quarta-feira, 30 de março de 2011

Dilma e Lula antecipam volta de Portugal e devem chegar ao velório de Alencar no início da noite

Presidente pediu para que ministros comparecessem à cerimônia no PlanaltoRoberto Stuckert Filho/PR

Após a morte do ex-vice-presidente José Alencar, a presidente Dilma Rousseff antecipou o retorno de Portugal e desembarca em Brasília no início da noite desta quarta-feira (30). A previsão da assessoria da Presidência é que o avião pouse no Brasil às 19h.
Dilma deve deixar a Europa às 10h (horário de Brasília), logo após a cerimônia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra. Inicialmente, a previsão de retorno era para a madrugada da quinta-feira (31), às 2h (horário de Brasília).
Dilma soube da morte de Alencar, de quem era amiga, pelo próprio Lula. O ex-presidente havia acabado de receber um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa quando foi surpreendido por um telefonema do médico de Alencar, Raul Cutait. Lula não conseguiu segurar as lágrimas e disse que iria dedicar o título da Universidade de Coimbra ao ex-vice.
- Vou receber o prêmio e dedicar ao meu amigo. Nós éramos mais que companheiros, éramos dois irmãos.
Após conversar com o presidente em exercício, Michel Temer, Dilma pediu para que todos os ministros cancelassem viagens e compromissos e fossem ao velório, marcado para as 10h30, no Palácio do Planalto. Lula voltará ao Brasil no avião presidencial.
A visita de Dilma a Portugal é uma promessa que ela havia feito ao seu antecessor de acompanhá-lo quando ele ganhasse um prêmio internacional. A afirmação foi feita pelo próprio Lula.
- Ela tinha prometido que quando eu recebesse o primeiro prêmio internacional ela viria, e está cumprindo.
A viagem já havia registrado um contratempo na semana passada, quando o primeiro-ministro José Sócrates anunciou sua renúncia ao cargo. Ainda assim, Dilma preferiu não cancelar a viagem.