sábado, 31 de março de 2012

CDL de Apodi reivindica redutores de velocidade ao Superintendente do Dnit

Merendeiras de Apodi recebem capacitação

Uma reunião administrativa e de capacitação dos Manipuladores de Alimento (Merendeiras), da rede municipal de ensino de marcou a agenda da Secretária de Educação do município de Apodi. após a abertura realizada pelo Secretário Vêra e vice Flávia Cristina, houve uma capacitação sobre a importância da alimentação escolar no processo de o desenvolvimento do educando, ministrada pela nutricionista Tatiane Marinho.

O evento que contou também com a participação do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e vários diretores de escolas aconteceu no auditório da Secretária de Educação. O importante evento contou com a participação da prefeita Goreti Pinto.

ASCOM - PMA

Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu ontem (30) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado. Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.

Timbaúba dos Batistas é a cidade do RN com melhor gasto público com pessoal


O índice Firjan de gestão fiscal, divulgado recentemente, continua repercutindo no Brasil e no RN. Três prefeituras do Seridó se saíram muito bem no apanhado geral de suas gestões fiscais. Ouro Branco, Serra Negra e Timbaúba dos Batistas. Esta última no quesito gastos com pessoal foi a campeã de equilíbrio em todo Rio Grande do Norte. 

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos). Timbaúba dos Batistas recebeu nota máxima (1). Caicó foi a 27ª com uma nota 0,7263. 

Parabéns ao município seridoense e aos seus administradores. Timbaúba também obteve nota máxima no índice custo da dívida,item que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Assentamento Aurora da serra realizará confraternização

A associação dos posseiros do projeto de assentamento Aurora da serra,realizará festa em comemoração aos 15 anos de sua fundação.

A confraternização vai acontecer no dia 14 de abril no referido assentamento.Representantes de assentamentos,associações e demais entidades estão sendo convidadas para participar do evento que tem a frente Francisco Damião de  Carvalho Menezes,presidente do p.a Aurora da serra.

Idoso vítima de falsário será ressarcido por banco em Natal

dinheiro_12548 O juiz José Conrado Filho, da 2ª Vara Cível de Natal condenou o Banco do Brasil S.A. ao pagamento do valor de R$ 27.733,11, à título de devolução dos valores sacados da conta de um correntista por um falsário que teve acesso ao seu cartão no interior de uma agência bancária.


Na Ação de Indenização Patrimonial o correntista alegou que, no interior de uma agência bancária do Banco do Brasil, situada no Bairro Tirol, em Natal, onde pretendia fazer uma movimentação financeira com o uso do seu cartão, fora abordado por um estranho. De fato, como na narra na petição inicial, este teria se aproximado e se identificado como um funcionário do banco. Assim, como o autor estaria com dificuldade para operar um dos caixas eletrônicos, este indivíduo o teria ajudado a manusear a máquina.

Todavia, ainda segundo o correntista, a operação não teria dado certo e, no dia seguinte, ao retornar ao mesmo banco em companhia de sua filha, percebeu que seu cartão havia sido trocado por outro, cuja titular seria de uma pessoa de nome Roseli Gomes da Silva.

Daí – prossegue o autor da ação - "foram para a agência bancária do Banco do Brasil mais próxima de sua residência, em estado de apreensão e mal estar e, em lá chegando, a filha usou o cartão de dependente para pagar um boleto bancário e não foi pago, pois não existia saldo suficiente e então constataram terem sido roubados e a conta corrente desfalcada".

Também afirmou que prestou queixa à polícia e, na esfera a administrativa, o Banco do Brasil entendeu que houve negligência por parte do autor no uso de seu cartão.
O Banco do Brasil defendeu nos autos que a ação não merece acolhimento judicial porque o pedido não tem suporte jurídico e não há prova de nexo causal entre a suposta conduta sua e o dano alegado. Assegurou que "o saque realizado pela (parte) autora, foi realizado mediante uso de cartão, com das letras pessoais da autora e sua senha pessoal.

Logo, em se comprovando a atuação fraudulenta de terceiros, a autora concorreu para tal fato, em razão do seu dever de guardar dados que são pessoais e intransferíveis". Também defendeu a inexistência de hipótese de repetição de indébito.

No caso analisado, o juiz percebeu que o autor foi vítima de golpe dentro de uma agência bancária. Nesta, pelo que pode se inferir, não há qualquer tipo de segurança, salvo câmeras de monitoramento. A FEBRABAN vem lutando vigorosamente contra a obrigatoriedade de vigilância permanente nas agências bancárias, o que nos parece um contra-senso. É preciso tratar o cliente como pessoa, e não simplesmente como um número.

Assim, considerou por bem determinar a restituição - a título de danos materiais - das verbas relativas ao suposto furto, já que, com a ausência de segurança particular na agência bancária, o cliente idoso ficou sujeito à ação de terceiros de má-fé. (Processo nº 0001442-83.2011.8.20.0001 (001.11.001442-2))
Fonte: TJ/RN

Uern divulgará nomes dos 2.472 candidatos aprovados no PSV/2012


 
predio_reitoria Depois de quase um mês de expectativa, os nomes dos 2.472 calouros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão conhecidos hoje, 30. A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgará às 15h, no prédio da Reitoria, a relação dos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV/2012)
Neste momento, a ansiedade toma conta dos 12.863 candidatos que se submeteram às provas do processo seletivo nos últimos dias 4 e 5. Para alguns estudantes, este sentimento tem sido companheiro constante desde a semana passada.

