terça-feira, 6 de novembro de 2012

América é condenado pelo STJ a indenizar PM de Mossoró por racismo

A nota é do Jornalista Anselmo de Gois, de O Globo, reproduzido pelo Blog de César Santos.
 
Dividindo a culpa I
O STJ criou semana passada uma jurisprudência que torna o clube de futebol corresponsável pela atitude dos jogadores em campo.
É que o tribunal condenou o América-RN a indenizar um PM insultado de “macaco” pelo ex-volante Ivo, em abril de 2008.
Foi assim…
Num jogo do estadual de lá, o jogador foi expulso e, a pedido do juiz, foi retirado pela polícia.
Ofendeu o PM e foi preso.

Nota do Blog: O jogo em que o atleta Ivo chamou um policial militar de “negro e macaco” foi realizado no Estádio Nogueirão, em Mossoró, no dia 21 de abril de 2008, uma segunda-feira, entre Potiguar e América pelas semifinais do Campeonato Estadual.

O América venceu por 3 a 2, mas como havia perdido o primeiro confronto por 3 a 0, em pleno Machadão, o Potiguar se classificou para fazer a final com o ABC. O Potiguar também conquistou a vaga para a Copa do Brasil de 2009.

A confusão envolvendo o volante Ivo, ex-Coritiba, ocorreu aos 30 minutos do primeiro turno, quando o árbitro da partida, Reinaldo Gomes, voltou atrás a marcação de um pênalti favorável ao América. Ivo reclamou do árbitro e foi expulso. Ao ser retirado de campo foi preso por ter chamado o policial militar Marcos de “negro e macaco”.
Ele recebeu voz de prisão, foi algemado e levado para a Delegacia de Plantão.

O delegado Caetano Baumann disse na época que “o jogador fez o xingamento no decorrer da partida, mas correu para o meio do campo e os policiais preferiram não atrapalhar o andamento do jogo. Mas ele ia ser preso de qualquer jeito, estávamos esperando o intervalo ou o final da partida. Quando ele foi expulso aproveitamos para detê-lo.”