quinta-feira, 31 de maio de 2012

Termina hoje primeira etapa da vacinação contra febre aftosa


Começou no dia 1º de maio e termina hoje 31, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Norte.

Todos os bovinos e bubalinos, devem ser vacinados. Atualmente, o RN está classificado como área de médio risco.

A expectativa é de que 90% do rebanho potiguar seja imunizado.

Reunião trata retomada da polpa de fruta na Chapada do Apodi


Aconteceu semana passada uma reunião no Projeto de Assentamento Aurora da Serra, com a equipe do SIM(selo de inspeção municipal) e os grupos produtivos de polpa de fruta.O tema central da reunião foi todo o trabalho que está sendo realizado para que a comercialização da polpa de fruta seja retomada em Apodi.
 
Estiveram representados os seguintes assentamentos rurais: Lage do Meio; Paraíso; Aurora da Serra; Moacir Lucena; Milagre; Portal da Chapada e Lage do Meio Comunidade.
 
Segundo Raimundo Moisés, estamos vivendo um momento muito importante para agricultura familiar no município, pois a conquista do SIM possibilitará num futuro próximo a comercialização de todos produtos da agricultura familiar, tanto os de origem animal quanto os de origem vegetal".
 
Fonte:JoseniasFreitas.

Mais de 500 agricultores estão cadastrados no seguro safra em Apodi

No município de Apodi mais de quinhentos agricultores estão aptos a receberem o benefício do seguro Safra, é mais uma ação da prefeitura para com o homem do campo. O benefício está garantido ao agricultor apodiense, uma vez que o município vem pagando rigorosamente as parcelas.

Para se entender melhor como funciona o pagamento por parte dos governos federal, estadual e municipal, vale salientar que o benefício é dividido em cinco parcelas iguais para cada uma das esferas de poder (municipal, estadual e federal). O município de Apodi está em dia com as parcelas, a primeira foi paga no dia 11/04 e a segunda no dia 04/05, ambas no valor de R$ 2.076,72.

As outras três parcelas serão pagas até o vencimento, de acordo com o estipulado pelo programa. Com relação ao factóide criado a partir da imprensa dando conta de uma possível antecipação do benefício para o agricultor, o Secretário Municipal de Agricultura Elhton Rosember destaca “O município não foi notificado, nem tem essa informação a respeito de uma possível antecipação do pagamento do benefício. Quanto a nossa parte estamos cumprindo, o município está fazendo o pagamento de acordo com a programação orçamentária”, disse.
 

Mostrando o trabalho realizado,a prefeitura através de toda equipe administrativa, lembra que no ano de 2008, quando a atual gestora assumiu o município  o seguro safra tinha apenas 13 produtores cadastrados, sendo que destes apenas 4  estavam aptos a receberem o benefício.
No ano seguinte a prefeitura de Apodi aumentou para 200 o número de agricultores a receberem o benefício. Este ano a prefeita Goreti conseguiu o seguro safra para mais de 500 agricultores. 
 
Fonte:com informações da ascom/pma.
 

Prefeitos da região oeste cancelam festividades devido à seca

Em reunião conduzida pela Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta terça- feira, 29, na sede do SEBRAE de Pau dos Ferros os prefeitos da região Oeste presentes decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios.

A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos que decretaram Estado de Emergência em seus municípios em virtude da seca que assola a região.
 
Segundo Marcos Aurélio de Paiva, prefeito de Riacho da Cruz e presidente da AMORN, além do grave problema da estiagem, a situação agravou-se pela complicada situação financeira pela qual passa os municípios com a constante oscilação nos repasses dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que impede a realização das festas concomitante com as ações a serem desenvolvidas junto às famílias afetadas pela seca.

Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:

1. Coronel João pessoa
2.Francisco Dantas
3. Frutuoso Gomes
4. Itaú
5. Martins
6. Messias Targino
7.Paraná
8. Pilões
9. Portalegre
10. Riacho da Cruz
11. Rodolfo Fernandes
12. Severiano Melo
13. Venha ver

Juízes e Desembargadores fazem lançamento da pedra fundamental da sede do TRE em Apodi

Os Desembargadores Saraiva Sobrinho e Vivaldo Pinheiro, ainda acompanhados dos Juízes do TRE/RN Nilo Ferreira Junior, Ricardo Procópio de Melo e Nilson Roberto Cavalcante, participaram na tarde desta quarta-feira, 30 de Maio do lançamento da pedra fundamental da sede do TRE em Apodi.Estiveram ao lado da Juíza local, Dra. Ana Clarisse,a prefeita de Apodi Goreti Pinto, Vereadores e diversas autoridades da região da zona eleitoral que compreende as cidades de Apodi, Felipe Guerra, Itáu, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.
 
A sede será construída no complexo judiciário de nossa cidade, onde foram construídos o Fórum Municipal e a Promotoria Pública, terreno doado na época pelo ex-prefeito Pinheiro, fato lembrado no discurso do Desembargador Saraiva Sobrinho Presidente do TRE no estado.
 
Fonte:JoseniasFreitas.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Balneário de Santa Cruz está abandonado; comerciantes reclamam do acesso


Balneário está construído em frente a comporta da Barragem de Santa Cruz


Os comerciantes que exercem suas funções em barracas improvisadas na frente a comporta da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, reclamam da demora do Governo do Estado para inaugurar o balneário construído ao lado de onde eles estão.

Um dos comerciantes diz que o local é muito agradável e propício a receber visitantes nos finais de semana, mas falta estrutura adequada para receber grande público, como banheiros, locais de estacionamento e hospedagens. O balneário novo não tem hospedagem, mas tem ótimos quiosques, áreas de lazer, salão e quadras de jogos, além de estacionamento.

São vários quiosques, todos prontos para serem usados. Ao centro do balneário, tem uma fonte desligada. O local atualmente está servindo para animais pastarem. “Não é bom nem de olhar pra isto aí que o Governo do Estado deixou”, declarou um comerciante.

Os comerciantes destacam que para explorar o balneário comercialmente, é preciso, além de inaugurar o balneário, o Governo do Estado asfaltar o trecho de mais ou menos 5 km de estrada de acesso, que é de piçarra,Além de sinalização.

O ambiente é por si só agradável. Além de água farda no sangradouro na barragem, a liberação de água pela comporta para perenizar o rio Apodi/Mossoró gera uma nuvem de água, que melhora o clima consideravelmente.

Perseguição começa em Apodi e termina com um morto na cidade de Caraúbas

francisco_diassis_zaroio
Francisco Diassis Alves "Zaroio" natural de Catolé do Rocha-PB
Ontem à tarde, um elemento identificado como Francisco de Assis Alves,conhecido como Zaroio", foragido, morreu em confronto com a Polícia Militar na cidade de Caraúbas. A perseguição começou em Apodi, onde a vítima e uma mulher e outro elemento, que foram presos, assaltaram uma loja no bairro São Vicente, de onde levaram joias, dinheiro e celulares.

De acordo com a PM do Apodi, por volta das 11h uma mulher identificada pela polícia e residente no sítio Santa Rosa I, chegou à loja com o intuito de comprar créditos para o celular, momento em que dois elementos em uma moto também chegaram e anunciaram o assalto. Os elementos roubaram R$ 500,00, um estojo de joias, três celulares, câmeras fotográficas, roupas e bijuterias.

Pouco tempo depois, populares informaram à polícia que a mulher identificada foi vista na companhia dos dois assaltantes dividindo o roubo. Uma guarnição policial, comandada pelo capitão Brilhante e apoiada pelo delegado Renato Oliveira, localizou e prendeu a mulher, ainda com parte do roubo.

Começou então a perseguição aos dois elementos e um deles foi preso ainda em Apodi, enquanto que "Zaroio" fugiu para Caraúbas, se escondendo no bairro Leandro Bezerra. Por volta das 16h a polícia localizou o elemento em uma casa próximo ao antigo Caic e ao realizar a abordagem, houve troca de tiros e o assaltante morreu.

"Zaroio" ainda foi socorrido para o hospital local, mas já chegou à unidade morto.
O casal preso foi levado para a cidade de Apodi.

Fonte:Omossoroense.

TCE adia divulgação da lista que pode conter mais de mil fichas-sujas


A expectativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) era informar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a lista dos gestores e ex-gestores que tiveram contas rejeitadas pelo tribunal até o dia 3 de junho. No entanto, a demanda foi maior do que os conselheiros esperavam.
De acordo com uma fonte do Tribunal, já são mais de 1000 políticos com prestação de contas rejeitadas. Eles deverão ficar inelegíveis, se prevalecer o entendimento da Lei da Ficha Limpa. O listão deverá ser divulgado até o dia 15 de junho. Enquanto isso, os partidos aguardam com ansiedade.

Fonte:Robson Pires.

Censo Escolar 2012 será aberto nesta quarta-feira


Começa nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do Censo Escolar 2012, quando será aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios.

O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase.

 O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar

Apodi sediará encontro da gestão pública territórios da cidadania


Acontecerá nesta terça-feira (29) o I Encontro de Discussão Sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial. O evento será realizado a partir das 13h30min no auditório do IFRN, em Apodi/RN.

O objetivo do encontro, que reunirá representantes de Caraúbas/RN, de outros 16 municípios localizados no Território da Cidadania Sertão do Apodi e de mais 14 do Vale do Açu, é promover os debates em torno da importância do fortalecimento da gestão pública para o desenvolvimento territorial.

A iniciativa para a realização do evento parte de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Prefeitura Municipal de Apodi e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 --------
Durante o evento haverá a apresentação dos resultados da pesquisa para a política de desenvolvimento territorial sustentável, realizada e coordenada pelo Dr. Emanoel Márcio Nunes. O evento deverá contar com a presença dos reitores da UERN e UFERSA, representantes do MDA, Parlamentares estaduais e da anfitriã do evento prefeita Goreti Pinto.

Ministro fará entrega de retroescavadeiras em Parnamirim


No próximo dia 4 de junho o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, estará em Parnamirim, onde fará entrega das 26 retroescavadeiras aos prefeitos dos 26 municípios do Rio Grande do Norte que concorreram a um Edital do MDA e foram contemplados. A solenidade será realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, às 9h30.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) considera como muito oportuna agenda do Ministro Pepe no RN. “O nosso estado vive momentos de muita angustia e sofrimento diante dos efeitos de mais uma grave estiagem que assola o solo Potiguar e o nordestino. As retroescavadeiras chegaram numa boa hora. Com ela, o trabalho será realizado em menor tempo, o que é fundamental para agilizar os serviços de infraestrutura nesse período de seca”, comentou Fátima.

A entrega das máquinas integra as ações do MDA na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem como objetivo permitir que os municípios invistam em sua infraestrutura, melhorando a qualidade de suas estradas vicinais.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Começa hoje o período de inscrições para o ENEM 2012



Começa hoje segunda-feira 28 de Maio, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em participar da prova deverão acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O prazo para se inscrever se estenderá até o dia 15 de junho. Já os dias para a realização do exame foram confirmados para 03 e 04 de novembro.

domingo, 27 de maio de 2012

Pelo estadual sub 18 Univap e Corintians ficam no empate sem gols

A equipe apodiense do Univap jogou diante da sua torcida na tarde deste sábado 26 de Maio pela segunda rodada do campeonato estadual sub 18.A partida foi muito disputada pelas equipes que tentavam a vitória para continuar lutando pela classificação a próxima fase.

A torcida compareceu em bom número,apesar do forte calor.Os destaques da partida que terminou num empate sem gols foram,Jefferson goleiro do Univap e Danilo do Corintians de Caicó.


