quarta-feira, 6 de junho de 2012

Decreto cria parque nacional de Furna Feia localizado entre Mossoró e Baraúna

Furna_feiaNa cerimônia de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado ontem, a presidenta Dilma Rousseff anunciou um pacote de medidas para a área ambiental que inclui a criação e a ampliação de unidades de conservação e a homologação de áreas indígenas. Entre as medidas foi criado o Parque Nacional Furna Feia, situado entre os municípios de Mossoró e Baraúna.

O sítio espeleológico da Furna Feia é uma região de cavernas que abriga o maior complexo de cavernas do Estado. Furna Feia é situada em uma área de mais de 10 mil hectares, sendo 50% de sua área situada em Mossoró, e os 50% restantes em Baraúna.

Até o momento, mais de 200 cavidades foram encontradas no espaço. No sítio espeleológico também foram detectadas cerca de 105 espécies de plantas, com destaque para a Aroeira do Sertão, árvore típica da caatinga, que está em extinção, e 135 espécies de animais, várias nas listas oficiais da fauna em extinção. No local, há também duas espécies de plantas Pau-Branco.

Cerca de 40% da área para a instalação do Parque fazem parte da reserva legal do Projeto de Assentamento Rural Maisa, que tem 4.043 hectares, e é um dos maiores e mais importantes remanescentes da caatinga do Estado, com fauna e flora ainda bem preservadas e bastante representativas.
Levantamentos apresentados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sinalizam uma biodiversidade diversa, sendo 22 espécies endêmicas da caatinga; 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis.