quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ufersa oferece cursos de informática em Apodi e mais dois municípios

 

Dando continuidade às ações do Projeto “Uso de ferramentas tecnológicas e comunicação para a gestão e comercialização profissional dos empreendimentos incubados”, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró da UFERSA realiza, a partir deste mês de novembro, cursos de informática voltados para jovens de bairros carentes e pessoas com vínculo as empresas incubadas pela IAGRAM dos municípios de Serra do Mel, Angicos e Apodi.

Ofertado inicialmente em Mossoró, a capacitação agora se estende a outros municípios potiguares. “O curso está previsto para iniciar no próximo dia 10 de novembro nesses municípios. A expectativa é formar 18 turmas até o final do projeto. Logo mais, vamos abrir uma nova turma para jovens de bairros carentes de Mossoró na Escola Duarte Filho, que fica perto da UFERSA”, afirmou o coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes.

Neste mês de outubro, Giorgio realizou visitas aos três municípios para verificar a infraestrutura das estações digitais que receberão o projeto, e incentivar a participação das comunidades. A capacitação será ofertada com aulas teóricas e práticas, e compreenderá os conteúdos relacionados à informática, bem como o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação como vídeos, internet e ambientes virtuais.

Na Serra do Mel, o público-alvo serão os membros e os filhos dos apicultores da Associação de Apicultores da Serra do Mel – Apismel. Já em Angicos, o curso será coordenado pela Ineagro - Incubadora Multissetorial de Empresas do Sertão do Cabugi - e direcionado para os jovens da comunidade, além dos membros e cooperados. Enquanto que em Apodi, ele será voltado para os membros e cooperados da equipe da COOPAPI - Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Coordenado pelo professor da UFERSA Marcos Fernando Machado, o projeto tem o financiamento do Ministério das Comunicações e é direcionado para a promoção da inclusão digital e o apoio à profissionalização nas cadeias produtivas da agricultura familiar, ampliando as capacidades da juventude no campo através das TIC´s direcionadas às melhorias na gestão e comercialização da produção.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Estudantes farão o Enem neste fim de semana

No próximo fim de semana,vários estudantes de Apodi e de toda região farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste marcado para os dias 3 e 4 de novembro é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.

Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.

No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional.

Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No sábado (3), primeiro dia de provas do Enem, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.

A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

Luís Gomes completa um ano sem água nas torneiras


Falta_de_agua_Luis_Gomes
Ontem, 29 de outubro, a cidade de Luís Gomes completou um ano sem água nas torneiras.
O colapso no sistema de abastecimento teve início em outubro de 2011, quando secou o açude Dona Lulu Pinto, principal manancial do município, deixando a população à mercê de carros-pipa, num cenário de caos mantido por vários meses.
Para minimizar os efeitos do desabastecimento, uma ação que envolve os governos federal, estadual e municipal disponibiliza cerca de 300 mil litros de água tratada por dia para atender à demanda da cidade.
Esse contingente recebe o reforço de carros particulares que atendem as residências por um preço médio de R$ 20,00, para abastecer uma caixa d'água com capacidade para mil litros.

A água é transportada em caminhões-pipa que viajam mais de 100km no período diurno e noturno, alimentando os pontos de apoio que suprem as necessidades básicas de aproximadamente 2 mil lares.
Atualmente, as cisternas comunitárias espalhadas pela cidade mantêm abastecimento regular, o que reduziu as filas que antes geravam confusões entre os moradores da cidade oestana.
Segundo moradores do município serrano, passado o momento mais crítico, moradores das zonas urbana e rural convivem e se adaptam naturalmente a um dos mais longos períodos de estiagem que atinge a região.

Adaptação

Ser breve ao tomar um banho e reutilizar o mesmo líquido no vaso sanitário são apenas duas das várias formas de economizar que o povo serrano aprendeu nos últimos 365 dias e são também uma prova de que o homem é um produto do meio em que vive.
O crescente agravamento da falta de água em Luís Gomes não só mostrou que o homem pode se adequar ao meio em que vive como levou as pessoas a estabelecerem normas próprias para economizar e mudar seus hábitos com relação ao consumo racional da água.
O costume de lavar carros e calçadas, deixar caixas transbordando por toda a noite e o desperdício de água de uma forma geral, práticas comuns nos tempos de abundância, já não são mais vistos nos dias atuais.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Patu recebeu milhares de jovens em mais uma romaria da juventude


 
A  Diocese de Mossoró juntamente com toda juventude católica esteve realizando  a 16ª Romaria, que esse ano aconteceu neste dia 28, domingo,no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN. O tema deste ano foi “Que Vida vale à pena ser vivida?“

A Romaria da Juventude 2012 celebra o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. A expectativa do setor diocesano de juventude é que cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estiveram presentes no Santuário do Lima. “A expectativa foi muito grande, pois em todos os encontros percebemos os jovens bem motivados “, garante Paula Dantas, do setor de Juventude.

Pesquisadores da Uern desenvolvem projeto que estuda a evolução do bioma na região Nordeste


Pesquisadores_apresentam_detalhes_do_premiado_projetoEncerrado no último dia 17, a VII edição do Salão de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), apresentou à comunidade acadêmica e ao público em geral centenas de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição, grande parte deles desconhecidos até mesmo por aqueles que fazem parte da Universidade. Entre eles um projeto que tem como objetivo entender o ecossistema e a evolução do bioma na região Nordeste.
 
Intitulada "Revisão Sistemática dos Cingulados Quartenários do Lajedo de Soledade e as Novas Ocorrências de Pampatheriidade no estado do Rio Grande do Norte", a pesquisa foi uma das vencedoras do Salão de Iniciação Científica, obtendo o primeiro lugar na categoria "Ciências da Vida".
O trabalho, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é fruto de um intenso processo de pesquisa, desenvolvida pela estudante Shaline Elaide, sob orientação do professor Kleberson Porpino.
"No período Pextoseno, há 50 mil anos, habitavam o Nordeste mamíferos, tartarugas gigantes, em abundância, sendo que muitas espécies não se conhece o parentesco, porque ocorreu em certas regiões. A intenção do projeto é justamente delinear as espécies, descobri o parentesco, e identificar porque elas ocorrem em umas regiões e outras não", explica o docente Kleberson Porpino
Iniciado há dois anos, o trabalho possibilitou que coleções científicas do Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Argentina fossem visitadas pelos pesquisadores.

"Foi possível confirmar a ocorrência do gênero de tartarugas gigantes no Nordeste brasileiro. Esse gênero não tinha ocorrência do Brasil. A pesquisa também tem mostrado a utilidade da histologia (estudo dos tecidos biológicos) para a identificação de espécies, que é uma coisa pouco explorada", pontua o professor Kleberson Porpino.
Em fase de conclusão, "Revisão Sistemática dos Cingulados Quartenários do Lajedo de Soledade e as Novas Ocorrências de Pampatheriidade no Estado do Rio Grande do Norte" já recebeu ao longo de sua realização aproximadamente R$ 17 mil em investimentos, tendo contado com a parceria de instituições como a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Universidade Federal do RN, além do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires.

