sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo Federal reconhece situação de emergência em Ipanguaçu

Aguas_no_vale_do_Au-foto-Getulio_Moura_5

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Ipanguaçu, decretada pelo prefeito Leonardo Oliveira no último dia 28 de abril. A portaria número 225 foi assinada ontem pelo Secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, e publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
A publicação ocorre dois dias após reunião entre o prefeito Leonardo Oliveira, a deputada federal Fátima Bezerra e o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução do Ministério da Integração Nacional, coronel Ivan Fredovino Ramos Júnior, em Brasília.
"Esse reconhecimento é o primeiro passo para que possamos pleitear junto ao Governo Federal as obras de que o município necessita por conta dos danos causados pelas enchentes", afirmou o Leonardo Oliveira.
Para o prefeito, a rápida resposta do Governo Federal é esperança de que esses recursos serão liberados em breve, de forma a "devolver Ipanguaçu à normalidade".
Desde que as águas do Rio Pataxó começaram a invadir o município de Ipanguaçu, há duas semanas, a prefeitura tem arcado sozinha com a assistência (alimentar e médica) às mais de 578 pessoas (163 famílias) que estão em abrigos municipais ou em casas de parentes, e às mais de 2340 pessoas que se encontram isoladas em 13 comunidades rurais.