quarta-feira, 19 de junho de 2013

208 mil hidrômetros serão instalados no Estado pela Caern


Até o ano que vem, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai corrigir um problema que persistia até pouco tempo na medição do consumo de água entre os usuários. Por causa da alta temperatura e da presença de minério calcário (aragonita) no líquido extraído de poços tubulares para abastecimento, a vida útil dos hidrômetros era curta, fazendo com que o índice de medição de consumo em várias cidades seja o mais baixo entre as cidades de maior porte.

Segundo o assessor comercial da Caern José Dantas, para melhorar esse índice, Mossoró receberá 28 mil novos hidrômetros, dentro da programação da companhia para instalar ou substituir equipamentos em todo o Estado até 2014. Ao final do trabalho, a cidade do Oeste passará a ter índice de medição de consumo de água de 80%, próximo ao índice de Natal, que é de 86%.

Em todo o Estado, a Caern vai instalar 208 mil hidrômetros. Deste total, 160 mil são destinados à substituição de hidrômetros que estão parados, danificados ou com mais de oito anos de uso, sendo este o tempo útil médio do equipamento. O restante - 48 mil unidades - vai para novas instalações, especialmente nas sedes das regionais. No interior, duas cidades já têm medição de 100% do consumo de água - Areia Branca e Santana do Matos.