Criadores com até 10 cabeças de gado no RN vão receber forragem do Estado



Prefeito Bibi de Nenca, de Campo Grande, assinando convênio para receber ajuda do Estado para as vítimas da seca

A política governamental estadual à área rural do Rio Grande do Norte, segundo a governadora Rosalba Ciarlini, se volta para garantir melhores condições de vida às famílias que vivem no campo. Diante da seca que se instalou no Estado, disse que o Governo do Estado investiu R$ 3 milhões na compra de forragem para atender o pequeno criador.

"A forragem atenderá o criador que tem até 10 cabeças de gado e até 35 cabeças de ovino e caprino. É pouco, e já levei a questão ao Ministério da Agricultura para que possamos ampliar e chegar a todos. Começamos com R$ 3 milhões e daremos continuidade", afirmou.

Além dessa medida emergencial feita com recursos próprios, a governadora afirmou que recebeu ligação telefônica da presidenta Dilma Rousseff, que comunicou que no dia 9/11, em Salvador/BA, haverá assinatura do PAC Seca (Programa de Aceleração do Crescimento voltado à seca do Nordeste), cujo objetivo é atender os Estados que enfrentam problemas relacionados à estiagem.

A governadora informou que já conseguiu R$ 150 milhões do PAC Seca, e também levou outros projetos para análise do Ministério da Integração Nacional, relacionados ao programa de adutoras do RN, e obteve resposta positiva. "Consegui mais uma adutora saindo da Barragem de Santa Cruz para a zona rural de Apodi. 22 comunidades rurais serão atendidas e isso será um benefício inestimável", comentou.

Rosalba também disse que obteve a garantia da construção da barragem de Sussuarana, de Umarizeiro e a que fica perto de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, para dar segurança aos carcinicultores. "São mais R$ 100 milhões em obras. As regiões do Seridó e Oeste são as mais secas, mas temos ações fundamentais ao Trairi e Agreste, como reforço à adutora Monsenhor Expedito.

sábado, 27 de outubro de 2012

Rádio Vale cobrirá eleição do segundo turno em Natal

Carlos Eduardo e Hermano Morais disputam segundo turno
 
Neste domingo 28 de outubro,acontecerá a eleição do segundo turno na nossa capital,e a Rádio Vale do Apodi estará transmitindo para todos os lares apodienses e oestanos as informações do pleito eleitoral em Natal.

Domingo á partir da 16:00hs,começará a grande cobertura da Rádio Vale em parceria com a Rádio Globo-Cabugi de Natal.

Apodi sediou encontro regional sobre o Comitê do Rio Apodi-Mossoró



Objetivo principal do comitê é de gerenciar águas na bacia onde atua

 
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) realizou nesta sexta-feira 26, o Segundo Encontro Regional para apresentação do Processo de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró). O evento aconteceu na Casa de Cultura Popular em Apodi.
 
O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010 e somente agora encontra-se em processo de instalação. A diretoria provisória do comitê é presidida pelo secretário da Semarh, Gilberto Jales, e tem como secretário-geral o professor Ramiro Camacho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) foi a empresa contratada pela Semarh para organizar os encontros regionais e as plenárias para a eleição dos membros do comitê. Para isso foi necessário o financiamento do Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.
 
No primeiro encontro que aconteceu na sexta passada, 19, na cidade de Pau dos Ferros, foram apresentadas informações sobre a importância da formação do CBH Apodi Mossoró, como ele vai funcionar, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo eleitoral para escolhas dos membros. “Nossa intenção com esses encontros é envolver o cidadão e sensibilizá-lo sobre a importância de sua participação nessa complexa engrenagem de gestão das Bacias e dos nossos recursos hídricos”, frisou Gilberto Jales.

O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA?

É um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua.
O governo Rosalba Ciarlini tem a intenção, de até 2014, criar comitês de bacia em todos os rios de domínio do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, o Estado só conta com três comitês formados e um em processo de instalação que é exatamente o do rio Apodi-Mossoró.

Globo escolhe Natal para cenário da próxima novela das 18h

 
A cidade de Natal foi escolhida pela Rede Globo para servir de cenário da próxima novela das 18h que irá ao ar de março a setembro de 2013 com o nome de Flor do Caribe. De autoria de Walter Negrão, a nova trama contará com a direção de Jaime Monjardim e a participação dos atores Henri Castelli e Grazy Massafera, como principais protagonistas.

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (26) na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), que contou com a presença de Tatynne Lauria, coordenadora de produção de Flor do Caribe, foram definidos os principais pontos do apoio logístico, ambiental e de segurança fundamentais para a realização das gravações.

RN lidera cultivo e produção de melão no Brasil

O RN produziu 258.980 toneladas de melão em 2011
 

A Pesquisa Agrícola Municipal, divulgada  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o Rio Grande do Norte manteve a liderança nacional no cultivo e produção de melão.
Os dados da pesquisa revelam ainda que em 2011 o RN, produziu mais de 258 toneladas do fruto.
Com o cultivo do melão, foram gerados R$ 159 milhões somente no Rio Grande do Norte. Apesar de liderar a produção de melão, a pesquisa confirma que, no aspecto nacional, o RN ocupa a 6ª pior colocação na produção agrícola do Brasil.
No ano passado, o Rio Grande do Norte produziu 258.980 toneladas de melão, em 8.327 hectares plantados. O rendimento médio foi de 31.099 quilos, por cada hectare.
O resultado dessa produção foi uma receita de R$ 159.778 milhões.
De acordo com o Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (COEX-RN), a maior parte da produção de melão do RN é exportada para a Ásia e a Europa.

Apesar do crescimento na produção de melão, outras culturas estão em baixa no estado, que contribuiu com 0,5% da produção agrícola nacional.
O RN está na frente apenas do Amapá, Roraima e Acre, na região Norte; Distrito Federal, no Centro-Oeste; e Sergipe, também no Nordeste brasileiro. O estado campeão é São Paulo, com 18,3% de contribuição agrícola nacional.
Em 2011 foram plantados no Rio Grande do Norte 73.789 hectares de milho, o que correspondeu à colheita de 48.106 toneladas do grão. O resultado foi o rendimento de R$ 28.286 milhões.

O feijão é exemplo claro da queda na produção do RN. Na primeira safra, o feijão ocorreu numa área de 68.250 hectares, de onde foram colhidas 32.423 toneladas. A segunda safra caiu para 1.813 hectares plantados, com a colheita de 1.387 toneladas.