"Estou na maior expectativa desde a última sexta-feira. A prova estava fácil e acertei muitas questões. O problema é que como a avaliação foi boa é possível que outros candidatos também tenham obtido uma alta pontuação e é isso que preocupa e faz ainda mais aumentar a ansiedade pelo resultado. Mas seja o que Deus quiser", declara a estudante Andréia Oliveira, que pleiteia uma vaga para o curso de Comunicação Social.

A estudante Stephanny Fernandes, que concorre a uma vaga no curso de Enfermagem, também se inclui na categoria acima descrita. Segundo ele, a ansiedade é grande e aumenta à medida que se aproxima a hora do resultado. "Estou nervosa até demais. A prova estava fácil, mas a gente sempre tem dúvidas se passa ou não. Espero que sim. Porém, se eu não passar, não vou desistir. Vou insistir até conseguir ingressar na Universidade", conta.

Além da divulgação do resultado do PSV, hoje também será publicado o edital de matrícula informando sobre datas e toda a documentação necessária para o procedimento.

De acordo com o Calendário Universitário 2012, a matrícula dos candidatos aprovados no PSV 2012 para ingresso no primeiro semestre letivo será realizada nos dias 12 e 13 de abril, na faculdade do respectivo curso para qual o candidato foi selecionado.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Segundo membros do PMN Apodi terá nova opção para disputa majoritária em 2012

Líderes do PMN - de Apodi reuniram-se para discutir projeto político para as eleições 2012, com um grupo de 12 (doze) pré- candidatos a vereador, o partido entra em consenso quanto a formação de coligação com outras representações partidárias.
Na reunião foi discutido o projeto político referente a eleição majoritária 2012, ficando firmado que o PMN apresentará um candidato a prefeito, o empresário Bráulio Ribeiro da rocha, disponibilizou seu nome que foi aceito pelo partido, que também indicou o nome do presidente da sigla Laete Oliveira de Souza, ficando firmado que os dois nomes serão postos em uma pesquisa de opinião pública, na qual o nome que ficar em primeiro lugar será o candidato a prefeito, enquanto que o outro fará parte do grupo de candidatos a vereadore.
“O PMN é um partido formado por líderes ligados a instituições que trabalham diretamente com o povo, tendo toda autonomia para lançar uma candidatura popular, um candidato que tem como base principal o povo” essa foi à reflexão feita pelo partido.
 
Fonte:JoseniasFreitas.

GASPEC Realizará palestra

O GASPEC-grupo de apoio as pessoas com câncer convida todos para assistirem a uma palestra hoje á noite no galpão do salão paroquial.
TEMA: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA - QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

PALESTRANTE: PADRE MARCIEL
HORÁRIO: 20 hrs.

A palestra será aberta ao público.

Governo do Estado promove Fórum Jovem Empreender

Representantes do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Integração Nacional, BNDES e Banco do Nordeste) participam nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) em Natal do FÓRUM JOVEM EMPREENDER.

O Fórum, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem como iniciativa organizar as micro e pequenas empresas do estado em Arranjos Produtivos Locais (APLs) para garantir o crescimento sustentável e o acesso às políticas públicas de tecnologia e inovação.

O evento acontecerá no Hotel Best Western Premier Majestic e está aberto a gestores e servidores do Governo do Estado e prefeituras municipais, classe empresarial, professores e estudantes universitários. São esperadas em torno de 200 pessoas, que podem se inscrever gratuitamente no endereço www.empreenderjovem.rn.gov.br.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Coopermil Realizará Assembléia Geral


COMUNICADO


A COOPERMIL – Cooperativa Regional Mista do Apodi, representada pelo seu Presidente Antonio Francisco Duarte, vem através deste convocar todos os seus associados e a população em geral para se fazerem presentes à Assembléia Geral Ordinária, que realizar-se-á neste dia 30 de março de 2012, sexta feira, a partir da 08:00 (oito) horas no parque industrial (usina) que fica localizado a rua Manoel Pedro Viana, S/N em Apodi/RN.

Na assembléia serão tratados os seguintes assuntos:

1) Apreciação das Contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório da Diretoria; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração das Contas de Resultados e sua destinação. 2) Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2011. 3) Fixação dos honorários dos Conselhos Fiscal e Administrativo. 4) Eleição do Conselho Fiscal para o período de abril/2012 a março/2013. 5) Recadastramento dos associados 6) Outros assuntos de interesse da sociedade.

Desde já agradecemos a todos que se fizerem presentes.

Antonio Francisco Duarte
Presidente

terça-feira, 27 de março de 2012

Emparn não aconselha plantar milho no Oeste

Uma das culturas mais tradicionais de Mossoró está ameaçada neste ano de 2012. O plantio de milho está sendo desaconselhado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, explica que o motivo é a incerteza sobre a quantidade de chuvas suficientes para segurar uma lavoura de milho cultivada agora. "O desenvolvimento de um plantio de milho leva em torno de 80 dias, ou seja, teríamos que ter chuvas frequentes até junho para que a plantação não se perca", argumenta.

Bristot destaca que o mais indicado para os agricultores de Mossoró e toda região Oeste é o plantio de culturas mais perenes como o feijão, de produção mais precoce.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, reconhece ser um pouco tarde para plantar milho. Entretanto, ele observa que os agricultores estão trabalhando com uma semente mais precoce, que leva entre 55 e 60 dias para chegar ao ponto de colheita. "Houve uma retomada das chuvas no final de semana e se continuar assim ainda dá para plantar e tirar uma boa safra", opina o sindicalista.

