domingo, 1 de maio de 2011

Treze comunidades estão ilhadas pelas águas em Ipanguaçu


Para complicar, a barragem de Assu começou a sangrar nesta sexta (30); a governadora Rosalba vai visitar o Vale do Assu no domingo (01.05).As águas  do Açude Pataxó, em Ipanguaçu, que sangra desde a segunda (25), já ilhou 13 comunidades na região do Vale do Assu. Neste momento estão isoladas as comunidades de Pau de Jucá, Lagoa de Pedra, Itu, Picada, Porto, Cuó, Luzeiro, São Miguel, Barra, Salinas, Deus Nos Guie, Santa Quitéria e Passagem; além destas, na zona urbana de Ipanguaçu os bairros Maria Romana, Ubarana e Manoel Bonifácio já estão inundados. E a tendência é complicar, não só em Ipanguaçu como em toda a região do chamado Baixo Assu - a barragem Armando Ribeiro, a popular Barragem de Assu, está sagrando desde o final da manhã da sexta (29). A situação é tal que a governadora Rosalba Ciarlini antecipou o fim de uma viagem que está fazendo em São Paulo (SP) e vai visitar as áreas inundadas pelo Rio Piranhas-Açu neste domingo (01,.05), acompanhada de diversos secretários de Estado.



Pelo cronograma, Rosalba deve chegar a partir das 8h no campo de pouso de Assu e vai ver primeiro a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves; em seguida, visitará as áreas que sofrem com as cheias do Rio Pataxó, no município de Ipanguaçu, onde já existem - segundo o Estado - mais de 100 famílias desabrigadas, muitas alojadas em escolas, e outras em prédios públicos e casas de parentes e amigos. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado já estão no Vale do Açu - por sinal, estavam de prontidão desde as chuvas de janeiro.

A governadora já autorizou direto ao prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, a contratação de duas máquinas retroescavadeiras para fazer a limpeza do leito do Rio Pataxó, onde existem matas nativas que estão impedindo o fluxo das águas, e outras ações para as famílias atingidas pelas enchentes. "Disse ao prefeito que toda a operação de assistência às famílias será coordenada pela defesa civil municipal, com apoio da nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias estaduais", observou a governadora