Municípios do RN,entre eles Apodi vão receber recursos para a estruturação da Vigilância Alimentar

22 Municípios do RN receberão recursos financeiros para a estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria 2.392/2012. Os recursos devem ser aplicados na aquisição de equipamentos antropométricos e adequados, em Unidades Básicas de Saúde com equipes de Atenção Básica com a adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) homologada.
De acordo com a Portaria, o Fundo Nacional vai transferir aos Fundos Municipais de Saúde R$ 3 mil por Unidade. A parcela é única e anual. O PMAQ é um Programa que propõe induzir a instituição de processos para a ampliação da capacidade das gestões federal, estaduais e municipais em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população. As Equipes de Atenção Básica também estão incluídas.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor a ser repassado é pequeno em relação aos valores gastos pelos Municípios para manterem as suas equipes nos postos de saúde e hospitais, além de garantir o estoque de materiais necessários para realizar os diversos procedimentos. Porém, a entidade defende que população precisa de atendimento e a saúde precisa de mais recursos.
No Rio Grande do Norte receberão recursos os municípios de Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Arês, Canguaretama, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, Macau, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parelhas, Pau dos Ferros, Pendências, Riacho de Santana, Santa Cruz, Santo Antônio, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi e Tibau do Sul. Para os municípios potiguares os repasses variaram entre R$ 3 e R$ 39 mil reais conforme o número de equipes/unidades homologadas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão afetou todo o Nordeste e mais alguns estados de outras regiões

Cosern confirmou que todos os 167 municípios do RN ficaram sem energia.
Em Natal, luz só foi restabelecida por volta das 2h40 desta sexta (26)
O Nordeste do país viveu mais um apagão na madrugada desta sexta-feira (26). Foram atingidos os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.
 
E assim como em outras cidades da região, a capital potiguar também ficou às escuras. A falta de energia começou pouco depois das 23h desta quinta (25), sendo restabelecida por volta das 2h40 desta sexta, horário local. Essa foi a segunda vez, em pouco mais de um mês, que a região Nordeste foi afetada por um apagão. O último aconteceu no dia 22 de setembro.
 
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, confirmou que a falha na distribuição atingiu todo o Nordeste, parte da região Norte e ainda Centro-Oeste do país. Contudo, não soube dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão.
 
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). No Rio Grande do Norte, o ONS autorizou a recomposição gradativa das cargas por volta das 2h45 desta sexta-feira (26). A Cosern aguarda o as informações sobre as causas da ocorrência que serão enviadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Luiz Gonzaga é contado no cinema e cantado pelos amigos do RN

Luiz Gonzaga é originalmente de Exu, Pernambuco. Mas, por adoção, o cantor é de todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, ele recebeu títulos de cidadão de Natal, Mossoró, Caraúbas, Pau dos Ferros e Caicó. Reconhecimento por ter encantado o público com a poesia tirada da sanfona. Foi no Nordeste onde encontrou os fieis e verdadeiros parceiros musicais.
 
Contudo, nem só de música viveu Gonzagão, mas também de conflitos amorosos e dos entendimentos e desentendimentos com o filho, Gonzaguinha. Todas as nuances do rei do baião, que colocou a alma nordestina em notas musicais, estão disponíveis em 120 minutos, no filme Gonzaga – De Pai para Filho. A estreia é nesta sexta-feira (26), em todo o país.
 
O longa-metragem tem direção e roteiro de Breno Silva, e conta a vida por trás das andanças de Gonzagão pelo Brasil. Em busca de um dia descansar feliz, guardando as recordações das terras, dos sertões e dos amigos que deixou.
“É tudo costurado com relação de pai e filho entre Gonzagão e Gonzaguinha. Tenho certeza que essa história irá emocionar todo o Brasil”, afirmou Breno Silveira, diretor e roteirista do filme.

Tribunal Regional Eleitoral espera concluir a apuração em Natal às 19 horas

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é concluir a apuração dos votos no segundo turno da capital potiguar às 19h. Hoje as urnas estarão seguindo para os locais de votação na capital potiguar.


Segundo a Assessoria do TRE os equipamentos ficam sob guarda da Polícia Militar até o domingo, quando serão operados pelos presidentes e mesários.
Embora o segundo turno ocorra apenas em Natal, todas as cidades potiguares terão uma mesa receptora para justificativa de voto. Esse fato é novidade no pleito, já que não havia a obrigatoriedade de mesas receptoras em municípios que não têm segundo turno.
 
Mas foi a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que ampliou os pontos de recebimento de justificativa de voto. Para justificar a ausência às urnas no dia da votação, o procedimento é simples. O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada Estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tragédia em Mossoró:Cão mestiço mata criança de 6 meses dentro de residência


Um cão de guarda mestiço (Pit bull com Bull terrier), matou uma criança de 6 meses ao meio desta quarta-feira na Rua Romualdo Galvão, no bairro Boa Vista, em Mossoró. Os moradores do bairro ficaram revoltados e pediram o sacrifício do animal, sendo necessário o comandante do II Batalhão de Policia Militar, tenente coronel Alvibá Gomes, mobilizar dezenas de policiais, além de Bombeiros e policiais civis.

A criança de nome Allysia Ramille Filgueira Dantas, de 6 meses, residia com os pais na casa do lado de onde foi morta. Era filha do auxiliar de eletricista Aldair André Dantas com Joana Filgueira Neta. Ele estava trabalhando e ela em casa. A criança saiu de casa junto com uma prima, de 11 anos, e foi para a residência vizinha. Ao entrar num quarto, o cão estava lá. A menina de 11 anos se assustou, soltou a criança no chão e saiu correndo.

O animal, que atende pelo nome de Peralta (foto), avançou e mordeu na altura do pescoço, conforme informou o comandante Alvibá Gomes, que descreveu a cena do crime como horrível. Ele disse que havia sangue espalhando por várias partes do quarto. Ele observou ferimentos principalmente na altura do pescoço e cabeça da criança.

Os pais da criança chegaram logo em seguida e ficaram em estado de choque. A mãe Joana Filgueira foi levada para o Hospital, junto com outros parentes que também se sentiram mal. O pai chegou em seguida. Não chegou a ir ao local da ocorrência. Ficou sentado, em estado de choque na área de residência. Um familiar que falou com o Defato.com disse que o cão é muito grande e a criança se assustou. “É brabo”, diz a dona de casa.

A proprietária do animal, Maria Oliveira, por orientação do comandante Alvibá Gomes, chamou o veterinário Bruno Ricarte, para fazer uma análise inicial. Em contato com o Defato.com, Bruno disse que a raça Bull terrier é de guarda e, conforme os relatos que ele ouviu na casa, trata-se de um cão dócil, mas que reagiu para "defender o território dele". “Invadiram o território dele e infelizmente aconteceu esta tragédia”, destacou o veterinário.

