quinta-feira, 9 de maio de 2013

Procon/RN fiscaliza estabelecimentos para retirada de leites contaminados das prateleiras


O Procon Estadual realiza, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (09), uma fiscalização nos supermercados, mercadinhos e atacados para retirar das prateleiras possíveis lotes de leites contaminados. As marcas fiscalizadas são: Italac, Mu-Mu, Líder e Latvida.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou ontem (8) a Operação Leite Compen$ado para desarticular um esquema de adulteração de leite. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à ureia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério Público, as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. O órgão estima que, desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e consequentemente o lucro sobre o preço do leite cru.

A fraude foi comprovada por meio de análises químicas do leite cru. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização.