Para a prefeita de Apodi, professora, Goreti Silveira Pinto, o excelente trabalho dos Agentes de Saúde que também conta com o apoio da população e os investimentos têm contribuído para que Apodi não entre na lista dos municípios que apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.
“A Prefeitura do Apodi tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde que fazem um trabalho preventivo e ainda distribuem piabas para as residências onde tem grandes reservatórios de água”, comentou a prefeita Goreti.
O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado em todo município de Apodi pela Prefeitura via Secretaria de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde tem garantido aos apodienses tranqüilidades no que diz respeito à temida Dengue.
O Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência da dengue no Rio Grande do Norte, emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresenta um panorama da doença no território potiguar. Quarenta municípios apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.
O documento é produzido com base nos critérios da incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação e densidade populacional, além de apresentar as áreas de risco de epidemia de dengue nos 167 municípios do RN.
Um dos telejornais de maior credibilidade da televisão brasileira, o Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo, noticiou o trabalho exemplar realizado contra a dengue no município de Apodi. Na reportagem o coordenador de dengue no município Damião Xavier Torres de Paiva, falou sobre a maneira coordenada de realizar o trabalho.
A matéria tomou uma grande repercussão e hoje o município se orgulha de estar entre as cidades que registra um excelente resultado no trabalho de combate a dengue.