A esta altura, a Policia Militar teve que fechar as ruas de acesso a residência, considerando o número elevado de curiosos querendo ver a cena e já ensaiando o grito mata, mata mata. O Corpo de Bombeiros, com ambulância, também foi chamado. O SAMU também esteve no local. “A nossa missão aqui é agora garantir a integridade da casa, dos familiares e proteger o local da ocorrência até a Polícia Civil assumir o controle da investigação”, diz o comandante.

Com o isolamento feito, o corpo da criança foi removido pelo Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP) e o delegado Rafael Arraes, da II Delegacia de Policia da Nova Betania, já tomou os primeiros depoimentos. Ele disse que com relação ao animal, este deve ser levado para o Centro de Zoonose, onde vai passar por exames para descartar a possibilidade de raiva canina por um período de 40 dias e daí será definido o destino dele.

A informação sobre a raça do animal foi corrigida pelo próprio veterinário Bruno Ricarte. Segundo ele, numa análise mais apurada, encontrou traços de um animal mestiço: pit bulx com bull terrier. O cão foi sedade e levado para o Centro de Zoonose. A família da vítima continua em estado de choque.

Potiguar Lindolfo Sales assume presidência do INSS no dia 30

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será Lindolfo Neto de Oliveira Sales, atual chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. A nomeação de Sales foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (24) e a posse está prevista para a próxima terça-feira (30). Sales substituirá o procurador federal Mauro Luciano Hauschild, que presidia o INSS desde o início de 2011.
 
Lindolfo Oliveira Sales é mestre em engenharia civil pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos e professor desta área na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele já foi secretário de Planejamento e Finanças no Rio Grande do Norte e diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) do estado.

João Maia vai relatar Projeto de Lei que destina recursos para a Estrada do Cajueiro


O deputado federal João Maia foi designado para relatar, na Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização, o projeto de lei número 37/2012, que abre ao Orçamento Fiscal da União, crédito especial no valor de 76 milhões, seiscentos e setenta e oito mil, oitocentos e setenta e sete reais, através do Ministério dos Transportes. O Rio Grande do Norte será beneficiado com a luta, já que do valor total, 10 milhões serão destinados para a BR-437, também conhecida como a Estrada do Cajueiro. A Comissão é presidida pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS).
 
Em seu twitter, João Maia comentou a escolha. “Duas noticias boas para o RN. Vou relatar o PLN 37/2012 que destina recursos para a Estrada do Cajueiro, a 437. Tenho muita fé que vamos aprová-lo. E consegui informações ontem de que a 110, finalmente vai sair do papel e virar uma BR”, destacou.
 
A Estrada do Cajueiro tem aproximadamente 80 quilômetros de extensão e liga o estado do Rio Grande do Norte ao Ceará; são 38 quilômetros em território potiguar, na região da chapada do Apodi, e 42 quilômetros no Ceará, na região do Vale do Jaguaribe.
 
Fonte:RobsonPires

Promotor de Justiça é preso por cobrança de propina para arquivar investigação

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre de Souza Neto, efetuou na tarde desta quarta-feira (24) a prisão preventiva do Promotor de Justiça da Comarca de Parnamirim, José Fontes de Andrade, por prática de corrupção passiva.

A denúncia contra o Promotor de Justiça chegou ao conhecimento do Ministério Público do Rio Grande do Norte na última quarta-feira (17), e de imediato foram adotadas todas as providências investigatórias para apuração do fato. Com a comprovação das denúncias o Procurador-Geral de Justiça (na foto) requereu o pedido de prisão preventiva ao Tribunal de Justiça do RN. Na tarde desta quarta (24), o desembargador Virgílio Macêdo Júnior expediu mandados de busca e apreensão e determinou a prisão preventiva de José Fontes de Andrade.
As buscas e apreensões autorizadas pelo Tribunal de Justiça foram realizadas na 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim e na residência do Promotor de Justiça. Paralelamente ao cumprimento do mandado de busca e apreensão, a Corregedoria-Geral do Ministério Público realizou uma inspeção na 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim.

A investigação realizada pela Procuradoria-Geral de Justiça documentou, por meio de gravação em áudio e vídeo, que o aludido Promotor de Justiça solicitou, em seu gabinete, na sede das Promotorias de Justiça de Parnamirim/RN, a quantia de R$ 12 mil a um empresário para arquivar um suposto procedimento que estava a seu cargo.

Segundo restou evidenciado na investigação, o Promotor de Justiça, no exercício de sua atribuição na defesa do meio ambiente, urbanismo, bens de interesse histórico, artístico, cultural, turístico e paisagístico, solicitou vantagem indevida ao proprietário de uma obra de engenharia em construção no município de Parnamirim/RN, sob a alegação de irregularidades.

A prisão foi efetuada pelo Procurador-Geral de Justiça e pela Corregedora-Geral do Ministério Público, Maria Sônia Gurgel da Silva, com apoio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

"O MP repudia o envolvimento de Membro em fatos como esse, tendo tomado medidas à apuração do crime e à responsabilização do envolvido", afirma a nota enviada pela instituição.
Fonte: Assessoria do MPRN

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nono dígito deve ser instalado no RN até 2016


Somente em 2016 é que os números de celular devem ter nove dígitos no Rio Grande do Norte. É o que prevê proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e que será avaliada nesta quinta-feira, 25. O nono dígito deve ser adicionado a todos os números de celular em operação, que somavam 4.318.677 no RN, em setembro passado, de acordo com dados da Anatel.

O incremento de um novo número é para aumentar a oferta de linhas, que cresce todos os meses em todo o Brasil. Por enquanto, apenas na cidade de São Paulo a novidade foi implementada, no fim de julho passado.
De acordo com o cronograma proposto pela Anatel, o Estado do Rio deve concluir a mudança até o final de 2014, enquanto que os demais Estados terão os prazos definidos ao longo do período do cronograma, que se expira em 31 de dezembro de 2016, prazo final para o RN.

Por um tempo determinado, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes e usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usurários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão completadas.

O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligam para telefones móveis, independentemente da sua área de origem. Ou seja, quem ligar de outros Estados para celulares também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada.

Decisão judicial obriga governo do Estado a convocar 1.500 professores concursados

O Governo do Estado deverá convocar 1.500 professores concursados da Secretaria Estadual de Educação. A decisão foi da juíza convocada do Tribunal de Justiça Fátima Soares. Ela atendeu ao pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
 
Em pedido liminar, na primeira instância, a juíza Patrícia Gondim indeferiu a liminar. O Tribunal de Justiça reformou a decisão.
O principal argumento do advogado Carlos Gondim, que defende o Sinte, foi o fato do Estado manter cerca de 1.500 professores contratados e já renovando as negociações temporárias, enquanto os concursados aguardavam a convocação.
 
