segunda-feira, 11 de abril de 2011

Além de Brasília, frente fria também provoca chuvas em outros quatro Estados

Há previsão de muita chuva para as regiões Norte e Nordeste ainda neste mês
Antônio Cruz / Agência Brasil

A chuva que castigou Brasília neste domingo (10) também se repete em Minas Gerais, nas regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na capital do país choveu neste domingo, até as 18h30, 44 milímetros (mm) dos 123 mm previstos para todo o mês de abril. Para se ter ideia da tempestade que atingiu Brasília esta tarde, desde o começo do mês haviam sido contabilizados apenas 6 mm de chuva.
Ainda chove em toda a cidade, que já tem vários pontos de alagamento e árvores arrancadas. A UnB (Universidade de Brasília) está interditada por causa do temporal.

Apesar disso, o meteorologista do Inmet, Manoel Rangel, garante que as chuvas na capital devem começar a diminuir a partir do meio do mês.- A chuva vai escasseando agora. Em maio teremos pouquíssima chuva.
Além de Minas e do Distrito Federal, uma frente fria também fez chover no Rio de Janeiro, em algumas regiões de São Paulo e no sul do Espírito Santo. Na capital do Rio de Janeiro não houve tempestades e não há alerta para quem mora nas áreas de encosta.
Entretanto no município de Barra Mansa, cidade ao sul da capital, uma forte chuva de granizo deixou 3.000 pessoas desalojadas e outras 65 desabrigadas.
Em São Paulo as zonas leste, norte, sudeste e oeste e marginal Tietê ficaram sob atenção, de acordo com o site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo.
Em vários pontos da cidade, como nos bairros de Santana, Tucuruvi, Penha e Vila Matilde, choveu granizo. Houve também registro de granizo no aeroporto de Guarulhos, às 14h36. A previsão para essa segunda-feira (11) é de dia ensolarado na cidade.
Há ainda previsão de muita chuva para as regiões Norte e Nordeste, especialmente para os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.