Resultados e Jogos


ABC 0 X 2 América
Univap 0 X 0 Corintians
Baraúnas X Palmeira
Visão Celeste X Sport Gol

Edilson Neto toma posse no STTR de Apodi



Sábado (26) pela manhã na sede do Sindicato dos trabalhadores Rurais do Apodi tomou posse o Senhor Edilson Neto na presidência do Sindicato dos trabalhadores rurais cargo para o qual foi eleito.

Edílson Neto nos expressou que está muito feliz com mais esse desafio e é com humildade que o estava aceitando. Edilson expressou que vai precisar do apoio de todas as entidades que representam o campo para vencer os desafios do seu novo mandato, especialmente nesse ano que é de seca.

Teremos grandes desafios em nossa gestão, logo de saída, um deles é a questão da seca desse ano. Temos o desafio de lutar pela liberação do seguro safra para os agricultores do município do Apodi. Estou muito preocupado, pois o governo federal já liberou todo recurso do seguro safra integralmente, o governo estadual também já liberou e aqui em Apodi só recebemos duas parcelas até agora, temos que nos mobilizar de imediato quanto a essa questão”, disse.

A gestão de Edilson Neto será de quatro anos e irá até 2016. Parabéns ao presidente do sindicato pelo belo trabalho que faz junto a essa entidade. Desejamos muito sucesso em seu novo mandato.

Fonte:Professor Toinho.

sábado, 26 de maio de 2012

UERN:Governo pede ilegalidade da greve


Depois de pouco mais de 20 dias de greve, a procuradoria do Governo do Estado ajuizou ontem o pedido de ilegalidade do movimento paredista dos docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Segundo o procurador Miguel Josino, a decisão foi tomada depois de várias tentativas de negociação com a categoria. O pedido será avaliado pela juíza substituta Sulamita Pacheco e, de acordo com informações repassadas pelo chefe de gabinete Anselmo Carvalho, será agendada uma audiência conciliatória entre o Governo e a Associação dos Docentes (ADUERN).
Nessa última semana, a equipe formada por várias secretarias voltaram a se reunir e decidiram que nenhuma categoria receberá reajuste salarial até que os problemas vigentes na área da Saúde sejam solucionados.

A informação foi repassada pela professora Betânia Ramalho, titular da Secretaria de Estado da Educação.
De acordo com ela, a prioridade foi anunciada pela própria governadora. Em contrapartida, o professor Flaubert Torquato assegurou que até o final da tarde ainda não havia recebido nenhuma notificação do Governo, tampouco do Tribunal de Justiça.

A governadora Rosalba Ciarlini foi ontem à cidade de Pau dos Ferros para assinar ordem de serviço do Sistema Adutor do Alto Oeste. Representantes da Aduern aproveitaram a ocasião para entregar a documentação com a proposta da categoria e pedir mais agilidade nas negociações. O clima esquentou e Rosalba ameaçou de cortar o salário dos professores que não retornarem às salas de aula.
 
Em seu discurso, ela defendeu que a greve é um direito, mas as aulas também é um direito dos estudantes.
A fala foi repercutida pelo twitter da governadora, alimentado pela assessoria. Porém, em contato com Miguel Josino, ele disse desconhecer a decisão do corte até que o pedido de ilegalidade seja julgado.
 
Fonte:Defato.

PSF São Sebastião realizou encontro de Hiperdia





Foi realizado na manhâ na manhã de quinta-feira 24, mais um encontro com Hipertensos e Diabéticos.O Hiperdia ofereceu café da manhã, palestras e muita informação aos cerca de 250 usuários do Programa Saúde da Família do Bairro São Sebastião.
O evento aconteceu no Complexo Turístico Calçadão da Lagoa do Apodi e contou com caminhada e alongamento,com acompanhamento físico e também com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde.O evento foi uma manhã de importantes atividades.
O Hiperdia já aconteceu no Programa Saúde da Família do bairro CAIC e agora do Bairro São Sebastião, outras unidades do programa também terão o benefício. 
O evento foi realizado e organizado pela prefeitura de Apodi através da secretaria de saúde.

Diretoria da COOAFAP se reúne com equipe do SIM


A diretoria da COOAFAP esteve reunida com a equipe de inspeção municipal para dá continuidade as discussões sobre a liberação da comercialização da polpa de fruta, produzida em sua maioria na Chapada do Apodi.
A equipe em visita anterior as instalações de beneficiamento fez um levantamento das adequações necessárias para as melhorias na produção em todo o município.
Na pauta da reunião a determinação dos prazos para legislação do espaço de beneficiamento da polpa de frutas; Parcerias para realização das analises da polpa de fruta.
Ficou encaminhada uma reunião com os grupos produtivos em Aurora da Serra realizada ontem 25 de maio.
“Essa é luta de todos os produtos da agricultora familiar do nosso município, em especial da Chapada do Apodi que querem voltar a ter sua fonte de renda” afirmou Raimundo Moises um dos defensores do selo de inspeção municipal(SIM).

Edital traz regras do Enem 2012; inscrições começam segunda-feira 28 de Maio

O Diário Oficial da União traz publicado na edição desta sexta(25),o edital do Ministério da Educação com as regras da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito  pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Uma das novidades deste ano é a mudança nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h de segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, horário oficial de Brasília. As inscrições custarão R$ 35 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Estão isentos da taxa de inscrição alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos do pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa só será aceito por meio do sistema de inscrição.

No Rio Grande do Norte 13,1% da população maior de 18 anos é fumante


Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Este alerta é o tema deste ano da campanha do Ministério da Saúde em parceria com Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o combate ao tabagismo.
A próxima quinta-feira, 31 de maio, é lembrada como o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra para os servidores da instituição.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, explicou que além dos danos à saúde, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade. “A cada 300 cigarros produzidos, 1 árvore é derrubada. Quem fuma 20 cigarros por dia derruba 2 árvores por mês”, informou.