Fonte:Ana Ruth.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nova agência da Caixa Econômica inaugurada em Apodi

                                           

A nova agência da Caixa Econômica em Apodi, foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 22. A solenidade de inauguração que aconteceu por volta das 17:00hs,contou com a presença de várias autoridades da cidade e região.estiveram presentes recepcionando as autoridades, o superintendente da caixa no RN,Roberto Sérgio Linhares e o gerente da agência em Apodi, Francisco Sérgio Araújo.A atual prefeita Gorete Silveira e o prefeito eleito Flaviano Monteiro,além de empresários e comerciantes locais,se fizeram presentes a solenidade.

 
Com endereço na Rua São João Batista, a agência já esta funcionando em horário normal, as suas portas para os clientes, que a partir de então, passará a contar com uma equipe qualificada para atendimento à população. A nova agência está alinhada ao desafio estratégico da CAIXA: ser referência em atendimento, valorizando a satisfação e comodidade dos usuários.
 
Além disso, possui padrão visual e funcional da CAIXA, que facilita o direcionamento e a movimentação dos clientes.
 

A rede da CAIXA é composta, hoje, por 3.191 agências (479 com Penhor), sendo 623 postos de atendimento bancário e 16 unidades móveis; 11.848 casas lotéricas; 25.069 correspondentes CAIXA AQUI e 5.422 pontos de autoatendimento, totalizando 45.530 pontos de atendimento no país.

Agências bancárias de Apodi abrem e fecham mais cedo devido horário de verão


A partir desta segunda-feira(22) as agências bancárias de Apodi abrem e fecham mais cedo seguindo o regime do horário de verão.
Durante o período de três meses as agências abrirão em Apodi das 9:00 às 14:00, já que no horário vigente é adiantado uma hora em todos os relógios.
 
Já com relação aos caixas eletrônicos, o apodiense também deverá ficar atento às mudanças de horário no momento de realizar algum serviço, já que eles encerram o funcionamento às 22h e o cliente terá que antecipar seus negócios até as 21h.
 
Com relação as casas lotéricas, que também trabalham com movimentação bancária, o horário de verão também será seguido à risca, ficando aberta depois do horário bancário apenas para a realização de apostas nos jogos lotéricos e pagamento de faturas, boletos e outros serviços.
O horário de verão encerrará no próximo dia 17 de fevereiro de 2013.

Produtores de mel se únem para abrir mercado


apicultores
Os apicultores do Rio Grande do Norte apostam na união para vencer os reflexos da estiagem, que afeta diretamente a produção de mel.
A partir de dezembro, a produção de cerca de 6 mil apicultores potiguares e entidades ligadas ao setor, atendidos pelo projeto de Apicultura do Sebrae, serão comercializados com a marca "Potimel".
Inicialmente, a marca será vendida na Grande Natal. A medida foi adotada para divulgar, baratear custos e agregar valor ao mel produzido no Estado.
A decisão foi anunciada na sexta-feira (19), durante a reunião do Comitê Gestor do Projeto de Melhoramento Apícola, realizada no Espaço Empreendedor do Sebrae na 50ª Festa do Boi. O evento aconteceu no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Para o gestor do Projeto de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha, a medida vem para auxiliar na profissionalização dos apicultores.
"Apesar de ser o terceiro maior produtor de mel do Nordeste, o Rio Grande do Norte tem poucas casas de mel certificadas, dentro das normas sanitárias. Estamos trabalhando nesse sentido e atualmente já temos oito unidades de beneficiamento certificadas", conta. O gestor estima que esse número suba para 80 unidades até 2014.
 
Federação apícola destaca importância da iniciativa



O presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Norte(Farn), Giomar Lopes, acredita que a medida irá beneficiar a apicultura potiguar e deve fazer com que o Rio Grande do Norte suba no ranking de produção de mel.
"Boa parte da nossa produção, devido à falta de unidades de beneficiamento certificadas, é processada no Ceará, principalmente o mel da região Oeste, pela proximidade". Giomar Lopes ratifica que o produto que sai do RN ajuda a engordar as estatísticas de produção do Ceará, segundo maior produtor nordestino de mel. Em primeiro lugar, vem o Piauí.
Além dos prejuízos causados pela seca, que este ano deve comprometer até 90% da produção de mel do Estado, os apicultores potiguares também têm prejuízos na hora de processar o mel. Devido à falta de certificação, os produtores buscam unidades de beneficiamento de outros municípios para que o mel seja fracionado e envasado.

Secretaria de Saúde divulga novos números da dengue

A secretaria de Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou um novo boletim com os números atualizados da doença. As informações são referentes à Semana Epidemiológica 40, que representa os dados notificados desde o início do ano até o dia 06 de outubro.
 
Neste período foram registrados 31.548 casos suspeitos de dengue, sendo 11.210 casos confirmados até o momento. Em todo o Rio Grande do Norte, 107 municípios apresentam incidência alta da doença.
 
Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (12.206 casos suspeitos), Mossoró (2.195), Parnamirim (2.051), João Câmara (818) e Currais Novos (816).

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Defesa Civil Estadual convida municípios para assinarem o protocolo da Operação Carro Pipa

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o segundo convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com Sejuc, a partir desta terça-feira (23), até o dia 1º de novembro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa estadual.
 
A Operação Carro Pipa irá atender 52 municípios potiguares em situação de emergência ou Estado de Calamidade Pública, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem/seca, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.
 
O prefeito deve procurar o Setor de Convênio da Sejuc, no Centro Administrativo, do dia 23 de outubro a 1º de novembro, das 8 às 17h. Para a assinatura do Termo é necessário trazer o documento original e a cópia da carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Horário de verão começou neste domingo em 11 estados

A partir da 0h deste domingo, boa parte dos brasileiros precisou adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão começou na virada do sábado para o domingo, e vale para todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que quis aderir à medida. O novo horário permanecerá até 17 de fevereiro de 2013.

sábado, 20 de outubro de 2012

Prefeito eleito de Apodi quer rediscutir distrito irrigado da chapada




O professor Flaviano Monteiro, primeiro prefeito eleito do PC do B no Rio Grande do Norte, contou ao De Fato.com como se elegeu e como vai administrar a cidade de Apodi, que tem 34 mil habitantes, a partir do dia 1º de janeiro de 2013.

Flaviano disse que sua vitória nasceu ao longo dos anos, com o desgaste do atual sistema de governo e os próprios gestores e com a população do município amadurecendo a ideia de uma nova proposta de gestão. Ele disse que a sociedade do município é muito bem organizada.

Destacou  os principais problemas enfrentados pelo município e que vai sentar com cada setor para buscar soluções. “Vamos primeiro botar os programas para funcionar. Vamos botar para andar, como deve ser. Vamos cuidar dos problemas crônicos do município”, diz.

Quanto aos problemas crônicos, o prefeito eleito citou o “deslocamento dos estudantes do município, a existência de casas de taipas, açougue público, feira livre, problemas de deslocamento e principalmente de geração de emprego e renda”, informa.

O prefeito eleito quer sentar com o seguimento dos trabalhadores e também dos gestores do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), para tratar sobre o Distrito Irrigado da Chapada e que informou que existe outros projetos na região da várzea que alcança uma área de 3 mil hectares para também aproveitar a água da Barragem de Santa Cruz.

Unidade do IFRN de Apodi será representada em congresso nacional

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) Campus de Apodi teve 26 trabalhos selecionados e será representado por 31 pessoas, entre alunos e servidores, no VII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (VII Connepi), que será realizado em Palmas (TO) entre os dias 19 e 21 deste mês.
O evento almeja a troca de experiências e resultados de projetos entre professores, pesquisadores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão, empresas e indústrias, além de profissionais autônomos.

Ao todo, são estimados 2.500 participantes no evento, que conta com a promoção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Nudes/Pesquisa) e apoio dos IFs, Cefets e ETFs das regiões Norte e Nordeste.
Neste ano o evento tem como tema "Ciência, tecnologia e inovação: ações sustentáveis para o desenvolvimento regional" e será composto de sessões técnicas orais, apresentação de pôsteres, palestras e minicursos.

As equipes que compõem a comissão organizadora montaram a estrutura para a realização do evento que está na sétima edição e acontecerá no Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Estandes, palco para atrações culturais, expositores para as apresentações com pôster e outras estruturas necessárias para a realização do evento ganharam os espaços do campus, que também fornecerá salas de aula e auditórios para a realização de apresentações orais, minicursos e palestras.

 

Uern convoca candidatos aprovados em concurso público


Uern_vista_do_alto
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou nesta sexta-feira, 19, o edital de convocação para nomeação e posse dos candidatos aprovados no concurso público de provas e títulos para provimento de vagas em cargos de nível médio e de nível superior.
De acordo com o edital, o prazo para nomeação, apresentação de documentos e posse será até o dia 19 de novembro. Os convocados deverão se apresentar na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (Prorhae), situada no Edifício Epílogo de Campos, praça Miguel Faustino, s/n, Centro.


No ato de apresentações os selecionados devem apresentar uma fotografia 3x4 recente, além dos originais e fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: identidade; CPF; Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral; Carteira de Reservista (masculino); Pis/Pasep; Registro de Nascimento ou Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos (se for o caso).

Também é necessário apresentar a declaração de que não acumula cargo, função ou emprego público; declaração de bens, conforme Lei Complementar n° 122/94 (com firma reconhecida em cartório); Diploma de Graduação e/ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, cópia do cartão da conta bancária do Banco do Brasil (não precisa autenticar); cópia dos contratos de trabalho registrados na Carteira Profissional; e cópia do Cartão de Vacina. Além dos exames médicos previstos no edital
.

Relação dos candidatos aprovados

CAMPUS CENTRAL - MOSSORÓ
TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
Galther Guedes de Lira
Jeovar Franquer Cezário de Lima
Cláutia Sheila Nunes de Carvalho Lopes
Luciana Lobão Campos
Kaliane Roberta dos Santos Narcizo
Maria Nilza Batista Luz

AGENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Vilsemácia Alves Costa
Edilza Moreira Formiga
José Maria da Silva
Nestor Gomes Duarte Júnior

CAMPUS DE PAU DOS FERROS
TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
Flauber Soares de Souza

AGENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Luciano Dias Delfino

CAMPUS DE NATAL
AGENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Luciano Berto da Silva
Helenilce Araújo Grilo

CAMPUS AVANÇADO PREFEITO
WALTER DE SÁ LEITÃO - ASSÚ
AGENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego
Fernanda Kelly de Oliveira Soares

CAMPUS DE PATU
AGENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Edicarlos Dias Ferreira

Banco do Brasil abre concurso em 15 Estados

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta sexta-feira um concurso público para a formação de cadastro de reserva no cargo de escrituário em 15 Estados, segundo o Diário Oficial da União. Não há número de vagas estabelecido, os aprovados serão chamados conforme a necessidade da instituição nas regiões específicas.
 
De acordo com o edital, o banco vai selecionar candidatos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do Estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do Estado) e Sergipe. O salário base é de R$ 1.892.
 
Para concorrer, é necessário ter concluído pelo menos o Ensino Médio e idade mínima de 18 anos até a data da contratação. Entre as tarefas do escrituário estão atendimento ao público, atuação no caixa e prestação de informações aos clientes. A carga horária é de 30 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até as 14h do próximo dia 5 de novembro, por meio do site da Fundação Carlos Chagas. O candidato deverá informar qual a região que prefere concorrer na hora do preenchimento. A taxa de inscrição é de R$ 40 e as provas estão previstas para 13 de janeiro de 2013.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Idiarn inicia estudo para reconhecimento do RN como área livre da aftosa

O Idiarn iniciou na última segunda-feira (15) o estudo soroepidemiológico que visa o reconhecimento do Rio Grande do Norte como área livre de febre aftosa com vacinação. Na primeira fase do processo, acontecem as visitas prévias das propriedades que foram selecionadas pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, e que vão participar do inquérito soroepidemiológico.
 
A seleção foi feita de forma aleatória e com base na movimentação de trânsito, analisando o banco de dados do Idiarn. O processo de sorologia termina em 15 de março de 2013. Até lá, as propriedades passarão pelas seguintes etapas do processo: visitas prévias (que estão acontecendo e seguem até 31 de outubro de 2012); colheita de amostras; colheita de amostras pareadas; colheita de LEF (Líquido Esofágico Faríngeo); e monitoramento das propriedades com inspeção clínica dos animais.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Agência da Caixa Econômica será inaugurada dia 22 em Apodi

A superintendencia da caixa econômica federal esta convidando a população de Apodi e região para a solenidade de inauguração de mais uma agência da instituição financeira no interior do estado.
 
A agência da caixa econômica em Apodi será inaugurada nesta segunda-feira, 22 de outubro,ás 17:30hrs,com a presença de várias autoridades da região.
 
Com a chegada de mais uma instituição bancária na cidade,o desenvolvimento econômico em Apodi e região ganha mais  um forte aliado,tendo em vista que a caixa disponibiliza várias linhas de crédito,principalmente na área da habitação entre outras.



Governo anuncia ações de Segurança Pública e entrega viaturas, armas e coletes



A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada da cúpula da Segurança Pública, anunciou à imprensa na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Governadoria, as ações e medidas de Segurança Pública que estão em andamento no Estado. O evento contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, dos Comandantes dos órgãos de Segurança Pública, bem como os prefeitos das respectivas cidades beneficiadas.
 