Entretanto, o mesmo pensamento otimista não é compartilhado pelos agricultores. Na localidade de Passagem do Rio, dois deles se mostraram pessimistas com a safra deste ano.

Seu Nicácio Carmo de Medeiros diz que o inverno está "muito feio", bem longe do que ele esperava. "Estou sem muita fé. A chuva era para ter começado em fevereiro e está acabando março e praticamente nada", justifica o pessimismo.

O agricultor que já fez um plantio de milho em fevereiro, mas a lavoura não vingou. "Mas se o inverno 'pegar' eu volto a plantar de novo", assegura, sem preguiça, no alto dos seus 60 anos de vida.

Já seu Antônio de Medeiros Lopes, ou Antônio Mossoró, como é mais conhecido, foi mais longe e plantou três hectares de terra com milho a partir de meados de fevereiro. Agora, com pés de milho de todos os tamanhos lhe cercando, o agricultor espera pelas chuvas para não perder o seu trabalho. "Se tivesse chovido mais, os pés de milho já estariam bem maior. Mas se voltar a chover dá para salvar a lavoura", pondera.

Se o inverno não for bom, vai prejudicar também o programa de Banco de Sementes do Governo do Estado. Neste ano, estão sendo distribuídas 390 toneladas de sementes para reabastecimento dos bancos, sendo 150 toneladas de milho.

Divulgada tabela dos jogos do estadual sub-18,UNIVAP estréia Jogando fora

19-05-12  Palmeira x Univap -  Nazarenão-Goianinha
26-05-12  Univap   x  Corintians - Ant.Lopes Filho-Apodi
02-06-12  Visão celeste x Univap - Gonzagão-Parnamirim
09-06-12  Univap x S.E Gol - Ant.Lopes Filho-Apodi
23-06-12  Baraúnas x Univap - Nogueirão-Mossoró
30-06-12  Univap x Abc - Ant.Lopes Filho-Apodi
07-07-12  potiguar x Univap - Gonzagão-Parnamirim
14-07-12  Univap x América - Ant.Lopes Filho-Apodi

Mármore de Apodi é exportado para outros países

 

A Chapada do Apodi vem se destacando na extração de mármore e granito para atender a construção civil, fornecendo pisos, fachadas, revestimentos vertical entre outros produtos, todos retirados de pedreiras nas comunidades de Soledade, João Pedro, e Poço Tilon, zona rural do município.
 
Toda produção de mármore e granito da Chapada do Apodi vem sendo industrializada e comercializada pela empresa Limestone Mármore do Brasil LTDA., que desde novembro de 2011 mantém uma serralheria e três pedreiras na Serra do Apodi, garantido emprego direto para cerca de 70 profissionais que atuam na indústria de extração de mármore e granito. 
 
 Em Apodi, as pedras são processadas e o acabamento é feito na sede da empresa no vizinho estado do Ceará, e logo segue para o exterior via França e para os Estados de São Paulo, Amazonas, Bahia entre outros onde o produto é comercializado para a construção civil. Em sua maioria, os produtos exportados são na forma de chapas e ladrilhos para revestimento de pisos e paredes. 
Segundo o gerente de produção da Limestone, Luis Pinheiro, mensalmente são produzidos na Chapada do Apodi cerca de 10 mil metros de mármore e granito. "Apodi tem um número potencialmente elevado de depósitos de rochas inexplorados e que agora a Limestone Mármore do Brasil vem explorando e gerando emprego e renda para a comunidade local", comentou.
 
A empresa já investiu cerca de R$ 5 milhões em Apodi, mas uma parceria com da empresa com o Governo do Estado vai viabilizar uma nova injeção de recursos na ordem de R$ 20 milhões na região, movimentando a economia e abrindo uma nova frente de desenvolvimento da mineração no interior do Estado.
A meta é gerar 300 empregos diretos e até mil indiretos em toda Chapada do Apodi.  Para a prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, a Limestone Mármore do Brasil tem colaborado para a geração de emprego e renda, reforçando o desenvolvimento regional e mostrando o potencial do município.

Fonte:Gazeta do Oeste

segunda-feira, 26 de março de 2012

CBF divulga tabela da segunda fase da copa do Brasil



Equipes de maior expressão continuam decidindo em casa o duelo de volta.

A CBF divulgou a tabela da segunda fase da Copa do Brasil, com datas, horários e mandos dos jogos definidos. Esta etapa da competição começará a ser disputada em 4 de abril e será encerrada no dia 19, caso a disputa dos três jogos de volta programados para este dia seja necessário.

Assim como aconteceu na primeira fase da Copa do Brasil, a partida de volta dos confrontos de volta da segunda etapa do torneio não serão disputadas se a equipe visitante vencer o jogo de ida por dois ou mais gols de diferença.

A ordem dos confrontos foi definida de acordo com o ranking da CBF, deixando clubes como Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo com a possibilidade de eliminar a segunda partida.


