segunda-feira, 18 de abril de 2011

Grossos e Tibau treinam agentes para combate à dengue

Em parceria, as secretarias municipais de Saúde de Grossos e de Tibau realizaram uma capacitação com os profissionais que atuam no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) nos dois municípios.
O objetivo do treinamento foi intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O treinamento realizado na última semana foi conduzido pelo técnico de endemias da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Francisco Duarte da Silva, que ministrou a palestra versando sobre o combate à dengue.
Os participantes acompanharam atentamente, aprenderam novos métodos de trabalhar junto à comunidade para evitar a proliferação do mosquito causador da doença, bem como foram treinados sobre técnicas para lidar com os produtos utilizados na borrifação dos locais mais propensos a alojar criadores do mosquito.
O evento contou ainda com a presença de Inácio de Loiola, agente de saúde pública do Ministério da Saúde, cedido ao Estado, e Filgueira Filho, supervisor de endemias da Secretaria de Saúde de Grossos e do Ministério da Saúde.
Concluída a parte teórica da capacitação, os agentes de saúde foram para o campo para a aula prática. Em treinamento, os profissionais  percorreram o bairro São José com dois pulverizadores de combate ao mosquito (bombas costais).
Esse equipamento foi adquirido com recursos próprios da Secretaria de Saúde do município.
Em relação à doença, em Grossos existem atualmente mais de 20 casos suspeitos da dengue.
Dados mais precisos só poderão ser disponibilizados depois, quando os órgãos competentes receberem os resultados dos exames comprobatórios feitos em laboratório especializado.
Para a secretária de Saúde de Grossos, Edna Santos, a preocupação da administração municipal com a doença é constante.
Ela orienta que a população pode colaborar para evitar casos confirmados da doença, tirando dos quintais e das vias públicas objetos que possam acumular água limpa ou parada, ambientes propícios para criadouros do mosquito.