“Hoje estamos divulgando breves relatos a respeito do que vem sendo feito na área da Segurança Pública. Essa é uma prioridade e preocupação do nosso governo em solucionar o problema da violência, pois sabemos que essa é uma área vital para a nossa sociedade”, disse Rosalba Ciarlini.
 
Na ocasião, a Governadora também fez a entrega de 37 novos veículos à Polícia Militar destinados à atividade de policiamento ostensivo no interior do Estado, além de 1.200 novos coletes balísticos e 2.500 pistolas modelo PT 100 calibre ponto 40. Com essa entrega, a Governo do Estado do RN completa a distribuição das pistolas a todos os policiais militares que trabalham na atividade operacional, fazendo com que cada policial militar tenha sua arma de porte individual. Os coletes, somados aos que a PM já possui, completarão todo o efetivo operacional de serviço.

RN tem mais de 265 mil habitantes nascidos em outros estados, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (17), os resultados do Censo realizado em 2010 sobre a migração dos brasileiros dentro do país. Segundo os dados da pesquisa, o número de potiguares que deixou o Rio Grande do Norte para morar em outras unidades federativas foi maior que a quantidade de pessoas que vieram morar no Estado. No ano de 2010, segundo a pesquisa, 265.628 pessoas que residiam no RN não eram nascidas em território potiguar.
 
Já o número de norte-rio-grandenses que, naquele ano, moravam em outros estados do país, chegou a 445.172. A diferença entre pessoas que vieram residir e as que migraram para outros lugares do país chegou a 179.544, o que representa um saldo negativo na quantidade de moradores do Estado.

Estudo aponta:Bíblia no ranking de livros mais lidos no país em 2011

A Bíblia encabeça a lista de livros que as pessoas leram recentemente ou liam quando foi feita a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, no ano passado. A informação consta de artigo da pesquisadora Marisa Lajolo no livro “Retratos da Leitura no Brasil 3″ (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), lançado este ano na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A Bíblia continua liderando a lista quando a pergunta foi “o livro mais marcante”. As informações foram dadas por 49% dos entrevistados.

Os dez primeiros títulos de livros que as pessoas disseram ter lido recentemente ou estar lendo durante a realização da pesquisa são:

1 – Bíblia
2- Ágape
3 – A cabana
4- Crepúsculo
5 – Violetas na janela
6 – O caçador de pipas
7 – O pequeno príncipe
8 – Amanhecer
9 – Dom Casmurro
10- Harry Potter

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Horário de verão começa à meia-noite de sábado 20 de Outubro

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que atrasar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.
 
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.
 
A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

ENEM 2012: Provas marcadas para 3 e 4 de Novembro,Locais de prova já podem ser consultados pela internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano, cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro.

Na última quarta-feira (10), os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público.
 
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Policiais federais do RN encerram greve após 69 dias

Os agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal do Rio Grande do Norte encerram a greve que durava 69 dias na tarde desta segunda-feira (15). A decisão pelo fim do movimento foi tomada em assembleia dos policiais realizada à tarde. A confirmação do fim da greve foi dada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no RN (Sinpef-RN).
Segundo a secretária geral do sindicato, Katrin Paiva, nenhuma reivindicação da categoria foi atendida até o momento. “Nós entregamos um protocolo ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, no qual ratificamos a nossa pauta de reivindicações. Caso ele não nos atenda, iremos retomar a paralisação por tempo indeterminado”, disse.

Os policiais federais do RN atenderam orientação da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). Segundo a entidade, o movimento teve adesão de cerca de 9 mil policiais nas 27 unidades da federação. A Fenapef havia orientado os sindicatos locais na semana passada a terminarem a greve. Nesta segunda, a federação recebeu respostas da maioria das assembleias locais decidindo pelo fim da greve.

A Fenapef informou também que orientou os sindicatos estaduais pelo fim da greve por entender que devia mudar a estratégia de negociação com o governo.
Nenhuma das reivindicações do movimento foi atendida pelo governo.Os grevistas da Polícia Federal pedem um plano de reestruturação da carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas. O salário inicial dos três cargos é R$ 7,5 mil, o equivalente a 56,2% da remuneração dos delegados, cujo vencimento inicial é de R$ 13,4 mil. Além disso, querem também melhoria nas condições de trabalho.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Doença de Chagas:Pesquisa revela que, em cada 100 pessoas 8,5 estão contaminadas na região Oeste

 
As pesquisadoras Lúcia Galvão e Antônia Claudia Jácome, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficaram assustadas com os resultados que obtiveram no trabalho de pesquisa de campo que realizaram em 15 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte sobre a doença de Chagas.
Para cada 100 pessoas que se submeteram aos exames de sangue coletados pelos auxiliares das pesquisadoras, 8,5 estavam contaminadas com a doença de Chagas, que não tem cura e que, se não for tratada corretamente, o cidadão morre do coração com infecção intestinal.

O trabalho começou pelo município de Caraúbas, onde a secretária de Saúde, Juliana Carlos, e a auxiliar Ellane Gurgel perceberam casos de morte súbita de pessoas que aparentemente estavam bem de saúde, sem problemas coronários. No primeiro levantamento, já foram encontradas 70 pessoas.
Para a segunda rodada de exames, Lúcia Galvão e Claudia Jácome se aliaram ao médico Kléber Mesquita, da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, para imediatamente iniciar o tratamento nas pessoas com diagnóstico positivo.

Kléber disse que atualmente já acompanha 185 pessoas com doença de Chagas, sendo que cerca de 60 somente do município de Caraúbas, cujo prefeito Ademar Ferreira da Silva se antecipou e buscou solução, a mais adequada, antes que fosse tarde para salvar a vida dos pacientes.
Das 700 coletas de sangue feitas nos 15 municípios da região Oeste, incluindo cidades localizadas em regiões de chapada e margens dos rios, assim regiões serranas, as pesquisadoras diagnosticaram 33 pessoas contaminadas com o protozoário transmitido pelo barbeiro.

Os municípios com maior índice de pessoas com doença de Chagas são Severiano Melo, Felipe Guerra e Apodi, onde a média é de 10,9 pacientes doentes para um universo de 100 pessoas analisadas. Em Caraúbas, a constatação foi de 8,5 para cada 100 pessoas examinadas.


Cidades serranas registram menor incidência da doença

As cidades com a menor incidência de pessoas doentes com doença de Chagas são Martins e Serrinha dos Pintos, na região serrana. Segundo Kléber Mesquita, essa região não tem clima adequado de multiplicação do barbeiro e existem muitas matas virgens, onde eles podem viver.

Já na região da chapada do Apodi e cidades próximas, o desmatamento teria feito os barbeiros se aproximarem das residências, especialmente moradias construídas de varas e barro (casa de taipa). Também tem registros de pessoas contaminadas que moram em residências de alvenaria.
Colocando os dados na mesa e analisando uma cidade pela outra, o índice de pessoas doentes na região Oeste do Rio Grande do Norte por 100 habitantes é 5,5, mais do que o dobro do que era esperado (2,5, no máximo) pelas pesquisadoras Lúcia Galvão e Claudia Jácome, da UFRN.