No Rio Grande do Norte, 13,1% da população maior de 18 anos é fumante. A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Sesap, Severina Oliveira, informou que cada município irá montar a sua estratégia para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, com panfletagens, palestras e caminhadas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mizu inaugura fábrica de cimento hoje em Baraúna


cimento_mizu A solenidade que marca a inauguração oficial da Fábrica de Cimento Mizu será realizada às 11h desta sexta-feira 25 de Maio na sede da unidade industrial, em Baraúna.
O evento contará com a presença de autoridades políticas do Estado, empresários e representantes dos meios de comunicação, que se somam à diretoria da fábrica para acompanhar o momento, sinônimo de desenvolvimento para o Estado e para o Nordeste.

Desde junho de 2010, quando foram iniciadas as obras para a construção do empreendimento, mais de R$ 370 milhões foram investidos na unidade industrial e centenas de empregos foram gerados.
Nesta nova etapa, a Fábrica de Cimento Mizu, que desde o ano passado opera como moagem, dá início às atividades de seu primeiro forno.
De acordo com o diretor da unidade industrial da Mizu, José Antero dos Santos, com a ativação deste primeiro forno, a estimativa é atingir, até o final do ano, 85% da capacidade de produção instalada da fábrica, que é 1,2 milhão de toneladas por ano. Hoje, a indústria opera com 55% de sua capacidade instalada.

Empresa projeta expansão até o ano de 2015

Dando continuidade ao seu projeto, a Mizu mantém previsão de que até 2015 os investimentos totalizam R$ 870 milhões.
A Mizu iniciará em julho deste ano a construção de sua segunda unidade de moagem, com previsão para começar as operações em agosto de 2013.
Com esse reforço, a fábrica de Baraúna terá sua capacidade instalada duplicada para 2,4 milhões de toneladas por ano. A implantação do segundo forno da unidade está prevista para o último semestre de 2013 e deverá ter a operação iniciada no segundo semestre de 2014.

Está prevista ainda a instalação da terceira unidade de moagem para 2015, quando o complexo industrial terá capacidade instalada para produção de 3,6 milhões de toneladas por ano e passará a figurar como uma das maiores fábricas de cimento do Nordeste e também do país.
Além disso, a marca já promoveu a qualificação de jovens, oportunizou a geração de empregos diretos e indiretos, incentivou a economia da região e contribuiu para elevar os indicadores sociais.

Paróquia de Apodi abre inscrições para curso de bateria,teclado e violão

Começou dia 22/05 as inscrições para o curso de música na Casa Paroquial de Apodi.
Aulas de bateria: começam no dia 02 de junho aos sábados pela manhã;
Aulas de violão: começam no dia 04 de junho às segundas feiras pela noite; e
Aulas de teclado: começam no dia 09 de junho aos sábados pela noite.

É uma idéia do Padre Maciel Rodrigues, que sonha em ver os jovens apodienses ocupados com a cultura. Sala climatizada e ainda mais, o curso será gratuito.
 Violões, que vão ser utilizados no curso.

Sertão do Apodi realizará I Encontro sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Prefeitura Municipal de Apodi e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam o I ENCONTRO DE DISCUSSÃO SOBRE PODER PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL que será realizado no dia 29 de maio de 2012, a partir das 13:30h, no auditório do Instituto Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (IFRN), em Apodi-RN.
 
Na ocasião serão debatidos com os gestores públicos dos municípios do Território Sertão do Apodi, representantes de instituições e órgãos de governo, a importância do poder público para o desenvolvimento territorial, ao mesmo tempo em que serão divulgados os resultados da pesquisa do Projeto INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE TERRITÓRIOS RURAIS: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Assú-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN), realizada no período de Agosto de 2010 a Junho de 2011, numa parceria entre o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) e a UFERSA.

Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes
Coordenador Geral do Projeto 
Fátima de Lima Tôrres
Gestora da Célula Sertão do Apodi

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dirigentes do PDT e PCdoB de Apodi estiveram na Rádio Vale

Em uma semana de muitas opiniões divergentes e holofotes focados no cenário político nos dias que antecedem as convenções partidárias,o presidente do diretório do PDT apodiense, Pedro Júnior,esteve ao lado do Dr. Paulo Viana que preside o PCdoB a nível de Apodi,juntos estiveram participando do programa panorama político da Rádio Vale do Apodi na noite desta quarta-feira 23 de Maio.

Os dirigentes comentaram a respeito das últimas declarações feitas pelo pré-candidato pelo PR Dr. José Pinheiro,que para eles esta usando de alguns artifícios politicos para chamar a atenção dos opositores da atual gestão.

"Ele (Pinheiro) esta falando oque é bom pra ele,esquecendo de falar o que deve ser bom para todos num concenso de opiniões que seja bom para todos",declarou Pedro Júnior.Já Dr. Paulo Viana,fez comentário a respeito da forma como as decisões precisam ser tomadas visando a eleição que se aproxima."Quem quiser ser candiato é um direito natural de cada um,nós temos o nosso independente de quantos candidatos Apodi tenha nesta eleição.Nós não somos responsáveis pela candidatura ou não de algum outro possível candidato".

Tanto Pedro Júnior como Dr. Paulo,explicaram e confirmaram a permanencia do nome do professor Flaviano Monteiro na disputa eleitoral deste ano."Todos seram testemunhas durante a eleição que todos esses boatos e especulações contra Flaviano,foram inverdades para desistabilizar nosso projeto".

No final da entrevista com Jairo César e Fernando Magalhães,os dirigentes do grupo denominado nova geração deixaram claro que a chapa majoritária será composta por um nome novo na política local,e esse nome não pertence até o momento ao grupo de partidos que integram a nova geração,diga-se,PCdoB,PSD e o PDT.

Vale lembrar que o professor Flaviano Monteiro estará participando nos próximos dias do programa panorama político da Rádio Vale do Apodi.

Governo do Estado pretende pagar mais aos produtores de leite

Os recursos para o Programa do Leite no Rio Grande do Norte vão ser ampliados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Atualmente o governo federal participa do programa com apenas 20% dos custos. O estado é responsável por 80% do pagamento aos criadores que pedem reajuste no preço do litro do produto.

