sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rio Grande do Norte é credenciado para a realização de exames para transplantes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através do Hemocentro Dalton Cunha, comemora esta semana a Habilitação do Laboratório de Histocompatibilidade (HLA) junto ao Ministério da  Saúde. A direção do hemocentro vem trabalhando desde o início do ano para essa habilitação. No mês de março, técnicos do Ministério da Saúde realizaram uma vistoria para aprovar seu funcionamento.
 
O credenciamento saiu através da Portaria 317, de 16 de abril de 2012, e foi publicada no Diário Oficial da União, que prevê a realização de exames necessários para o transplante de medula óssea e órgãos sólidos.
O laboratório de HLA teve suas instalações físicas inauguradas em 2001, mas somente em dezembro de 2011, de fato, foi colocado em caráter funcional na realização de exames de histocompatibilidade entre receptores e doadores de medula óssea.

Para a diretora-geral do Hemonorte, Linete Rocha, é motivo de comemoração para o Estado. “Com a aprovação, o Rio Grande do Norte contará com um laboratório público para a realização de exames para transplantes, beneficiando a população”.
  
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias e alguns tipos de câncer e a doação é um gesto extremamente importante e solidário, que poderá representar a continuidade da vida para estes pacientes.