sábado, 14 de abril de 2012

Inaugurada nova agencia do INSS em Mossoró

inauguracao_de_nova_agencia_do_inssEm solenidade que contou com a presença do ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, foi inaugurada no início da noite de ontem, 13, a nova Agência da Previdência Social (APS) de Mossoró, instalada no bairro Aeroporto, e que iniciará o atendimento ao público na próxima segunda-feira, 16.
A nova agência conta com estrutura composta por seis salas para realização de perícia médica, duas destinadas ao serviço social e uma para reabilitação profissional, além de 26 guichês para atendimento ao público.

"Mossoró é a cidade mais bem avaliada pelo INSS no país e os segurados daqui mereciam mais essa agência para atendê-los com ainda mais qualidade", disse o ministro, referindo-se ao fato da gerência executiva do Instituto Nacional de Seguro Social da cidade ter sido eleita a melhor do Brasil durante o mês de março, levando em consideração indicadores de desempenho que apontam a unidade com a menor Idade Média do Acervo, índice que verifica a qualidade e eficiência do atendimento prestado.
A previsão é que a nova APS atenda 9,5 mil segurados por mês, e que sejam realizadas cerca de 2.200 perícias médicas. A unidade é dotada de fibra ótica, o que possibilita mais agilidade para transmissão de dados.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração da agência, autoridades como o gerente executivo do INSS em Mossoró, Francisco Osimar, o superintendente regional do INSS no Nordeste, João Maria Lopes, e o assessor da presidência do Instituto Nacional de Seguro Social, André Camargo, que destacou a ampliação do atendimento do órgão na cidade com a nova agência.
"Estamos vendo hoje a concretização de uma política pública, que tem tido continuidade na gestão do ministro Garibaldi Alves Filho, que está mantendo essas diretrizes. Essa agência será determinante para que seja prestado um atendimento melhor e maior", frisou o assessor.

Representantes do poder político também prestigiaram a solenidade, entre eles a governadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino Maia, além de vereadores, deputados estaduais e federais, como a deputada Sandra Rosado, autora do requerimento que propôs a instalação da nova APS em Mossoró no ano de 2009.

Foram investidos na construção da unidade, que deverá atender uma demanda diária de 400 segurados, R$ 1,6 milhão. "Toda a obra que visa beneficiar a população é importante, desde que preste um serviço de qualidade e igualitário, como deve ser", afirmou a servidora pública Suyanna Menezes.  

Assistentes sociais aprovadas no último concurso do INSS reivindicam convocação

Durante a inauguração da nova APS, um grupo formado por três assistentes sociais aprovadas no concurso promovido pelo INSS em Mossoró no ano de 2009 cobrou, através de faixas, a convocação ao ministro Garibaldi Alves Filho.
Segundo Vanuza Rocha, uma das assistentes, o atual número de profissionais dessa área que atuam na gerência do INSS é insuficiente, o que prejudica o atendimento à população, mesmo argumento defendido pela também assistente Helenilda Soares.

"Foram 30 anos sem concurso para assistente social, e quando fazem só convocam os primeiros colocados? O ministro anunciou que convocaria em março mais 200 profissionais, o que não ocorreu", conclui.