Confira a tabela dos jogos de ida da segunda fase da Copa do Brasil:

04/04 - Quarta-feira

19h30 - Ipatinga x Grêmio

20h30 - ASA x Coritiba ou Nacional-AM

20h30 - Juventude x Portuguesa

21h50 - América-MG x Goiás

21h50 - Horizonte-CE x Palmeiras

21h50 - Paysandu x Sport

21h50 - Guarani x Botafogo

05/04 - Quinta-feira

19h30 - Criciúma x Atlético-PR

21h50 - Atlético-GO x Ponte Preta

11/04 - Quarta-feira

20h30 - Penarol-AM x Atlético-MG

20h30 - ABC x Vitória

21h50 - Ceará x Paraná

21h50 - Chapecoense x Cruzeiro

21h50 - Remo x Bahia

21h50 - Bahia de Feira x São Paulo

12/04 - Quinta-feira

20h30 - Fortaleza x Náutico

UNIVAP reuniu imprensa Apodiense em prol do esporte




Representantes de UNIVAP, FUNDEVAP e ACDA reuniram na manhã deste sábado, 24 parte da imprensa apodiense, representantes de Rádios, Blogs e TV via internet com o intento de firmar parceria em um projeto que premiará em longo prazo, atletas de Apodi e região, tendo como pontapé a participação de uma equipe sub-18 de futebol no campeonato estadual da categoria, culminando com a volta a disputa da segunda divisão do futebol no estado em 2013.

O professor Francisco Gama explicou a parceria com essas entidades e ainda com o curso de educação física da UERN da cidade de Pau dos Ferros, pedindo apoio de toda imprensa presente para realização desse sonho, que coloca Apodi no seu devido lugar, como um seleiro de grandes valores do esporte.


Já no final do mês, mais especificamente dia 28 as entidades em parceria com toda imprensa de Apodi estará realizando um evento musical a fim de arrecadar recursos para a participação da nossa equipe no campeonato estadual sub-18 que começa próximo mês. 
Fonte:JoseniasFreitas.

ABC, América e Baraúnas dividem liderança do segundo turno

Já se passaram cinco rodadas da primeira fase do 2º turno do Campeonato Potiguar 2012 - e a situação é, digamos, contra-indicada para cardíacos. o ABC, o América e o Baraúnas estão embolados na liderança, cada um com 10 pontos - apenas os critérios de desempate os separam, com o ABC se mantendo na liderança ajudado ainda pela combinação de resultados.

Resultados desta rodada: o América venceu o ABC em Goianinha (1 a zero), Coríntians e Caicó empataram no estádio Marizão (0 a 0), e Baraúnas e Potiguar empataram em Mossoró (0 a 0); no sábado (24), o Alecrim perdeu para o Palmeira de Goianinha (3 a zero) e o Santa Cruz venceu o ASSU (3 a zero).

Eis a classificação do 2º turno, após a 5ª rodada:

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG R%
1 ABC 10 5 3 1 1 8 2 6 66,67%
2 América 10 5 3 1 1 8 4 4 66,67%
3 Baraúnas 10 5 3 1 1 4 3 1 66,67%
4 Alecrim 9 5 3 0 2 7 9 -2 60,00%
5 Santa Cruz 8 5 2 2 1 5 2 3 53,33%
6 Assu 6 5 2 0 3 2 6 -4 40,00%
7 Palmeira 6 5 1 3 1 5 3 2 40,00%
8 Corintians 4 5 0 4 1 4 5 -1 26,67%
9 Potiguar 2 5 0 2 3 1 4 -3 13,33%
10 Caicó 2 5 0 2 3 3 9 -6 13,33%

Governo quita débitos com produtores de leite do RN


Com o pagamento de R$ 1.178.668,30 realizados na última sexta-feira, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte quita o pagamento das duas quinzenas de Janeiro/12 e duas quinzenas do mês de fevereiro/12 do Programa do Leite, relativos ao Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade leite (PAA-Leite), parte do programa do Leite que é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS).

O governo realizou, também, na última sexta-feira (23) o pagamento de mais R$ 2,5 milhões, que quita o pagamento das duas quinzenas do mês de janeiro/12, referentes à parte do programa que é realizado exclusivamente com recursos do Governo do Estado. Até a próxima terça-feira (27) o Governo do Estado do Rio Grande do Norte quitará o pagamento das duas quinzenas do mês de fevereiro/12, efetuando o pagamento de mais R$ 2,5 milhões.

“Assumimos um compromisso com a cadeia produtiva do leite e estamos cumprindo. Reorganizamos o programa e as finanças; saldamos as dívidas. O programa Leite Potiguar contempla nova organização e estrutura do “programa do leite”, com mais agilidade e menos burocracia, para que os benefícios desse programa sejam sentidos por todos: produtores e população”, disse a governadora Rosalba Ciarlini anunciando mudanças do programa do leite que passa a se chamar Leite Potiguar, que entrega, por dia, 113.425 litros de leite de gado e 4.233 litros de cabra em todos os municípios do Rio Grande do Norte, totalizando 117.658 litros/dia para as famílias beneficiadas.

sábado, 24 de março de 2012

Rodada de clássicos neste fim de semana - Confira ao vivo pela Rádio Vale

Alecrim X Palmeira
Nazarenão | 24/03 16h00
Santa Cruz X Assu
Iberezão | 24/03 20h30
Corintians X Caicó
Marizão | 25/03 16h00
Baraúnas X Potiguar
Nogueirão | 25/03 17h00
América X ABC
Nazarenão | 25/03 16h00

Petrobras abre seleção para preencher 1.521 vagas

plataforma_de_petroleo A Petrobras lançou na quinta-feira (22/03) novo processo seletivo para preenchimento de 1.521 vagas em todo o país. Do total, 874 vagas são para o nível médio (31 cargos em 24 localidades diferentes) e 647 para o nível superior (29 cargos, com possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação).

