quinta-feira, 18 de julho de 2013

Apodi ganhará centros vocacionais tecnológicos


A construção de três Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) em Apodi foi assegurada ao município, pelo deputado Betinho Rosado, em reunião em Natal, com a presença do Prefeito Flaviano Monteiro,da representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Sônia Costa e da Fundação José Augusto, Isaura Amélia.

O deputado apresentou o potencial econômico e turístico de Apodi como argumento para justificar a implantação de três CVT’s em um único município. 
O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino e de profissionalização, para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, direcionado para capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região.

Os CVT’s serão implantados em regiões diferentes, aproveitando estruturas já existentes. O de Irrigação será no Vale, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento do Apodi (FUNDEVAP), que trabalha com a cultura do arroz. O da Apicultura funcionará no entreposto de Mel, na base da Emparn e o da aquacultura, será implantado no complexo turístico da barragem de Santa Cruz.
Os investimentos nos CVT’s serão provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para a construção e custeio dos equipamentos serão garantidos recursos na ordem de R$ 2 milhões. Segundo o deputado, a Ufersa ficará responsável pela operacionalização dos CVT’s de Apodi, nas áreas de apicultura, irrigação e aquicultura.

Cada CVT dispõe de estrutura composta por um centro de informática, prédio administrativo, biblioteca multimídia, laboratórios e auditório. “Agradecemos ao deputado por lembrar de Apodi e de ter tido a firmeza de manter os três CVT’s para um único município, em reconhecimento às nossas potencialidades e ao impulso que essas obras darão ao município”,disse o prefeito.