domingo, 7 de abril de 2013

Abate de bovinos cresceu 8,45% no estado

 
Abate de bovino no RN cresceu nos últimos anos

Segundo a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais, do IBGE, em 2012 foram abatidos 115.689 bovinos no Rio Grande do Norte. Esse número foi 8,45% maior do que aquele registrado em 2011.
O aumento do número de bovinos abatidos no Estado no ano passado foi resultado, muito provavelmente, do maior descarte de animais em função da forte seca. Nos últimos dois trimestres do ano, estavam sendo abatidos no RN cerca de 10 mil cabeças de bovinos por mês em estabelecimentos que possuem algum tipo de fiscalização.

“Sabemos que a demanda local é muito maior do que essas 115 mil cabeças/ano. Parte do mercado local é atendida por abates clandestinos (embora seja difícil estimar qual o tamanho dessa clandestinidade) e uma outra parte bem expressiva é suprida pela entrada de carne de outros Estados, notadamente do Tocantins, Goiás, Maranhão e Pará”, destaca o economista Aldemir Freire.
Segundo ele, qualquer consumidor que frequenta os grandes supermercados da capital potiguar percebe que a oferta de carne nesses estabelecimentos é praticamente toda oriunda de outros Estados, no entanto no interior a situação é totalmente diferente.