As inscrições serão abertas em 27 de março e vão até 11 de abril pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) ou nos postos credenciados. O edital pode ser consultado no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) ou no da Fundação Cesgranrio.
A taxa de inscrição é de R$ 35 para o nível médio e R$ 50 para o nível superior. As provas são objetivas e estão previstas para serem realizadas em 6 de maio de 2012.

Para o cargo de advogado(a) júnior, haverá ainda prova discursiva. Para os cargos de inspetor(a) de segurança interna júnior e técnico(a) de perfuração e poços júnior também serão realizados exames de capacitação física.

Dentre os cargos com maior número de vagas disponíveis, estão técnico(a) de operação júnior e técnico(a) de administração e controle júnior, para o nível médio, e engenheiro(a) de equipamentos júnior - mecânica e administrador júnior para o nível superior. 
 
Remuneração pode chegar a R$ 6,8 mil

A remuneração mínima inicial para as vagas disponibilizadas pela Petrobras varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02 para cargos de nível médio e R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05 para cargos de nível superior.

A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
O concurso tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Até o final de 2015, a Petrobras pretende atingir um efetivo de 76 mil empregados - um aumento de aproximadamente 30% em relação ao efetivo atual, que é de cerca de 58.500 empregados.

Deverão ser admitidos nos próximos quatro anos mais de 22 mil pessoas para dar suporte aos projetos previstos no Plano de Negócios da companhia.

Governo do Estado abre 5.400 vagas de cursos profissionalizantes no Pronatec 2012


Governo do Estado abre nesta segunda-feira (26), a apresentação da oferta de dos cursos do ano letivo de 2012 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecendo 4.604 novas vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 867 vagas para os Cursos Técnicos Profissionais de Nível Médio (TEC) em 13 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

 O lançamento será às 9h, no auditório da Governadoria, com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, e de dirigentes dos parceiros do Protanec – SENAC, SENAI, UFRN e IFRN. O Pronatec irá atender a alunos de 90 Escolas Estaduais com cursos voltados para a Qualificação e a Educação Profissional Técnica. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no site www.pronatec.rn.gov.br 

 Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC), em parceria com o Governo Federal, o Pronatec oferece cursos de Educação Profissional no SENAI, IFRN, UFRN e SENAC. Os cursos de Formação Inicial Continuada têm carga horária mínima de 160 a 360 horas e beneficiam diretamente a estudantes do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 Os cursos de Formação Técnica têm o mínimo de 800 a 1.200 horas de carga horária e são destinados, de forma concomitante (contraturno das aulas), aos estudantes do Ensino Médio. A oferta de cursos segue as potencialidades e tendências de mercado regionais, e ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Apodi comemora nesta sexta 177 anos de emancipação política, evento será no Calçadão

A cidade de Apodi comemorará nesta sexta-feira, dia 23, 177 anos de emancipação política. A prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo programou uma grande festa para comemorar a data. A prefeita professora Maria Goreti da Silveira Pinto garantiu que as comemorações começarão às 5:30hs da manhã. A noite haverá festa dançante com as bandas Forró Ferruado e Forró do Stilo.

Alvorada, apresentação de bandas de músicas, apresentações culturais com a participação de grupos teatrais, degustação de bolo, exposição de artesanato, tudo isso paralelo a atividades físicas como canoagem e maratona. A prefeita Goreti Pinto fará seu discurso em homenagem a cidade as 9hs da manhã.O evento acontecerá no Calçadão da Lagoa do Apodi.
 
Fonte: Ascom-PMA

quinta-feira, 22 de março de 2012

GASPEC Realiza Atividades Em Escolas


O Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer de Apodi realizou atividades na manhã de terça-feira na Escola Municipal Lindaura Silva, no bairro Cohab em Apodi.
O enfermeiro “Gilberto”, que faz parte do GASPEC mostrou para as crianças da escola, o quanto é importante cuidar da nossa saúde com  higienização, e com a boa alimentação e as orientações dos pais.
 
O pátio da escola ficou lotado de crianças, que ouviram atentamente as palavras do enfermeiro “Gilberto”. Os pequeninos interagiram e fizeram diversas perguntas ao palestrante, que explicou muito bem as dúvidas dos alunos.
 
O que podemos fazer para evitar doenças?
Qual a importância de escovar os dentes?
Como evitar as bactérias prejudiciais a nossa saúde?
Os alimentos mais saudáveis, para termos mais saúde.
 
Essas e outras questões foram abordadas   na Escola Municipal Lindaura Silva.
 
Nesta quinta-feira 22/03, será a vez da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, no bairro Bacurau 1,receber os membros do GASPEC com suas atividades.

Petrobras, Governo Do Estado e Prefeituras Assinam Convênio Para o Projeto Terra Pronta

Nesta quinta-feira (22), a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) e prefeituras de 17 municípios assinarão o convênio que permitirá a realização do Projeto Terra Pronta em 2012. A cerimônia ocorrerá a partir das 14h, no Auditório da base de Mossoró da Petrobras.

