quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Governo apresentará proposta à polícia militar no próximo dia 25


No próximo dia 25, Dia do Soldado, a governadora Rosalba Ciarlini irá anunciar as medidas que a administração vai tomar diante das reivindicações da Polícia Militar. O anúncio foi feito pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, na reunião com os comandantes da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, do Corpo de Bombeiros, Coronel Eliseu Dantas, e presidentes de sete associações representativas dos praças e oficiais das duas corporações.
Os militares estaduais reivindicam um novo estatuto para as corporações, a aprovação de um código de ética e a equiparação dos salários aos da Polícia Civil. Na reunião, a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes, explicou que o Governo está trabalhando no levantamento do impacto financeiro na folha de pagamentos e que é preciso observar as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Paulo de Tarso enfatizou que o atual governo reconhece a importância do pleito dos militares, mas que é preciso adequar a reivindicação à disponibilidade financeira, inclusive estabelecendo um cronograma e um mecanismo para evitar que uma nova defasagem salarial venha a acontecer.
“De concreto, o que posso comunicar agora a vocês é que no próximo dia 25, Dia do Soldado, a governadora Rosalba Ciarlini anunciará as medidas que o Governo irá tomar. O Governo entende que as reivindicações dos militares estaduais são um resgate histórico dos seus direitos, mas é preciso também compreender que o Estado tem limitações. Sempre se disse que o Estado não quebra. Mas o Estado quebra quando atrasa o pagamento dos salários dos servidores. Tivemos isso no passado, e não queremos que se repita”, ressaltou Paulo de Tarso.
No final da reunião, o comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo, convidou a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário-chefe do Gabinete para a solenidade, na próxima sexta-feira, dia 19, às 16h, de aniversário do Hospital Pedro Germano, vinculado à corporação. Na ocasião, a governadora e o secretário serão homenageados com a Medalha do Mérito da Saúde Cel. Pedro Germano. Também esteve presente à reunião o secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Junior.