sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reajuste de 9,7% na conta de luz atinge 87% dos consumidores


O reajuste anunciado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de 9,7% para os consumidores residenciais vai atingir mais de 82 mil consumidores em Mossoró, o equivalente a 87% de todas as contas que a Companhia Energética do Estado (COSERN) mantém na cidade.
Em média, o reajuste será percebido pelos consumidores cativos em torno de 9,86%, variando de acordo com o perfil dos consumidores medidos pelo nível de tensão. O valor do reajuste entra em vigor a partir de amanhã e, em todo o Estado, o grupo de menor tensão (os que pagarão 9,7% mais caro) representa aproximadamente 99% do total de consumidores da Companhia.
Segundo a empresa, os clientes do Grupo A, no qual se enquadram as indústrias e comércio de médio e grande porte, ligados em alta tensão, receberão uma variação média de 10,27%. Em Mossoró, 7.298 contas estão enquadradas como contas comerciais, responsável por 7,21% das contas da cidade e apenas 613 contas de perfil industrial, algo em torno de 0,66%.
Dos mais de um milhão de consumidores que recebem energia fornecida pela Cosern, pouco mais de 93.400 consumidores são de Mossoró. Além do Rio Grande do Norte, também foram reajustadas as tarifas dos Estados da Bahia e de Sergipe. Porém, segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, o reajuste potiguar foi o menor dos três.
Em nota, a empresa explica que os reajustes tarifários anuais estão previstos no contrato de concessão das distribuidoras e, para a definição desses índices, a Aneel leva em consideração a variação das despesas não-gerenciáveis da distribuidora, como energia comprada para revenda, custos de transmissão, encargos setoriais, que formam a parcela A da tarifa, como também a atualização dos custos de operação, e formam a parcela B, além dos impostos e tributos - ICMS, PIS/Pasep.
Ainda de acordo com a Cosern, cerca de 33% da receita da empresa é comprometida com encargos setoriais e tributos. Outros 29% são para cobrir os custos de operação e manutenção do sistema elétrico, atendimento aos consumidores, administração do serviço prestado e remuneração dos investimentos.