construção de um novo projeto que integre a agricultura familiar do município de Apodi, numa perspectiva da agricultura familiar de base agroecológica e de fortalecimento dos processos produtivos em curso, com os recursos já disponibilizados no PAC, de forma que possa integrar as comunidades e assentamentos; dando continuidade aos investimentos de cunho social que são adjacentes desde o primeiro de Governo do ex-presidente Lula, que por sinal fez visita a áreas de Assentamento na chapada do Apodi para lançar o PRONAF- Mulher. 
Por: Agnaldo Fernandes