sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Polícia investiga circulação de dinheiro falso em Mossoró

A Polícia Civil de Mossoró está atenta ao aumento de notas falsas em circulação no comércio de Mossoró. Está semana, um comerciante tentou efetuar o pagamento de um boleto de cobrança na agência do Banco do Brasil na agência da Ilha de Santa Luzia, quando foi informado que o dinheiro que portava era falso.
O comerciante disse que havia recebido três notas de R$ 50,00 de um cliente, que havia feito uma compra em seu comércio no centro comercial de Mossoró. Funcionários da agência bancária confiscaram as cédulas falsas e destruíram as notas.
O crime foi comunicado a agentes das Polícias Civil e Federal em Mossoró. No início deste mês, policiais da Força Tática do 3º Batalhão prenderam um pernambucano de 43 anos acusado de usar cédulas falsas no comércio de Parnamirim.
Luiz Alberto Ferreira da Costa foi detido no comercial da cidade tentando trocar notas de R$ 50,00 em estabelecimentos comerciais da Avenida Brigadeiro Everaldo Breves no centro da cidade.
A polícia de Mossoró acredita que os falsários possam estar migrando da capital para Mossoró, principalmente no período de fim de ano quando o comércio está mais aquecido.
Dicas - Conheça todos os segredos para descobrir rapidamente se uma nota é falsa ou verdadeira e evitar prejuízos.
Quando você receber uma cédula confira sempre os principais elementos de segurança: a marca d'água, a imagem latente e o registro coincidente.
A maioria das notas falsas, cerca de 60%, não possuem a famosa marca d'água. Mesmo se o papel for verdadeiro, não há garantia de que a cédula seja autêntica. 15% das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de valor inferior. As demais cédulas falsificadas (aproximadamente 25% do total) utilizam papel parecido, mas não autêntico, com marcas de água diferentes e muitos outros detalhes alterados em relação às cédulas verdadeiras.
Fonte:Gazeta do Oeste.