quarta-feira, 25 de maio de 2011

Município anuncia construção de passagens molhadas no Vale




Foi anunciada ontem a construção de duas passagens molhadas nas comunidades rurais de Boa Vista e Juazeiro, no Vale do Apodi. As obras estão orçadas em mais de R$ 1,3 milhão, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Até o dia 8 de junho, a Prefeitura espera selecionar, através de tomada de preço, a empresa que executará o serviço.
A obra é esperada há anos, porque diminui o impacto de um problema histórico no município de Apodi. Durante o inverno, a alta do rio Apodi impede a passagem de centenas de famílias da região do Vale, deixando, inclusive, muitas delas ilhadas.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Obras anunciou que o inverno deste ano estragou mais de 1000km de estradas carroçáveis, incluindo as que atravessam o manancial. Durante o verão, são improvisadas passagens com entulhos, mas o paliativo só aguenta até as primeiras chuvas.
Embora não resolva o problema em toda a Várzea do Apodi, as duas passagens reduzem as dificuldades, visto que as famílias terão como passar pelo rio durante os períodos mais críticos.
Para o universitário Jerlândson Moreira, morador da comunidade de Bamburral, uma das que mais sofrem no período chuvoso, bom seria se todos os acessos dos rios fossem priorizados. Ainda assim, ele reconhece que vai facilitar a vida dos moradores da localidade. "O problema é que o Vale é cortado por dois braços do rio Apodi e pelo rio Umari, mas a construção dessas passagens facilita para a gente ter acesso à cidade", explica Jerlândson.
A Prefeitura explica que as localidades de Juazeiro e Boa Vista foram pensadas estrategicamente, visto que por elas é possível toda a movimentação do Vale. "Mesmo algumas pessoas tendo de fazer percursos maiores, no período invernoso, mas elas não ficarão mais ilhadas", disse a assessoria.
Ainda ontem, foi realizada uma reunião no gabinete para decidir os últimos detalhes dos processos, para só então, ser divulgado o início das obras, uma vez que o executivo depende da liberação ministerial.
A prefeita Goreti Pinto lembra que essa é uma demanda histórica do município e um compromisso seu de campanha. "A construção dessas passagens molhadas foi um compromisso que assumi com os moradores do Vale do Apodi e que agora está se tornando realidade", completa.