Em 2012, o projeto beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares nos municípios de Macau, Guamaré, Pendências, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Mossoró, Areia Branca, Apodi, Assú, Governador Dix-sept Rosado, Carnaubais, Porto do Mangue, Upanema, Caraúbas, Felipe Guerra, Serra do Mel e Afonso Bezerra.

O Programa ocorre desde 1996 unindo as instituições participantes em torno do objetivo de atender às necessidades dos pequenos agricultores rurais nas condições básicas para plantio de lavouras voltadas para a agricultura de subsistência das comunidades beneficiadas.

O Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Coopermil Realizará Assembléia Geral


COMUNICADO

A COOPERMIL – Cooperativa Regional Mista do Apodi, representada pelo seu Presidente Antonio Francisco Duarte, vem através deste convocar todos os seus associados e a população em geral para se fazerem presentes à Assembléia Geral Ordinária, que realizar-se-á neste dia 30 de março de 2012, sexta feira, a partir da 08:00 (oito) horas no parque industrial (usina) que fica localizado a rua Manoel Pedro Viana, S/N em Apodi/RN.

Na assembléia serão tratados os seguintes assuntos:

1) Apreciação das Contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório da Diretoria; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração das Contas de Resultados e sua destinação. 2) Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2011. 3) Fixação dos honorários dos Conselhos Fiscal e Administrativo. 4) Eleição do Conselho Fiscal para o período de abril/2012 a março/2013. 5) Recadastramento dos associados 6) Outros assuntos de interesse da sociedade.

Desde já agradecemos a todos que se fizerem presentes.

Antonio Francisco Duarte
Presidente

Juíza de Apodi sentencia a 56 anos de prisão, mulher e homem que agenciavam garotas em Apodi para fins de prostituição

“Operação desmontou em 2010 quadrilhas de aliciadores em Apodi”

APODI – Parte dos acusados de envolvimento em crimes de exploração sexual de adolescentes e jovens no município de Apodi, presos em julho de 2010 na Operação Arcanjo executada no território apodiense através de um trabalho em conjunto do Ministério Público Estadual via do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Criminalidade Organizada – GAERCO, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar de Apodi, foram condenados em meados desse mês de março pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Apodi, Kátia Cristina Guedes Dias.

De posse dos mandatos de prisão, policiais da Delegacia de Policia Civil de Apodi, sob o comando do delegado, Renato da Silvai Oliveira, prenderam em Apodi na manha dessa terça-feira, Geraldo Cosme de Andrade Junior “Juninho”, condenado a 08 anos de reclusão, ficando o mesmo preso no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDPA).

Outra prisão efetuada foi simultaneamente foi a da jovem Meirella Karla Fernandes “Carla”, condenada a 48 anos de prisão. Karla fora presa em sua residência no bairro Rodoviária. Como no CDP de Apodi não dispõe cela para mulheres, Karla Fernandes fora transferida para o Centro de Detenção Feminino de Mossoró.

Em 2010 foi montada uma força-tarefa formada por onze Promotores de Justiça, trinta e seis policiais rodoviários federais e os efetivos das Polícias Civil e Militar de Apodi que conseguiram apurar que a existia em Apodi uma quadrilha que aliciava adolescentes em todo o Estado, mas se concentrava na região de Apodi e Mossoró. Além das adolescentes, adultas também eram exploradas sexualmente. Foram identificadas 36 mulheres que faziam programas intermediados pela organização. Os clientes eram empresários, políticos, profissionais da área de saúde, servidores públicos. Os programas aconteciam em Mossoró, Assu, Apodi e em Natal, onde havia até clientes estrangeiros.

Segundo o delegado de Apodi, Renato Oliveira da Silva, a investigação durou vários meses, e foi iniciada pelo Ministério Público, através da Promotoria Criminal de Apodi e do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Criminalidade Organizada – GAERCO. As jovens exploradas tinham entre 14 e 17 anos de idade.

O Processo segue em segredo de justiça. A expectativa da população apodiense é que mais pessoas envolvidas com crimes de exploração sexual de adolescentes e jovens no município, possam vir a ser presas a qualquer momento.

Homenagem do empresário Bráulio Ribeiro pelos 177 anos de emancipação de Apodi

Vereador De Parnamirim Morre De Parada Cardíaca

 


Faleceu vítima de parada cardíaca, na noite desta terça-feira, o vereador Paulo Barbosa (PSB), o mais votado nas eleições de Parnamirim em 2008. Paulão, como era mais conhecido por causa de seus quase 2 metros de altura, estava no quarto mandato.

Paulão tinha 61 anos de idade e sofria de diabetes, doença que algumas vezes o levou ao hospital. Fumante há muitos anos, ignorou as recomendações médicas para que suspendesse o cigarro.

Ele passou mal quando já estava em casa. Desmaiou e foi imediatamente levado por familiares para o Hospital Regional Deoclécio Marques, o mais próximo de sua residência.

O velório já está ocorrendo na Câmara Municipal de Parnamirim e será sepultado nesta quarta-feira as 16hs no cemiterio público de Parnamirim.
A vaga dele na Câmara será ocupada pelo suplente Ricardo Gurgel (PSB).

terça-feira, 20 de março de 2012

Seridoenses Tomarão Posse Na Academia Apodiense De Letras Na Próxima Sexta (23)


Na próxima sexta-feira (23) tomarão posse  como Sócios correspondentes da Academia Apodiense de Letras (AAPOL), na Cidade de Apodi/RN,vários pesquisadores, escritores, genealogistas e acadêmicos.
 
