quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uso de maconha entre adolescentes no Brasil preocupa

No Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamenteNo Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente, revela o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado ontem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo, concluído em março, mostra que 7% da população adulta, o equivalente a 8 milhões de pessoas, já experimentaram a substância.

Um dos aspectos mais relevantes da pesquisa, entretanto, é a incidência do uso de maconha entre os adolescentes. O levantamento mostra que 62% das pessoas que experimentaram tinham menos de 18 anos quando fumaram pela primeira vez.  "Isso pode ter consequências no futuro, aumentando o número de patologias psiquiátricas e a possibilidade de curiosidade sobre outras drogas", diz a psiquiatra Clarice Sandi Madruga, coordenadora do levantamento. Segundo ela, 17% dos adolescentes que admitiram o uso conseguiram maconha dentro da escola.

CRESCIMENTO

O número de adolescentes usuários cresceu desde o último levantamento, realizado em 2006. Há seis anos, havia menos de um adolescente para cada adulto que fazia uso de maconha; neste ano, o índice subiu para 1,4. A pesquisa, no entanto, não era tão abrangente como a realizada em 2011.

Segundo Clarice, a frequência do uso da maconha não está relacionada diretamente à dependência. "Há pessoas que fumam todos os dias e têm o cotidiano menos afetado pela droga que outras que consomem com menos frequência, mas têm maior vulnerabilidade genética", explica. Os pesquisadores entrevistaram 4.607 pessoas com mais de 14 anos, em 149 municípios do Brasil.

De acordo com o estudo, em 2011, 3% da população adulta brasileira utilizou a substância ao menos uma vez, enquanto que nos países da Europa o porcentual foi de cerca de 5%. Entre os países onde foi feito levantamento semelhante, o Canadá teve o maior índice: 14%.

Fonte: Tribuna do Norte