quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governo do Estado analisará tabela do Plano do Magistério e greve da educação poderá acabar hoje

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação pode confirmar, com o avanço das negociações, a suspensão da greve em assembleia marcada para as 16h, no pátio da Escola Estadual Winston Churchill.
Essa foi a decisão tomada na assembleia realizada segunda-feira (18), quando os líderes do movimento discutiram sobre as repercussões da decisão do Tribunal de Justiça, que declarou a greve ilegal, e do Ministério Público, através de 16 promotorias situadas em todas as regiões onde existem Direds no Rio Grande do Norte, determinando que o Governo do Estado tome todas as providências cabíveis para garantir os 200 dias letivos.
A assembleia do Sinte também discutiu sobre a reunião ocorrida na segunda-feira com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, onde se estabeleceu uma nova rodada de negociação com a categoria.
Durante a reunião, que também contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, Paulo de Tarso lembrou que o piso nacional já foi implantado e pago a todos os professores, mas ressaltou a divergência de datas, uma vez que o Governo do RN mantém o calendário para setembro.
O secretário disse também que levará as reivindicações da categoria para o conhecimento da governadora Rosalba Ciarlini e que voltará a se reunir hoje com a categoria. A novidade apresentada pelo secretário foi a discussão interna do reajuste de toda a tabela do plano do magistério.
"O Governo estudará essa questão com responsabilidade e dentro dos critérios de responsabilidade financeira, cumprimento da lei e também pensando nos alunos norte-rio-grandenses. O Governo está sempre disposto a dialogar e a governadora Rosalba Ciarlini está agindo dentro dos critérios de conciliação, de diálogo. Estamos procurando o consenso", concluiu.