segunda-feira, 3 de junho de 2013

1ª etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa será lançada nesta segunda


A 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2013, que seguirá até o dia 30 de junho,esta sendo lançada nesta segunda-feira (3), na sede da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença. 
Segundo o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira, este ano a campanha tem um significado especial. Segundo ele, o Rio Grande do Norte acaba de conquistar o status de área livre da febre aftosa com vacinação, um objetivo perseguido há quase duas décadas por técnicos e criadores. 

O anúncio oficial do novo status sanitário do estado deverá ser feito nos próximos dias pelo ministro da agricultura, Antônio Andrade, em Natal. Além do Rio Grande do Norte, ele deverá anunciar também como zonas livres da febre aftosa com vacinação nos seguintes estados da região Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Ceará.

Idiarn comemora "área livre" - O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), vinculado à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), é responsável pelo controle e erradicação da febre aftosa no estado. A diretora geral do órgão, Leonice Freitas, comemora a conquista do novo status sanitário: “Este é o reconhecimento de um trabalho que o Governo do Estado realizou de mãos dadas com os criadores. Cumprimos todas as exigências impostas pelo Ministério da Agricultura realizando campanhas de conscientização, qualificando nossos técnicos, equipando o Instituto e aumentando a fiscalização”.