quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Programa para controle de agrotóxicos chega ao RN

uso_de_agrotoxicos_em_frutasA Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) lança, às 8h de hoje, no hotel Imirá, o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos (Rama). Cerca de 90 lojas já aderiram ao programa, que está sendo lançado de forma pioneira no Rio Grande do Norte.
O Rama vai rastrear e monitorar o uso de agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes comercializados no Estado, permitindo que o consumidor saiba a procedência dos alimentos.
A empresa responsável pela implantação do Rama, a PariPassu, fará testes para medir a quantidade e qualidade de agrotóxicos nos alimentos.

"Os produtores que estiverem em desacordo com as determinações da Anvisa serão notificados, e os supermercados serão comunicados para que troquem seus fornecedores de imediato", esclareceu o vice-presidente da Assurn, Eugênio Medeiros, coordenador do programa.
Os primeiros testes já foram realizados e serão apresentados durante o lançamento do programa. De acordo com GiampaoloBuso, diretor comercial da PariPassu, o programa atende a uma demanda mundial de segurança de alimentos. "Bons resultados significam mais negócios levando em consideração o respeito ao meio ambiente e a sociedade", disse ele.

Iniciativa Prioriza qualidade dos produtos na prateleira

O programa de controle de agrotóxicos aponta para a preocupação dos supermercadistas com a qualidade dos produtos comercializados nas lojas.
Segundo o presidente da Assurn, Geraldo Paiva Júnior, o Rama é uma garantia aos clientes de que estão comprando alimentos de qualidade.
"Os consumidores terão todas as informações sobre os produtos. Quem utiliza smartphone poderá rastrear os produtos imediatamente das lojas ou de casa, tudo através da internet", comemorou.
O evento contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente e do vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda e Márcio Milan, o promotor Sérgio Sena, da Promotoria do Consumidor, além dos representantes dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária do Estado.