sexta-feira, 15 de abril de 2011

Provinha Brasil é aplicada na rede municipal de Apodi


APODI - Alunos da rede municipal de educação de Apodi estão sendo avaliados pela coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação com a aplicação da Provinha Brasil, que tem como objetivo fazer uma avaliação diagnóstica dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. 
De acordo com o secretário de Educação e Cultura de Apodi, professor Izauro Camilo de Oliveira Neto, a intenção do trabalho é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. 
Ainda segundo Izauro Camilo, a partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As provas estão sendo aplicadas pelas técnicas Marilac e Cosma Machado. As professoras tiveram que fazer a travessia do rio Apodi para executar o projeto na região do Vale do Apodi.
A Provinha Brasil é aplicada durante a primeira semana de abril de 2011 nas escolas que compõem a rede municipal de ensino de Apodi. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos profissionais da educação realizar um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. 
A Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as Secretarias de Educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. Em agosto/2011 está prevista a aplicação da Provinha Brasil de Matemática que seu processo de aplicação será exatamente igual à da Provinha de Leitura, ou seja, duas aplicações (início e final do ano) permitindo perceber a evolução do desempenho das crianças.
A rede municipal de Apodi conta com 32 unidades escolares e 3.500 alunos e 270 professores, todos recebendo salários dignos e em dia. A prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB) vem efetuando constantes investimentos no campo da educação apodiense.