A Solenidade será realizada na sede da referida Academia ás 19:30 horas, onde na oportunidade vários Seridoenses também irão tomar posse e participar do alusivo Evento Cultural.
 
O Prefeito de Caicó e pesquisador Bibi Costa é um dos agraciados da noite como também diversos outros conterrâneos e colegas confrades e confreiras, assim informou o Presidente da Instituição Senhor Marcos Pinto,  vejamos os Acadêmicos:

1-ARYSSON SOARES DA SILVA
2-RIVALDO COSTA
3-RAIMUNDO ARAÚJO DA SILVA
4-JOSÉ HÉLIO DE MEDEIROS
5-ÁLVARO ANÍDIO BATISTA
6-JOAQUIM JOSÉ DE MEDEIROS NETO
7-AUSÔNIO TÉRCIO DE ARAÚJO
8-RENATO ROMERO DE MEDEIROS
9-ENÉAS OLÍMPIO MAIA
10-SINVAL COSTA
11-MARIA DO CÉO COSTA
12-JOÃO FELIPE DA TRINDADE
13-SÉRGIO BANHOS TEIXEIRA
14-HERDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
15-MARIA DAS DORES MEDEIROS
16-PAULO MACEDÔNIO DE ASSIS BRAZIL
17-JOSÉ SANTINO DE ASSIS
18-JOÃO BOSCO FERNANDES
19-JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO
20-TÁCITO LUIZ CORDEIRO GALVÃO
21-JACIEL CUNHA DO NASCIMENTO
22-ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
23-ANTÔNIO LUIZ DE MEDEIROS
24-FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS
25-FÁBIO ARRUDA  DE LIMA
26-CLOTILDE SANTA CRUZ TAVARES
27-NATHÁLIA MARIA MONTENEGRO DINIZ
28- LICURGO NUNES QUARTO
29-FRANCISCO AUGUSTO DE ARAÚJO LIMA
30-FRANCISCO ANDERSON TAVARES DA SILVA
31- GIBRAN ARAUJO DE CASTRO
32-OLÍMPIO MACIEL
33-MANOEL AMÉRICO DE CARVALHO PITA
34-FERNANDO ANTÔNIO BEZERRA
35-NANAEL SIMÃO DE ARAÚJO
36-GUTENBERG COSTA
37-CLAUDIONOR BARROSO BARBALHO
38-FRANCISCO FERNANDES MARINHO
39-JURANDYR NAVARRO
40-ANA MARIA CASCUDO BARRETO
41-JOSÉ GURGEL GUARÁ
42- REINALDO CARNEIRO LEÃO

Projeto De Abastecimento De Soledade é Elaborado e Será Executado Segundo Coordenador Raimundo Moisés



E o projeto de abastecimento de água para soledade segundo Raimundo Moises que é coordenador da secretaria de agricultura do nosso município foi elaborado pelo poder público municipal e entregue ao governo federal para ser executado segundo o coordenador até o meio deste ano.
 
Ele nos explicou que o projeto foi entregue a cerca de quinze dias e que os recursos já estariam garantidos através do PAC, programa de aceleração do crescimento do governo federal o que não impediria do mesmo ser executado mesmo em época eleitoral. 
 
O projeto é de mais de meio milhão de reais e apresenta a construção de uma caixa d’água de grande capacidade, e ainda a colocação de nova tubulação em toda a comunidade, o que acabaria de vez se executado com o sofrimento de centenas de famílias de Soledade que passam privação por conta do sistema de abastecimento que hoje é insuficiente.
 
Fonte:JoseniasFreitas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Seminários movimentam municípios durante toda a próxima semana


Entre os dias 19 e 24 deste mês, será realizada em Grossos uma semana inteira de programação sobre o Dia Mundial da Água. A intenção, segundo os organizadores, é mostrar à comunidade, sobretudo aos produtores, formas de como preservar os mananciais disponíveis.

Grossos é um dos municípios que ficam na foz do rio Apodi-Mossoró e um dos que mais exploram esse potencial, tanto para a pesca como para a produção de sal.

O encontro está sendo organizado pelo técnico em segurança do trabalho e aluno de Gestão Ambiental Ângelo Víctor e pelo engenheiro de meio ambiente Rogério Taygra.

Durante a próxima semana, o Governo do Estado também realizará movimentação. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) promove, de 19 a 23, o Seminário das Águas do RN. O evento tem como objetivo levar mais informações sobre temas relacionados à água para a comunidade em geral, bem como promover uma reflexão sobre a situação da água do Estado do Rio Grande do Norte. Através do seminário, serão discutidas desde questões relacionadas ao saneamento a assuntos referentes à sustentabilidade e saúde.

O público-alvo do evento é formado por estudantes, professores, profissionais da área ambiental e públicos afins. Em sua primeira edição, o evento acontece em cinco municípios do Estado, sendo eles Natal, Assú, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. A escolha das cidades deve-se ao fato de elas serem polos de diferentes regiões do Rio Grande do Norte e, assim, permitirem maior disseminação das informações repassadas aos alunos.

Prefeita Goreti Entrega Passagem Molhada Do Sítio do Góis


Mais uma obra que foi prometida pela prefeita Goreti Pinto acabou de ser entregue aos munícipes. A passagem molhada da comunidade de Góis, que beneficia vários sítios vizinhos, foi concluída recentemente. A prefeita visitou a localidade  dia  12, e pode comprovar a satisfação da população com a conclusão da obra.