A governadora Rosalba Ciarlini conversou com o Secretário Executivo do MDS, Marcelo Carbona,sobre a ampliação dos recursos para 50%. Os demais estados, ao contrário do Rio Grande do Norte, já recebem do ministério 80% dos valores do programa.

Estudos do MDS, em análise na CONAB, também sinalizam para a ampliação do preço do leite. O ministério paga R$ 0,74 por litro de leite de vaca de R$ 1,03 pelo litro de leite de cabra. A expectativa é de que o preço do leite de vaca seja elevado para R$ 0,86. O leite de cabra também deverá ser reajustado. Os valores ainda vão ser definidos para todos os estados.

Univap jogará neste sábado pelo estadual sub-18

A equipe apodiense do Univap vai entrar em campo neste sábado 26 de Maio ás 15:00hrs no estádio Antonio Lopes Filho pela segunda rodada do campeonato estadual sub-18.

A Rádio Vale do Apodi estará cobrindo através de reportagens esse jogão de bola.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Serei candidato,já estou decidido".Disse Pinheiro na Rádio Vale do Apodi

No programa panorama político da Rádio Vale do Apodi desta terça-feira 22 de Maio,o médico José Pinheiro Bezerra disse o que muitos ja sabiam,de sua decisão em ser candidato pelo PR com apoio de pelos menos mais quatro partidos que integram o bloco "Democráticos".

Durante sua participação,ele comentou sobre a declaração do deputado federal João Maia sobre o posicionamento dele,João Maia,no tocante ao comportamento do PR em Apodi nas eleições deste ano."Sou e continuo sendo homem de uma só palavra,já disse e repito,serei candidato a prefeito de Apodi e não volto mas atrás dessa decisão".

Dr. Pinheiro falou também do seu grande desejo de unir a oposição em Apodi,oque segundo ele não esta sendo fácil devido ao professor Flaviano também pré-candidato pela oposição,também possuir projeto para as eleições deste ano.

O ex-prefeito de Apodi por três vezes,falou da convenção do PR apodiense que possívelmente será realizada até o final de Junho,Onde seu nome será aclamado por todos os seus filiados."Sei do que fiz e posso fazer ainda mais por Apodi.Estamos no caminho certo porque as pessoas assim desejam".Finalizou Pinheiro.

Motorista erra manobra e causa transtorno no centro da cidade



  No fim da tarde desta terça-feira 22 de Maio, por volta das 5h40min, aconteceu no centro de Apodi um fato no mínimo inusitado e incomum. Na ocasião o motorista de uma carreta do tipo SCANIA de cor vermelha e placa de Portalegre-RN tentou fazer a curva para entrar na BR 405 na altura do semáforo do centro da cidade e devido ao peso da carga e a angulação fechada da curva a carreta acabou por travar em "L" e ameaçou tombar.
  O fato ocorreu na esquina da farmácia "Irmã Dulce" e deixou o trânsito parcialmente bloqueado causando lentidão e congestionamento em um horário dos mais movimentados. Uma guarnição da polícia militar de Apodi composta pelos Sd's Marcos Gil, Hidelfonso e Gerliano estiveram no local para organizar o trânsito enquanto o problema era resolvido com o auxílio de um trator.
  Apesar de não causar maiores danos o fato atraiu bastantes curiosos devido não ser uma coisa comum na cidade. Depois de algumas tentativas frustadas o motorista da carreta com o auxílio de populares conseguiu destravar a carreta e desobstruir o trânsito.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Congresso da juventude Batista do oeste foi realizado em Apodi


No último final de semana a juventude da Igreja Batista realizou o congresso que reuniu jovens de toda região oeste potiguar. O evento contou com a presença dos ex-cantores da banda Mastruz com leite, Ana Amélia e João Filho, que deram seus depoimentos e entoaram hinos de adoração a Deus. Na ocasião o pastro David Bravim, presidente da juventude Batista do Brasil, também prestigiou o evento. 
 
O pastor Welligton da Igreja Batista de Apodi, levou sua mensagem aos participantes encerrando o congresso com muita benção. Foi um final de semana diferente, e muito abençoado. O local escolhido para o evento foi a ACDA que está de cara nova para melhor poder receber eventos de grande porte, como este.
 
Fonte:Correio do Oeste.

UNIVAP sub-18 fez sua estréia no estadual

A garotada do Univap fez sua estréia domingo passado 20 de Maio,no campeonato estadual sub-18.Jogando contra o Palmeira de Goianinha no estádio Nazarenão,a equipe não colheu um bom resultado.

Mesmo perdendo por 2x0 a equipe se comportou bem durante a partida,mostrando que mesmo com dificuldades,o trabalho vai se mostrando no caminho certo.Segundo os dirigentes da equipe apodiense,o trabalho é a médio prazo."Não se pode ter resultados expressivos em tão pouco tempo,principalmente com tantas dificuldades".Comentou Francisco Gama,um dos dirigentes do Univap.

O próximo compromisso da equipe apodiense será neste sábado 26 de Maio no estádio Antonio Lopes Filho "o filhão", ás 15:30hrs contra o Corintians de Caicó.

A Rádio Vale do Apodi estará com reportagens cobrindo  este jogão de bola!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Governo anuncia medidas de combate à seca

Municípios que vivenciam situação delicada com relação à água para consumo humano e que estão localizados na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte serão atendidos pela Adutora Alto Oeste. A ordem de serviço à conclusão do sistema adutor será assinada na sexta-feira, 25, em Pau dos Ferros, pela governadora Rosalba Ciarlini. Com a obra, cidades como Luiz Gomes e Antônio Martins, que enfrentam quadro delicado pela falta d’água, serão atendidas. Até a conclusão do sistema adutor, o Governo do Estado abastecerá essas cidades por meio de carro-pipa, em atuação conjunta com o Exército Brasileiro.

