segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projetos agrícolas em Apodi,Serra do Mel e Assú servem de modelo para baiano

 

Cajultura desenvolvida na agricultura familiar  desperta interesse dos representantes


Experiências bem-sucedidas na agricultura familiar praticadas no interior do Rio Grande do Norte, apoiadas pelo Sebrae/RN, têm despertado interesse e servem de modelo para produtores rurais de outros estados. Uma missão, com agricultores e representantes do poder público de municípios do Recôncavo Baiano, visitaram unidades produtoras potiguares para conhecer de perto e replicar projetos bem-sucedidos de técnicas que promovam melhorias no campo.
Segundo o gestor de Fruticultura do Sebrae na Bahia, Raul Magno de Souza, a ideia é estimular o potencial existente na região do Recôncavo Baiano com a aplicação de tecnologias que apresentam bons resultados, já desenvolvidas por produtores potiguares. “Nossa região tem um grande potencial, mas ainda faltam meios que promovam melhorias em algumas culturas e são esses meios que viemos buscar no Rio Grande do Norte. Ao promover as melhorias e uso de tecnologias, vamos garantir uma agricultura mais sólida, gerando renda e evitando o êxodo rural”, analisou.

As visitas se concentraram na região Oeste Potiguar, onde o grupo formado por 25 produtores rurais baianos conheceram experiências nos setores de apicultura e cajucultura, nos municípios de Serra do Mel, Apodi e Assú. Já na cidade de Santa Cruz, os agricultores visitaram unidades de produção e beneficiamento de mandioca, produto também cultivado na região baiana.