O infectologista Kléber Mesquita, no entanto, destaca que não precisa haver pânico do cidadão com medo de contrair doença de Chagas. Quem mora nas regiões de risco e já apresenta algum sintoma deve procurar o posto de saúde mais próximo, para que o médico solicite o exame.
 
Fonte:Defato.

Faleceu Dona Odete Rosado,mãe da prefeita Fafá Rosado

Faleceu no final da manhã deste domingo (14), no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, a senhora Odete Rosado, mãe da prefeita de Mossoró Fafá Rosado.
 
Viúva de Dix-Neuf Rosado, irmão do ex-governador Dix-Sept Rosado, dona Odete completou 95 anos no último dia 23 de setembro.
 
Na sexta-feira (12), a mãe da prefeita sofreu uma parada cardíaca, que provocou edema pulmonar e, consequentemente, uma falência múltipla de órgãos. Dona Odete deixa os filhos: Fafá, Gustavo, Ceiça, Graça, Alex, Eliane Tasso, Edmur, Noguchi e Jussara.

domingo, 14 de outubro de 2012

Pescadores escolheram novo presidente da colonia z-48 em Apodi

 Pescadores Aquicultores e afins da colonia  z-48 da cidade de Apodi, em eleição realizada durante todo o sábado (13),escolheram o filho de pescador e estudante de Engenharia de Pesca, Geraldo Vicente da Costa Neto que representava a chapa 01.Na disputa ganhou por 11 votos de diferença para a chapa 02 representada pelo pescador João Fernandes Sobrinho e será o representante maior dos pescadores no município de Apodi.


Números da Eleição:

Foram 270 votantes durante todo o periodo de votação,onde a chapa 01 que tinha como candidato o jovem Geraldo Vicente da Costa Neto obteve 138 votos contra 127 da chapa 02 representada pelo senhor João Fernandes Sobrinho, brancos totalizaram 05 cinco votos sendo que 02 brancos e 03 nulos.A maioria da chapa 01 em relação à chapa 02 foram de apenas  11 votos.

Eleitor que não votou tem prazo de 60 dias para apresentar justificativa

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou no dia da eleição poderá apresentar a justificativa até o dia 6 de dezembro. No Brasil, o voto é obrigatório entre 18 e 70 anos.
A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.

O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
 
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.

RN recebe premiação nacional como “Melhor Destino”

 
Pela quarta vez, o Rio Grande do Norte recebeu o prêmio “melhor destino Estado” no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).
A escolha ficou a cargo dos 1.490 agentes de viagens de todo o país que participaram da 35ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo (Aviestur), realizada em abril, em Campos do Jordão (SP).
A premiação será entregue em uma solenidade no dia 11 de novembro, em São Paulo, com a presença de toda mídia especializada de turismo nacional e de representantes da Secretaria Estadual de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística.

sábado, 13 de outubro de 2012

Justiça decreta prisão de prefeito de Serra do Mel



Josivan Bibiano de Azevedo é considerado foragido.

Delegado confirma que a Polícia Civil tenta cumprir mandado desde quinta.

Do G1 RN

O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo, é considerado foragido de Justiça desde esta quinta-feira (11), quando foi expedido um mandado de prisão contra ele. A informação foi confirmada pelo delegado responsável por cumprir o mandado, Odilon Teodósio dos Santos Filho, da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe). Serra do Mel fica a 320 quilômetros de Natal, na região Oeste potiguar.

Bibiano já havia sido preso preventivamente em dezembro do ano passado em uma ação conjunta das Polícias Federal e Civil, e do Ministério Público do Rio Grande do Norte. A prisão fez parte da operação "Matadores de Aluguel", que investigou o assassinato do jornalista e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Serra do Mel, Ednaldo Figueira.


Ednaldo foi morto a tiros em 15 de julho de 2011. Ele foi foi executado por volta das 22h, quando saía do trabalho. O crime, segundo a polícia, teve motivação política, uma vez que a vítima também mantinha um blog na internet e fazia críticas à classe política do município e da região.

Bibiano foi solto pela Justiça dias após essa prisão porque se comprometeu a cumprir uma série de determinações. "Como algumas dessas determinações foram descumpridas, como não se ausentar do estado sem comunicar à Justiça, pedi que o prefeito fosse preso novamente", explicou Odilon Teodósio.

Como é prefeito, Bibiano tem foro privilegiado. Por esse motivo, o mando de prisão foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Se for localizado e preso, o prefeito ficará detido no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do RN, em Natal.

"O mandado foi expedido ontem [quinta-feira] e assim que chegou às minhas mãos montei uma operação para localizar e prender o prefeito. Estamos com oito equipes nas ruas para cumprir o mandado", falou o dleegado Odilon Teodósio.

Para o delegado, há fortes indícios de que Bibiano tenha envolvimento - "na condição de mandante" - na morte de Ednaldo.

Uern testará novo sistema de matrículas on-line este semestre

Alunos da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faef/Uern) e do Campus Avançado de Assu irão inaugurar o sistema on-line de matrículas da Universidade. O sistema estará disponível para as matrículas do semestre 2012.2 da instituição que serão realizadas entre os dias 19 e 23 de novembro.
Os cursos que irão participar do teste-piloto foram escolhidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Já o sistema foi desenvolvido pela Unidade de Processamento de Dados da Uern (UPD). Segundo o diretor da unidade, Carlos Moisés, o sistema está totalmente pronto para todos os estudantes da Uern, mas a Proeg decidiu fazer um teste de avaliação.

"Como os cursos de graduação contam com um orientador acadêmico que norteia os estudantes durante as matrículas presenciais, a Proeg decidiu avaliar como será o comportamento dos alunos sem esses professores que os auxiliam nesse processo. Dessa forma, esperamos que nas matrículas 2013.1 o sistema esteja disponível para todos os cursos e unidades", afirma o diretor da UPD.
Com o sistema on-line, os alunos da Faef e de Assu poderão realizar suas matrículas curriculares de qualquer lugar, através da internet. Os estudantes devem usar um dispositivo compatível com os navegadores atuais, podendo ser o computador de mesa (PC), notebook, tablet ou smartphone, usando qualquer uma das plataformas disponíveis: Windows, iOS e Android.

Os demais estudantes ainda irão realizar as matrículas presenciais nas Unidades Universitárias/Departamentos Acadêmicos em que estão vinculados, também entre os dias 19 e 23 de novembro. Já os alunos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2012, com ingresso no semestre letivo 2012.2, devem realizar suas matrículas nos dias 23 e 24 de outubro