Segundo o coordenador do SAMU, a Prefeitura do município selecionado terá que disponibilizar uma base de apoio para a ambulância (local coberto) e para o pessoal (uma copa e uma sala de espera) que irá trabalhar no serviço nos municípios que vão receber o serviço. O Estado entra com o médico, a ambulância, combustível, manutenção da ambulância e a contratação do motorista (do município) e a capacitação dos profissionais em Mossoró ou Natal.
Além disso, a Prefeitura terá que disponibilizar para cada ambulância cerca de 3 técnicos em enfermagem, que terão salários pagos pelo município, e 3 motoristas, que serão pagos pelo Governo do estado. Depois os seis irão passar por um treinamento em Mossoró. O serviço será regulado a partir da base de Mossoró.
Por fim, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, afirmou, também via Twitter, que quer implantar o SAMU regional em Apodi, Pau dos Ferros, São Miguel, Caraúbas, Areia Branca e Baraúna ainda este ano. As Ambulâncias, que passaram por manutenção, estão no pátio do Corpo de Bombeiros em Mossoró há vários meses.
“Vamos avançar mais em Apodi. Depois da ampliação no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, queremos implantar o SAMU até o fim do ano”, informou uma fonte ao blog.
Luiz Roberto informou que a parte do Estado já está feita, agora falta a contrapartida do município.
Fonte:Apodiario.