quinta-feira, 31 de março de 2011

Corpo de Alencar é velado em Belo Horizonte

Dilma e Lula deverão ir à cerimônia na sede do governo mineiro
Charles Silva Duarte/O Tempo/AE




                          
Após ser transportado em cortejo fúnebre pelas ruas de Belo Horizonte, o corpo do ex-vice-presidente José Alencar é velado no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.

Na chegada à sede do governo mineiro, o corpo do ex-vice-presidente foi recebido por soldados do regimento Dragões da Inconfidência. Como se trata de um funeral com honras de chefe de Estado, o caixão foi carregado por oito homens, representantes do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
O ex-vice foi bastante aplaudido pela população e autoridades que o aguardavam. Ele foi recebido pelo governador do Estado, Antonio Anastasia e pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com corpo do ex-vice-presidente chegou à cidade na manhã desta quinta-feira (31). Para o translado do aeroporto da Pampulha ao Palácio foram usados os mesmos carros do funeral de Tancredo Neves, em 1985. Os dois modelos da American LaFrance, ambos fabricados em 1959 são usados apenas para eventos solenes, como funerais de autoridades públicas e festas religiosas.
No cortejo, estiverem presentes o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o filho de Alencar, Josué Gomes da Silva.
O político foi retirado nesta manhã do Palácio do Planalto, em Brasília, onde ontem recebeu homenagens de mais de 8.000 pessoas. Governadores, ministros, parlamentares e demais autoridades, além de moradores das imediações de Brasília foram ao Planalto se despedir do ex-vice-presidente.
A cerimônia em Belo Horizonte será aberta ao público. O corpo de Alencar será velado até as 13h e depois seguirá para o cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde será cremado, às 14h.
A presidente Dilma Rousseff deve chegar ao Palácio da Liberdade por volta das 11h. Ontem, ela já prestou homenagem ao ex-vice, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois chegaram por volta das 21h30 de ontem ao Planalto. Dilma e Lula estavam em Portugal, onde o ex-presidente foi homenageado, e anteciparam a volta ao Brasil por causa da morte de Alencar. Emocionado, Lula se despediu do amigo com um beijo na testa.