quarta-feira, 20 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe terá quase 75 mil doses no Oeste


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá quase 75 mil doses na região Oeste do Rio Grande do Norte. A previsão da direção da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) é receber 74.800 doses do Ministério da Saúde.
A campanha será realizada no período de 25 de abril a 13 de maio, sendo 30 de abril o dia "D". O slogan da campanha é "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS".
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da II URSAP, enfermeira Manólia Solano, a campanha de vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza, na população de 60 anos e mais de idade, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos e nas gestantes. "A meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo, como trabalhadores da saúde, crianças, mulheres grávidas em qualquer idade gestacional e idosos", informa Magnólia Solano.
Para a realização da campanha serão instalados 227 postos de vacinação, com o envolvimento de 1.460 pessoas e a utilização de 89 veículos. A vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. "Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%", disse Magnólia Solano.