terça-feira, 9 de agosto de 2011

RN poderá ganhar 3 novos municípios

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpFHNlG7B2Qhk7LYeH8aviOf2BH1wzUlwO65YOs9nNqF8sxwRAEBXnf_vzD8xYCDBRecIAkL7lYY1p2moG-ueWTTM6URUyGYfo0p7VKCH-sXyiCgLgf1JOf5SCPreHUE0Rv5jfgSNYg2w/s1600/Soledade+-+tudo+de+Apodi.JPG 
Os distritos de Soledade, em Apodi; São Geraldo, em Caraúbas e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte
O novo município de Soledade abocanhará toda a chapada do Apodi, criando limites com os vales do Apodi (cidade-mãe) e Jaguaribe (CE), com o município de Governador Dix-sept Rosado. É na chapada que se concentra toda a produção de petróleo e gás natural, calcário e cal, além do turismo, através do Lajedo de Soledade, segundo maior sítio arqueológico do país.
A criação do município de São Geraldo cortará Caraúbas de ponta a ponta, desde Umarizal até a divisa com Mossoró, engolindo as 18 principais localidades rurais mais importantes, entre elas Apanha-Peixe, Mariana, Santana, além dos assentamentos Santa Agostinho e Ursulina. Com elas, vai junto quase todo o petróleo, o arroz, a produção de palha e cera de carnaúba, a piscicultura, apicultura e muitas outras riquezas.
A fazenda Maísa foi desapropriada em 2004 para fins de reforma agrária. O maior projeto de assentamento rural do RN luta para se transformar em município. Na extrema do município de Mossoró na divisa com a Maísa, hoje pelo menos 10 mil pessoas se dividem entre as 11 vilas.