Para a adutora Alto Oeste, segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o Governo do Estado investirá R$ 23 milhões. Além do Alto Oeste, a governadora também vai à região Seridó, no sábado (26), anunciar pequenos sistemas adutores para atender comunidades que também enfrentam problemas com a falta d’água.

Além disso, o Governo do Estado está investindo R$ 2 milhões na restauração e consertos de 140 poços tubulares em todo o Rio Grande do Norte. “Estamos iniciando a restauração de 140 poços, trocando bomba e demais equipamentos”, disse a Governadora, acrescentando que o Governo está agindo para que a população, principalmente a que vive no campo, não seja tão prejudicada com os efeitos da seca.

Para municípios que possuem poços que apresentam água salgada, o Governo do Estado distribuirá dessalinizadores. São 40 municípios potiguares que receberão os equipamentos, fruto de convênio do Governo do RN com o Governo Federal, por meio do Programa Água Doce. “Esperamos que os equipamentos cheguem rapidamente, pois precisamos de mais ações no nosso Estado”, comentou a governadora Rosalba Ciarlini.

Dnocs analisa hipótese de reduzir vazão da Armando Ribeiro Gonçalves

barragem_armando_ribeiro_goncalves Um encontro que deverá registrar-se esta semana e envolverá outros órgãos públicos do Estado poderá aprovar a proposta de diminuição da vazão d'água por meio das válvulas dispersoras da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório artificial hídrico do Rio Grande do Norte, com capacidade global de 2,4 bilhões de metros cúbicos d'água. A possibilidade está sendo admitida pelo chefe da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), autarquia gestora da barragem, técnico Paulo Rodrigues da Costa Júnior.

O representante do órgão autárquico disse que a medida, caso seja implementada, tem o caráter específico de evitar que haja um colapso no abastecimento a várias povoações rurais e cidades no entorno do rio Piranhas/Açu, sobremaneira as comunidades que necessitam da água para a atividade agrícola e pecuária.

A água liberada pelas comportas da barragem, além de atender diversos proprietários rurais e agricultores familiares num percurso que compreende os municípios de Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências e Macau, também alimenta diversas adutoras que suprem dezenas de outras cidades e povoados.
Com a supressão do nível de vazão, haverá uma redução na quantidade de água do rio que se perde na foz do oceano Atlântico, em Macau. Segundo Paulo Rodrigues, a intenção é fazer o que for possível para evitar a falta d'água nas cidades e localidades rurais. Ele registrou que, hoje, o reservatório possui 73% de sua capacidade global de armazenamento. Considerou que a providência é prudente, em razão do quadro acentuado de seca em toda a região.

O técnico do Dnocs vê como "razoável" o volume d'água na barragem, consequência das boas chuvas caídas em 2011. Para que a massa hídrica atinja o primeiro sangradouro faltam 500 milhões de metros cúbicos de água. 

PANORAMA

Paulo Rodrigues informou que, se for aprovada, a medida de redução da vazão da barragem não será constante. Ela deverá ser adotada por um prazo não superior a 15 dias. Com mais de 60% de seu território com característica rural, Ipanguaçu é uma das cidades que mais dependem do fluxo d'água do rio Piranhas/Açu para garantir a manutenção da atividade agrícola e pecuária.
muito diferente nos demais municípios banhados pelo leito do rio na região do Vale do Açu.

EMPARN diz que não esperava uma seca como essa


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) reconhece o erro na previsão de chuvas para 2012. O meteorologista Gilmar Bristot afirmou, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, que já existe uma linha de explicação acerca dos motivos desse erro e ela está centrada no sol.


Bristot explica que há uma correlação entre as manchas solares e a chuva no Nordeste. Essa correlação não está devidamente explicada e nem é aceita pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, mas nos últimos 10 picos de manchas solares foram registrados períodos de seca no Nordeste. Em 1919, por exemplo, a situação foi bem parecida com 2012.

“Teve março seco, abril muito seco, início de maio seco. Então são 75 dias de seca, fora o período de fevereiro. Quase 80 dias de seca, sem chuvas consideráveis. Essa é uma situação histórica”, explica o meteorologista. E complementa: “Eu assumo que aqui no Estado quem errou foi a Emparn. A gente assume isso. Porque nós conseguimos ganhar um espaço junto aos agricultores, fizemos um trabalho importante. Conseguimos colocar a meteorologia na cabeça do produtor em todo o interior do Estado. E quando a Emparn divulga uma previsão,eles acreditam nessa previsão".

Fonte:Tribuna do Norte.

parecido com esse de 2012.  Então a projeção da Nasa é de que nós tenhamos ainda o período de maior acúmulo de manchas solar acontecendo em 2013. Depois começa a descer.

João Maia diz que terá problemas com DEM e PMDB em Assú e Apodi no pleito municipal


O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, disse em entrevista ao Jornal De Fato que terá dificuldades na campanha municipal em algumas cidades com DEM e PMDB.

“Nós temos divergências em Assu, que é muito difícil pra gente. O nosso deputado George Soares decidiu ser candidato contra o prefeito Ivan Júnior (PP), que tem a simpatia da governadora Rosalba Ciarlini.

Ele também falou da dificuldade de entendimento com o PMDB em Apodi. “Temos pesquisas mostrando que o ex-prefeito José Pinheiro é muito forte para vencer as eleições, então, não podemos chegar pra ele e pedir que faça aliança com a prefeita Gorete Pinto do PMDB.É Pinheiro quem tem que decidir isso",continuou.

Fonte:RobsonPires.

