segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CENTRO TERRA VIVA REALIZA OFICINAS DE PLANEJAMENTOS NAS ÁREAS





Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2011 o Centro Terra Viva, através da equipe técnica composta pela Assistente Social Cláudia Mota e pelo Engenheiro Agrônomo Flauvio Cezar assessoram as Oficinas de Planejamento nas seis áreas atendidas pelo Projeto Dom Hélder Câmara/Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério do Desenvolvimento Agrário e as 255 famílias priorizaram as demandas para o ano de 2012. Foram realizadas reuniões nos assentamentos Laje do Meio, Paraíso, Milagre e Nova Descoberta e nas comunidades rurais de Água Fria e Bamburral, todas localizadas no município de Apodi/RN.

Como já é uma prática do PDHC quem planeja são as famílias beneficiárias, estas são as protagonistas da história e esses momentos são sempre de grande relevância para as comunidades e assentamentos que aproveitam para avaliarem as ações já realizadas e a assessoria técnica, levantando os pontos positivos e negativos. Dessa forma, acontecem as reuniões envolvendo os homens, as mulheres e os jovens, sendo um espaço de socialização, integração e construção de propostas.

Nesse ano o diferencial está sendo a priorização de apenas cinco ações por área que possam vir melhorar e ou consolidar atividades em andamentos. As ações de maiores destaques foram: Acompanhamento as famílias beneficiárias do Plano Brasil sem Miséria, as atividades produtivas (irrigação, apicultura, caprinovinocultura, horticultura, dentre outras), as assembléias, grupos de jovens e mulheres, elaboração/liberação de projetos com recursos do FIA (Fundo de Incentivos Ambientais) de Tração Animal, Manejo da Caatinga e Biodigestor e a implantação dos Telecentros de Inclusão Digital.

No próximo dia 29/11 serão apresentados durante a Reunião do Comitê Territorial do Sertão do Apodi todos os planejamentos dos municípios acompanhados pelo PDHC, sendo esse um momento de aprovação de sonhos e de futuras realizações para as famílias de agricultores/as familiares.

Não resta dúvida que o PDHC é um projeto que vem mostrando a diferença, pois desde o final de 2002 atende diversas famílias e tem como destaque a continuidade das ações, trazendo bons resultados e fazendo com que as pessoas que residem no campo tenham mais dignidade e melhores condições de vida. Esse sem, é um exemplo que deveria ser seguido.

Por Claudia Mota - Fonte:Joseniasfreitas.