Acompanhada do Secretário Municipal de Obras Moésio Fernandes a prefeita Goreti Pinto pode comprovar a importância da obra “Várias famílias aqui do pólo Góis reclamavam que na época de inverno aqui ficava intransitável. Agora este problema foi solucionado com trabalho e competência”, disse a prefeita.

ASCOM – PMA

Náutico Elimina Santa Cruz-RN Em Pleno Estádio Iberezão

Jogadores gol Náutico (Foto: Frankie Marcon / Ag. Estado)
Depois do América, agora foi a vez do Santa Cruz-RN dar adeus à Copa do Brasil 2012. No jogo de estreia, a equipe do Inharé - que participava pela primeira vez da competição - recebeu o Náutico-PE em pleno estádio Iberezão;e acabou eliminada pelo Timbu pernambucano, 3 a 1. 



Outros jogos

Além de Santa Cruz-RN 1 x 3 Náutico, outros dois jogos - desta vez válidos pela "volta" da 1ª fase - foram realizados: Atlético-PR 1 x 0 Sampaio Corrêa-MA (Atlético classificado; o adversário na 2ª fase é o Criciúma) e Atlético-GO 4 x 2 Gurupi-TO (Atlético classificado à 2ª fase, aguarda o vencedor de ponte Preta x Sapucaiense).

Barragem Santa Cruz do Apodi Completa Uma Década

Barragem foi inaugurada há uma década.
 Um dos principais reservatórios de água do Estado do Rio Grande do Norte completou dia 11 de março uma década. Depois das obras terem sido iniciadas ainda no começo dos anos 90, a conclusão e a inauguração só aconteceram em 2002.
Placa de identificação do reservatório.
 Apesar do enorme potencial econômico, a mínima parte dele é explorada. A irrigação das terras férteis do Vale do Rio Apodi/Mossoró, mais incentivo à psicultura e melhorias quanto a atividade turística, são apenas algumas ações que poderiam ser realizadas para gerar ocupação e renda proporcionada pelo aproveitamento riqueza do manancial.
Potencial da Santa Cruz pode ser melhor explorado.
fonte:Caraúbas HotNews 

Estado Deverá Indenizar Candidata Por Concurso Anulado

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ibanez Monteiro da Silva, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a indenizar, por danos materiais, uma médica que se inscreveu, em 2008, no concurso público para o cargo de Médico, do quadro da Secretaria de Saúde do Estado, tendo sido o certame anulado. A sentença determina o pagamento de R$ 858,00, referente ao valor da passagem aérea Porto Alegre-Natal, R$ 80,00, referentes à quantia paga pela inscrição no concurso (caso não tenha sido devolvida administrativamente) e R$ 800,00 a título de lucros cessantes, pelos dias que a médica não atendeu em seu consultório, por ter viajado para participar do concurso.

A ação também foi movida contra o Instituto Cidades - Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatístico e Social, que organizou o concurso, mas o magistrado entendeu que a realização de concurso público é de inteira responsabilidade do ente estatal que o promove, tanto que nomeia comissão especialmente para essa finalidade. A empresa contratada para aplicar as provas o faz em nome do Poder Público, portanto não possui legitimidade passiva para responder à ação indenizatória decorrente dessa atividade, ressalvada a possibilidade de ação regressiva.

Em sua defesa, o Estado do Rio Grande do Norte, alegou ser parte ilegítima para figurar no polo passivo da demanda em razão do teor de cláusula contratual constante do contrato firmado com o Instituto Cidades. Para o juiz Ibanez Monteiro da Silva, "A tese da total isenção do ente estatal, como pretendeu em sua defesa, não merece acolhimento. Dois são os aspectos que devem ser levados em consideração: o primeiro deles é que, segundo acima discorrido, se por ato seu ocasionara dano a terceiros por expressa dicção legal tem o dever de indenizar. O segundo é que, a posição por ele ostentada, não lhe permite, pura e simplesmente, mesmo que por expressa previsão contratual, retirar seu munus (ônus)de administrador e todas as implicações que lhes são inerentes".

No que diz respeito a indenização por dano moral pedido pela autora o magistrado entende que a anulação de um concurso público, apesar de não ser evento pretendido pelo lesado de certa forma é tida como evento dentro da previsibilidade, seja pelo órgão autorizador, seja pelo candidato. É certo que o esperado é que desenvolva dentro da legalidade, cumprindo os prazos e as etapas previamente estabelecidas em edital, contudo, havendo desrespeito a tais premissas, como medida primordial almejada tanto pelo próprio administrador, como pelo administrado, tem-se a necessidade de se extirpar aqueles atos eivados de vício. A anulação do certame se insere nos argumentos da teoria da perda de uma chance, visto que além de não ter chegado a seu fim, a aprovação da autora não seria fato certo, mesmo a considerar possíveis aprovações em outros eventos assemelhados.

"De fato, pode-se verificar que a anulação das provas, por implicar novo deslocamento, nova disponibilidade de tempo, não tenha sido visado pela autora, mas nada que ultrapasse os limites da normalidade, o que se pode entender como mero dissabor. Dessa forma, verifico que não estão presentes os requisitos para a concessão de indenização por danos morais, conforme pretendido pela autora", disse o juiz.

Ação Ordinária Nº: 0022195-66.2008.8.20.0001
Fonte: TJ/RN