Gorete (Pinto) do PMDB. É Pinheiro que tem que decidir isso”, continuou.

sábado, 19 de maio de 2012

Agricultor da comunidade da Pindoba capturou cobra Jiboia


 O Agricultor conhecido por Alcivan, morador do Sítio Pindoba, que fica localizado entre os minicípios de Apódi e Felipe Guerra,capturou uma cobra Jiboia na tarde de Quinta-Feira 10 de Maio em um matagal distante. ele ficou impressionado com o tamanho do animal.A cobra no momento da captura estava com alimento na barriga após ter ingerido um camaleão.A cobra na nossa região é mais conhecida como "cobra de veado".
A Jiboia com aproximadamente dois metros,chamou a atenção dos moradores do sítio pindoba. Ela foi conduzida dentro de um tambor,e após ficar 3 dias presa, foi levada para ser solta em um local distante, sendo assim devolvida a natureza.


SOBRE A JIBOA: 

 A jiboia-constritora (Boa constrictor) é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2m (Boa constrictor amarali) a 4m (Boa constrictor constrictor), raramente chegando a este tamanho máximo. Existe no Brasil, onde é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri)e pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

 Animal muito dócil, apesar de ter fama de animal perigoso, não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva. É muito perseguido por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação.


Bancos garantem linha de crédito para o Nordeste de R$ 5 bilhões nos próximos três anos

 Rosalba ao lado dos governadores nordestinos
A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta sexta-feira (18), em Fortaleza, da reunião dos governadores do Nordeste com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno, e com o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago. No encontro realizado no Palácio da Abolição foram discutidos projetos de infraestrutura para atender aos estados nordestinos, além de ações para ajudar no combate à seca.

Durante a reunião “Nordeste do Brasil: Oportunidades e Investimentos”, os governadores assistiram um balanço dos projetos que o BID vem apoiando na região nos últimos 10 anos e conheceram o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), linha de crédito que o Banco do Nordeste tem em parceria com o BID, com foco na área do desenvolvimento do Nordeste.

O programa desenvolvido em parceria com o BID é voltado para a infraestrutura econômica, atração de investimentos, e ampliação das exportações e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão para investimentos na região Nordeste.

A formatação dos recursos é de US$ 600 milhões do Banco do Nordeste e US$ 600 milhões do BID. A ideia dos governadores é que o BNDES integre nos próximos meses participação no Prodepro e faça um aporte de mais US$ 1,2 bilhão, o que representará algo em torno de R$ 5 bilhões à disposição dos estados e da iniciativa privada ao longo de três anos.

Apodi sediará encontro de discussão sobre poder público e desenvolvimento territorial


Chefe Adjunto do Gabinete Gurgel e o Secretário Elthon Rosemberg recebendo o Professor Emanoel Márcio e o professor Caubi Torres


O município de Apodi sediará no próximo dia 29 de Maio, um importante encontro com a presença de gestores e representantes de 17 municípios que compõem o pólo sertão do Apodi. Trata-se do I Encontro de Discussão sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial.

O evento acontecerá as 13:30h no auditório do IFRN Campus Apodi e será realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN através do professor Doutor Emanoel Márcio Nunes. Uma reunião acontecida na sede da prefeitura acertou os detalhes do evento.

Durante o evento haverá a apresentação dos resultados da pesquisa para a política de desenvolvimento territorial sustentável, realizada e coordenada pelo Dr. Emanoel Márcio Nunes. O evento deverá contar com a presença dos reitores da UERN,Dr. Milton Marques de Medeiros e também do novo reitor da UFERSA,além de representantes do MDA, Parlamentares estaduais e da anfitriã do evento prefeita Goreti Pinto.
 
Fonte:PMA.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agricultores de Apodi articulam pauta-reivindicação para período de estiagem



Articulados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, a partir da deliberação da reunião do Fórum das Associações, aproximadamente 150 trabalhadores (as) rurais da região da areia se reuniram na tarde desta quarta feira (16), na sede da Associação do Sítio Córrego para debaterem a atual situação que vem passando a população rural do nosso município. Estiveram presentes diversas comunidades da região, tais como: Córrego I, Córrego II, Urbano, Floresta, Retiro, Lagoa Amarela, Lagoa do Mato, Barra e Santa Isabel, além de representantes do STTR e da CPT. Inicialmente a representante da Associação do Córrego, a companheira Zilma, colocou os objetivos que levaram a convocação desta reunião, enfatizando o debate ocorrido na última reunião do Fórum das Associações onde se constatou a gravidade da situação em virtude da estiagem que assola o semi-árido brasileiro e a inércia dos governos frente ao problema. 
 
O Presidente do STTR Apodi, companheiro Francisco Edilson, lembrou da importância da mobilização social na busca por soluções dos problemas vivenciados pelos agricultores e agricultoras. Destacou que só unidos é que os agricultores e agricultoras irão conseguir soluções para a situação. Já Antonio Nilton Junior (Junior da CPT) que esteve representando a Comissão Pastoral da Terra, lembrou que a questão da seca no Nordeste é um fenômeno previsível e que não dar mais para aceitar a falta de políticas públicas de convivência com o semi-árido. 
 
Destacou ainda as ações desenvolvidas pela ASA - Articulação Semi-Árida quem vem conseguindo minimizar o sofrimento da população rural. Os agricultores e agricultoras presentes fizeram um retrato da situação e apontaram várias propostas para amenizar o sofrimento, entre elas, um crédito especial para aquisição de ração animal, que a CONAB coloque a disposição dos pequenos produtores estoque de milho com preço subsidiado, ampliação do programa de cisternas de placas como também do P1+2, perfuração de poços tubulares, construção de barragens subterrâneas, dispensa da conta de energia dos pequenos produtores como incentivo a produção agrícola, além de outras. 
 
No final o Presidente do STTR, o companheiro Francisco Edilson, lembrou que essa discussão estará acontecendo em outras comunidades pólos como Sítio do Góis (18/05), Baixa Fechada (20/05), Aurora da Serra (22/05) e Santa Cruz (23/05). Lembrou também que no dia 05 de junho representantes de todas essas comunidades irão se reunir no auditório do STTR para socializar as discussões e encaminhar as deliberações. Segundo Francisco Edilson não estar descartado a possibilidade de uma grande mobilização em Apodi no sentido de chamar a atenção dos governos Municipal, Estadual e Federal para a gravidade da situação.
 
