quinta-feira, 21 de abril de 2011

APODI Peixe é vendido vivo na feira livre


O consumidor de Apodi que foi até a feira livre ontem para comprar a tradicional ceia da Semana Santa não precisou se preocupar com a qualidade do produto. A Associação dos Aquicultores do Apodi (AQUAPO) resolveu comercializar o peixe vivo. "Peixe muito bom, bem novinho e de excelente qualidade", opinou o consumidor Marcio Luiz Cordeiro.
Outro que foi à feira e voltou satisfeito foi o advogado Eisenhower Noronha. "Acho viável. O momento é oportuno para esse tipo de iniciativa", disse. Para ele, o consumo de peixe deve ser incentivado, uma vez que a região tem grande potencial para a produção da tilápia em cativeiro. "O peixe é um alimento rico em Ômega 3 e a população deveria introduzir a tilápia no cardápio pelo menos uma vez por semana", aconselhou Eisenhower.
A Aquapo, que é formada por 11 piscicultores, está inovando com essa forma de comercializar a tilápia. No primeiro dia, em menos de 30 minutos, foram vendidos 200kg do pescado. "Estamos divulgando o Kit Feira para Peixe Vivo que foi doado pelo Ministério da Pesca para a nossa Associação", explicou o associado Geraldo Neto.
Quem conseguiu comprar a tilápia pagou o preço de R$ 6,00 o quilo. Geraldo adiantou que a ideia é passar a vender o peixe vivo na feira de Apodi sem intermediário. Essa iniciativa já foi experimentada outras vezes em um supermercado de Mossoró.
A associação faz parte do Projeto de Produção de Tilápia em Gaiola, mantida pela Emparn, via Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), além de ser uma empresa incubada pela Incubadora do Agronegócio de Mossoró (IAGRAM), mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). "A meta é a viabilização da piscicultura de forma contínua, a expansão da atividade e o fortalecimento da economia local", informou o bolsista Rafson Sousa.
"Estamos dando apoio à Aquapo no que se refere à gestão administrativa empresarial, como forma de consolidar as ações da Associação com a expansão da sua produção e beneficiamento da tilápia", afirma o gerente da Iagram, Giorgio Mendes. A Incubadora acredita no potencial do grupo para consolidar a sua marca no mercado ao oferecer um produto mais barato e de qualidade.
Atualmente, a maior parte da produção da Aquapo é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que adquiriu os 2.500kg de tilápia, e distribui gratuitamente para cerca de 1.100 famílias do município. A produção mensal chega a três mil quilos.