sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Barragens de Santa Cruz e Umarí Abasteceram Alto Oeste e Mossoró


Para a barragem de Umari, em Upanema, que foi inaugurada há mais de dez anos, não existe previsão na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de quando a reserva hídrica será aprovada. Quanto à Barragem de Santa Cruz, a SEMARH informa que no próximo mês de março recomeçam as obras de implantação do Sistema Adutor do Alto Oeste.
 
Além desta adutora, que prevê abastecimento de 26 cidades e 64 comunidades rurais, o SEMARH também prevê a construção de uma adutora para complementar o abastecimento de Mossoró com água da barragem de Santa Cruz. Esta obra, inclusive, já estaria com os recursos assegurados na ordem de R$ 100 milhões no Governo Federal.
 
O reservatório é administrado atualmente pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que planeja investir cerca de R$ 300 milhões na instalação de um distrito irrigado na Chapada de Apodi, para ser irrigado a partir da construção de um canal, com água da Barragem de Santa Cruz. Neste caso, os agricultores são contra.
 
É que o DNOCS quer impor um distrito irrigado parecido com o que foi instalado no Ceará, e que tem sido motivo de vários conflitos nos últimos anos, por usar muito agrotóxico. Os agricultores de Apodi querem que o distrito Irrigado da Chapada produza de forma agroecológica. A questão aguarda decisão da presidente Dilma Rousseff.
 
Atualmente, o único aproveitamento do reservatório é com alguns poucos viveiros de criação de tilápia. Porém, é intenção do DNOCS ampliar a produção, entretanto, o quanto a barragem comporta de viveiros, se vai abastecer Mossoró, o Alto Oeste e ainda um distrito irrigado com mais de 5 mil hectare, estas serão as respostas da pesquisa liderada pelo professor Gustavo Henrique, que está começando agora e devem ser concluídas em 3 anos.

Fonte:Defato.