Por Agnaldo Fernandes.

Conab confirma reabastecimento de milho no Rio Grande do Norte

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Rubens Rodrigues dos Santos, comunicou ao deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que as primeiras carretas transportando milho para reabastecer os armazéns da companhia no Rio Grande do Norte deverão chegar ao estado já no próximo sábado (19). O milho saiu de Mato Grosso, no Centro Oeste, na última quarta-feira (16). São três mil toneladas para cada um dos armazéns do interior, em Assú, Caicó, Currais Novos e Mossoró, e cinco mil toneladas para Natal, totalizando, inicialmente, 17 mil toneladas de milho.

Já a partir do segundo carregamento, de 12 mil toneladas, previsto para o meio do ano, o armazém de Umarizal, no Oeste, deverá receber parte dos estoques que vão regularizar o fornecimento de milho aos produtores e criadores potiguares durante a seca. No segundo semestre, entre agosto e setembro, a Conab ainda vai destinar 22mil toneladas de milho ao estado. No total serão 51 mil toneladas para este ano.  

O milho é fornecido para cerca de quatro mil criadores e produtores cadastrados na Conab-RN. Esse número poderá dobrar com a inclusão de pequenos produtores do Programa de Agricultura Familiar (PRONAF). Atualmente o milho no mercado custa até R$ 45,00 por saca de 60 quilos. No balcão da Conab sai por R$ 32,40. Uma portaria interministerial, prevista para os próximos dias, deverá reduzir ainda mais esse valor para R$ 21,00. Já os produtores do PRONAF poderão comprar a saca de 60 quilos por R$ 18,00 assim que a portaria for publicada.

Hospital regional Tarcísio Maia retoma serviços de hemodiálise

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, passa a disponibilizar serviços de hemodiálise aos pacientes que chegam da urgência e precisam se submetido à diálise, bem como aos que seguem internados na unidade hospitalar e necessitam do procedimento médico. O diretor do HRTM, Ney Robson, afirmou que o serviço instituído pela governadora Rosalba Ciarlini – em ambiente digno de atendimento – era reivindicado por pacientes e profissionais da área há mais de 20 anos. O serviço foi retomado nesta quinta-feira (17).

“Esse serviço é resultado de todo um trabalho feito por profissionais para atender reivindicação dos pacientes”, disse Ney Robson, acrescentando que o setor de hemodiálise funcionava algum tempo, em área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que agora passa a funcionar em local específico e adequado para o tratamento dos pacientes.

O diretor do HRTM disse também que o serviço de hemodiálise chegou a ser terceirizado, e que não fazia sentido o Governo do Estado pagar por algo que o próprio hospital poderia realizar, já que os equipamentos necessários já haviam sido adquiridos.

O Hospital Regional Tarcísio Maia realizava de 10 a 20 procedimentos de diálise por mês e agora, de acordo com Ney Robson, terá como atender a até 80 pacientes/mês. “O serviço está adequado às normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde”, assegurou.

Caern reajusta valor da tarifa

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban) autorizou nesta quarta-feira (16) o reajuste de 5,10% nas tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Dentre as empresas de saneamento que já tiveram reajuste, o menor foi o obtido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Com o reajuste, a tarifa residencial para o consumo de dez mil litros de água – a que é paga pela maioria dos consumidores da Caern – passará dos atuais R$ 24,02 para R$ 25,24, um aumento de R$ 1,22. A nova tabela tarifária passará a valer a partir do dia 16 de junho e os novos valores só serão pagos pelos clientes da Caern nas contas que vencem em julho.

O percentual de reajuste corresponde à inflação acumulada (IPCA) no período de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012. A Caern possui aproximadamente 590 mil ligações de água ativas nos 152 municípios em que opera. O reajuste autorizado será linear, ou seja, será o mesmo para todas as faixas de consumo, incluindo os clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resultados da Copa do Brasil e Libertadores


 
Copa do Brasil

Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras
São Paulo 2 x 0 Goiás
Vitória 0 x 0 Coritiba

Hoje
Bahia x Grêmio  21:00hrs


Libertadores 

Vasco 0 x 0 Corinthians
Libertad(PAR) 1 x 1 Universidad de Chile

Hoje
Boca Juniors x Fluminense  19:45hrs
Vélez Sarsfield   x   Santos  22:00hrs
 

Luis Gomes... 200 dias sem água nas torneiras

O município de Luís Gomes, que tem 10 mil habitantes, completa 200 dias que não recebe água nas torneiras. Devido às poucas chuvas em 2010 e 2011, o açude que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)coletava água para abastecer a cidade secou.

Três meses antes, porém, a população fez protesto na cidade cobrando do governo do Estado medidas urgente para evitar o colapso, mas esta providência não veio. Atualmente a cidade está sendo abastecida com carro pipa, que distribui água em cisternas e a população pega a água usando latas, caldeirões e baldes.
Para resolver o problema de abastecimento da cidade, é preciso investir aproximadamente R$ 3,5 milhões para fazer adutora de 9 km do Açude do Saco, que fica na cidade de Major Sales.

Governadora desembarca com ministra Maria do Rosário em Natal


 
A governadora Rosalba Ciarlini desembarcou no final da tarde desta quarta-feira (16) em Natal acompanhada da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

 Governadora e ministra foram recebidas por secretários de Estado e autoridades presentes no hangar da infraero. A ministra Maria do Rosário Nunes veio ao Rio Grande do Norte para consolidar a adesão do RN ao programa “Viver Sem Limite”.

O estado é o primeiro do Nordeste a aderir ao programa lançado pelo Governo Federal, até agora aderiram ao “Viver sem Limite” os estados do Rio Grande do Sul e Goiás. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, a aceitação junto aos municípios do RN tem sido maciça. “Já fecharemos os cadastros de termos de adesão dos 167 municípios do estado nesta segunda-feira”, afirmou o secretário.