segunda-feira, 25 de abril de 2011

RN pode ser o primeiro do Nordeste no ranking de captações de órgãos


Em 2010, só de transplante de córneas foram realizados 210 procedimentos.

A Secretaria de Saúde externou através de nota na manhã desta segunda-feira (25), a expectativa de seus representantes, em relação a posição do Rio Grande do Norte no ranking de captação de órgãos entre os estados do Nordeste. Segundo a Sesap, estamos prestes a atingir o primeiro lugar.

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do RN (CNCDO), funciona nas dependências do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Caso o RN se confirme como o primeiro da região, conquistará também a terceira posição no país.

Questionado sobre o que provocou o aumento nas captações, o coordenador da Central de Transplantes do RN, Rodrigo de Vilar e Furtado, explicou que se deve a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que atua diariamente em 17 hospitais (entre públicos e privados) na procura e identificação de potenciais doadores. 

A equipe da OPO é constituída de nove profissionais - entre enfermeiros e médicos - que diariamente dão suporte ao trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). O trabalho de ambas é compartilhado. A junção dos dois serviços viabilizou o incremento na busca ativa para identificação, captação e doação de órgãos de que o RN precisava. Prova disso é que a média de identificação, manutenção e captação de múltiplos órgãos (rim, fígado e córnea), desde o final do ano passado, tem se mantido em 15 pacientes/mês.