quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agentes penitenciários do RN aderem à paralisação nacional

Os agentes penitenciários que atuam no Rio Grande do Norte participaram ontem, 30, do movimento que teve como objetivo paralisar as atividades por 24 horas em protesto às últimas medidas adotadas pelo Governo Federal. O evento contou com a participação de agentes estaduais e federais.
A paralisação de ontem havia sido anunciada no início deste mês. A mobilização é uma forma de protesto ao veto da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 87/2011, que diz respeito ao porte de arma integral para agentes penitenciários.
 
O movimento foi coordenado pela Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN) e, no Rio Grande do Norte, foi organizado pelo Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário de RN (SINDASP-RN). A presidente do Sindasp/RN, Vilma Batista, fez uma convocação prévia a toda a categoria no Estado.
 
O protesto, de acordo com o Sindasp-RN, se concentrou em dois pontos. Um deles foi no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal, e o outro em frente ao Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN), em Mossoró. Os agentes penitenciários estaduais e federais que trabalham no Presídio Federal de Mossoró também participaram do movimento. Apesar de ter o caráter de paralisação, todos os serviços essenciais das unidades prisionais foram mantidos durante o movimento de ontem, conforme ficou acordado na reunião realizada em Brasília, no início do mês.