quarta-feira, 17 de julho de 2013

Novos casos leva Caraúbas a intensificar combate ao barbeiro


Em Caraúbas está sendo realizado um trabalho de monitoramento e combate ao barbeiro, responsável pela transmissão da Doença de Chagas. As atividades estão sendo executadas através da Secretária Municipal de Saúde e fazem parte do Programa de Endemias do município.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo José, o monitoramento minucioso e detalhado, realizado pelos agentes, no interior das residências localizadas em áreas de risco, deverá reduzir os índices de infestação do barbeiro e proliferação da Doença de Chagas.

O trabalho foi motivado depois que a direção de uma emissora de rádio local solicitou a presença de uma equipe de agentes de endemias ao local, tendo em vista que durante a realização de um trabalho de limpeza feito nas dependências da rádio foi encontrado um foco de barbeiro.
Preocupado com a situação, o secretário Alfredo José se reuniu com o médico veterinário e coordenador do Programa de Endemias, Fernando Júnior, e ficou decidido que seria realizado um trabalho preventivo.
Na manhã desta terça 16, o coordenador do Programa de Endemias, Fernando Júnior, enviou sua equipe, onde realizaram a aplicação de inseticida (borrifação) em alguns locais.

Além da Rádio naquela cidade, o secretário de Saúde Alfredo José determinou que fossem realizadas urgentemente visitas ao Cemitério Público, borracharias e área que compreende localidades da zona rural com suspeitas de focos.