sábado, 21 de maio de 2011

Governadora é recebida por categorias em greve


Manifestações aconteceram em frente ao Hospital Tarcísio Maia, com participação de professores, estudantes e policiais civis

Enfrentando uma de suas maiores crises, o Estado do Rio Grande do Norte tem várias categorias em greve. Hoje, 20, o dia foi marcado por manifestações e assembleias.

A primeira começou pela manhã, quando professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram que, caso o Estado não apresente uma proposta até dia 30 deste mês, o corpo docente da instituição entrará em greve.

“Eles estão gastando uma fortuna para estádios e não ligam para a educação, sempre em segundo plano. É sempre assim”, lamenta o professor da Uern, Neto Vale.


 ele também criticou o posicionamento do Governo do Estado e conclamou a categoria a se unir. Além dos professores da Uern, que participaram da manifestação em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia, outras categorias, como o Sinte-RN reivindicam melhorias.

“Nosso movimento está forte e diferente do que vinha acontecendo. Estamos insatisfeitos com a situação em que se encontra a educação em nosso Estado e, infelizmente, não tem havido diálogo necessário para que nossas propostas sejam aceitas”, fala o professor da rede estadual de ensino, Jean Carlos, que está também aumentando as fileiras dos que protestam no Estado.

Policiais civis também se encontram de braços cruzados e engrossaram o protesto de hoje à noite, em frente ao Tarcísio. Mais calmo, no entanto, que o movimento na capital, não houve qualquer ocorrência fora da normalidade. Os manifestantes chegaram a cercar a governadora, mas o policiamento foi reforçado em frente ao HRTM.

Rosalba participou de uma solenidade em comemoração aos 25 anos da instituição. “O que queremos é um salário digno e estrutura para trabalharmos”, gritou um dos policiais civis.

Em frente ao hospital foi grande a quantidade de policiais militares, do Batalhão de Choque, Corpo de Bombeiros e policiais de trânsito. A vinda da governadora Rosalba mobilizou grande contingente de oficiais, além de ser um momento para o protesto em público de várias categorias.