sábado, 27 de abril de 2013

Raio atinge residência e deixa criança ferida


Rachadura na frente da residência mostrou força do raio

Um raio que caiu na zona rural de Taboleiro Grande, por pouco não causou uma tragédia. O fato aconteceu no sítio Pau Mocó, a 9Km do centro urbano da cidade.
A dona da residência, Renata Silva, contou que estava dormindo num quarto ao lado do filho Diógenes, de 5 anos, quando o raio caiu sobre sua residência e arremessou os dois de encontro a uma das paredes da residência. A criança ficou com um ferimento na cabeça e depois do susto foi levada para unidade hospitalar da cidade, onde foi medicada e se recupera bem.

Ela mostrou a dimensão do estragado causado pelo impacto do raio contra a residência, abrindo uma grande rachadura na parede da frente da residência. Além disso, Renata disse que o impacto quebrou uma viga de madeira (linha) e todos os objetos de vidro que estavam na sala e no quarto. O piso da residência também foi danificado pela força da descarga elétrica.

“A força da energia estourou todas as instalações elétricas da residência e também das casas vizinhas, inclusive de uma casa que fica distante 1km da residência atingida pelo raio”, destaca. A dona de casa e outros moradores da região revelam que aparelhos eletrodomésticos que estavam ligados à rede elétrica no momento da descarga também foram danificados.

Na noite do dia 24, quando caiu o raio, choveu 85 milímetros na cidade. Na noite anterior, havia chovido mais de 90mm. Os pequenos açudes da região estão todos sangrando.
Um estudo divulgado neste ano pelo grupo de eletricidade atmosférica do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelou que, nos últimos 10 anos, a incidência de raios cresceu de forma significativa e o Brasil lidera o ranking. É o país onde mais caem raios do mundo, aproximadamente 57 milhões de raios por ano e cerca de 156 mil raios por dia.