sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Uern e Inase assinam protocolo de intenções para utilizar o Hospital da Mulher como campo de pesquisa


Protocolo_foi_assinado_ontem_entre_representantes_do_Inase_e_a_Uern
O Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), Organização Social responsável pelo cogerenciamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) assinaram nesta quinta-feira, 22, um protocolo de intenções que prevê a utilização da unidade hospitalar como campo de pesquisa tanto para os estudantes e docentes da Universidade como pelos integrantes da equipe de profissionais da maternidade.
Estiveram presentes no ato da assinatura representantes do Inase, o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, e ainda diretores das faculdades da área da saúde da Universidade.


De acordo com o diretor do Inase, José Carlos Pitangueira Filho, a assinatura do protocolo possibilitará um importante intercâmbio entre os professores, diretores de faculdades, alunos com o Hospital da Mulher. "É uma forma de fazer ciência, implantar linhas de pesquisa que possam também qualificar a assistência prestada no Hospital da Mulher", diz.


Segundo José Carlos, a iniciativa também servirá como um incentivo para que os próprios funcionários da maternidade possam se aperfeiçoar dentro de seus campos de atuação. "Assim os profissionais poderão se interessar em participar dessas linhas de pesquisa, ou até mesmo investir em uma especialização, mestrado", revela.
Ainda conforme o diretor do Inase, os usuários do Hospital da Mulher também serão beneficiados, uma vez que terão à disposição uma assistência mais qualificada. "A população também será contemplada, já que essa é uma forma de fazer medicina baseada em evidência, ou seja, tratar os pacientes com o que realmente será eficaz, adequado", complementa.

Para o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, a assinatura do protocolo representa um importante momento para a instituição de ensino. Segundo ele, a iniciativa permitirá ainda que outras áreas de atuação sejam beneficiadas, além do campo da saúde. "Além de utilizarmos a estrutura do Hospital como campo de estágio na área da saúde, agora será possível ampliarmos essa parceria para os campos de pesquisa, através do acompanhamento do nosso corpo docente na própria maternidade", enfatiza o reitor.
Milton Marques revela que após a assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo é a realização de um seminário entre a comunidade científica, quando sugestões serão colhidas e analisadas. "Após esse encontro, os diretores das faculdades da área da saúde promoverão esse seminário, apresentando o projeto, debatendo o assunto, para que depois ele possa ser implantado efetivamente", conclui o reitor