quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RN tem oito municípios com risco de surto de dengue

 
Municípios com risco de surto como Pau dos Ferros devem intensificar ações de combate a dengue

O Rio Grande do Norte tem oito municípios com risco de surto da dengue. As informações foram divulgadas na manhã de hoje, através de Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde.
O município de Campo Redondo é o que apresenta o maior Índice de Infestação Predial (IIP), com risco de surto. O município possui 12,1% de infestação. Na sequência estão Santa Cruz, 5,3%; São Paulo do Potengi, 5,3%; Jardim do Seridó, 5%; Mossoró, 4,9%; Parelhas, 4,8%; Brejinho, 4,3%; Pau dos Ferros, 4,1%. Com índice de infestação maior que 3,9%, que é o aceito pelo Ministério da Saúde, todos eles correm risco de surto. Além dos oito municípios com risco de surto, o RN tem ainda quatro municípios em Estado de Alerta.

As cidades de Jaçanã, Cruzeta, Ceará-Mirim e Caicó estão com índices que variam entre 1 - 3,9%.
De acordo com a pesquisa, os índices apresentados em Jaçanã são de 3,7%, já em Cruzeta ficou em 2,9%, e Ceará-Mirim, 2,7%.

A pesquisa aconteceu em 1.239 municípios com a proposta de identificar os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Os municípios classificados como de risco apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis apresentados.
Diante desse resultado, o Ministério da Saúde afirma que vai efetuar o repasse de R$ 173,3 bilhões para os municípios investirem em ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.
Os secretários dos municípios que registram índices de infestação com risco de surto e também estado de alerta aguardam orientação do Ministério da Saúde.
 
Fonte:Defato.